domingo, 7 de julho de 2013

BRASIL: Comissão sobre plebiscito será instalada na terça, anuncia Fontana

BLOG PANORAMA POLÍTICO

O relator da reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), informou que a comissão destinada a analisar o plebiscito proposto pela presidente Dilma será instalada na próxima terça-feira, e deverá apresentar seus resultados em até 90 dias. A comissão será formada por oito deputados: cinco indicados pelos cinco maiores partidos da Casa, e outros três indicados por partidos menores. Fontana será o representante do PT.

Além de sugerir perguntas para o plebiscito, a comissão também deverá listar os projetos relativos à reforma política que poderiam ser votados com rapidez.

“Não há a exclusão de um cenário sobre o outro, pois existem correntes no Parlamento a favor de um plebiscito e a favor de um referendo do que for votado”, explicou.

Fonte: Tribuna do Norte

MOSSORÓ: Usuários aguardam dois meses para receber 2ª via do RG

Os usuários que precisam dos serviços do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) na Central do Cidadão de Mossoró, setor responsável pela emissão de Carteira de Identidade, reclamam da demora em receber a 2ª via do documento. O interessado precisa procurar a Central do Cidadão com até dois meses de antecedência. Caso procure hoje, ele só vai ter o documento em mãos no início do mês de setembro. Ou seja, uma demora de dois meses.

Funcionários do local, que preferiram não se identificar, disseram que o atraso na emissão do documento se dá pelo reduzido número de funcionários no local, insuficientes para atender a demanda. Cerca de 200 pessoas procuram a unidade por dia. Um outro problema é que o sistema sai do ar constantemente, e os usuários precisam ficar esperando o retorno, que pode durar horas ou até mesmo o dia inteiro.

O Itep costuma emitir cerca de 150 Carteiras de Identidade por dia. Além do atraso na entrega do documento, os usuários ainda reclamam das longas filas que precisam enfrentar, principalmente no horário da manhã.

“Preciso do documento com urgência para apresentar no trabalho, mas, quando chego aqui, recebo a informação que só vou ter o RG em setembro. É um absurdo!”, declara o usuário Mikael de Souza, de 25 anos.

Ainda no local, os usuários reclamam da falta de cadeiras e segurança para aguardar o atendimento. “No local não tem um policial sequer para nos deixar com a sensação de mais segurança. Além disso, faltam até mesmo cadeiras para sentar”, completa Mikael.

Os usuários ainda se queixam dos poucos funcionários para atender na agência do Banco do Brasil, que está localizada na Central do Cidadão. “Temos que enfrentar longas filas. Às vezes, mais de três horas aguardando para poder pagar uma fatura”, disse Francisco Menezes, que estava na fila para pagar a taxa de segunda via da Identidade.

Falta segurança no local - Usuários e funcionários ainda têm que lidar com a falta de segurança na unidade. A Central do Cidadão não dispõe de nenhum policial para garantir a proteção dos que precisam do serviço. “Antes víamos alguns policiais no local. Há meses que não há presença das polícias. Como venho aqui quase que diariamente, para pagar as minhas faturas no banco, já vi até usuários agredirem funcionários”, declara o usuário Francisco Menezes.

Carteira de Trabalho demora 30 dias - Uma outra queixa dos usuários é a demora em receber a Carteira de Trabalho. A dona de casa Suely Almeida procurou a reportagem da GAZETA DO OESTE para reclamar do serviço. “Preciso fazer o cadastro no Pequeno Aprendiz [Programa do governo de qualificação profissional], mas recebo a notícia que só vou estar com o documento em mãos daqui a 30 dias”, declarou. Segundo ela, o documento precisa ser apresentado à empresa em 15 dias. A funcionária Antônia Ezione justificou a demora na emissão do documento. “É uma orientação do Ministério do Trabalho. Não é só aqui que é assim. Nós nos esforçamos para atender os usuários da melhor forma possível, mas temos que cumprir as normas”, declarou.

A reportagem da GAZETA DO OESTE tentou falar com o gerente da Central do Cidadão do período da tarde, Irineu Germano, mas a secretária falou que ele não estava no local.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

UPANEMA: BR110


Aproximadamente 6 km de barro separam Upanema de Mossoró.

MENSAGEM DO DIA

“Nunca é alto o preço a pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo.”

Friedrich Nietzche.