Os usuários que precisam dos serviços do Instituto Técnico-científico
de Polícia (ITEP) na Central do Cidadão de Mossoró, setor responsável
pela emissão de Carteira de Identidade, reclamam da demora em receber a
2ª via do documento. O interessado precisa procurar a Central do Cidadão
com até dois meses de antecedência. Caso procure hoje, ele só vai ter o
documento em mãos no início do mês de setembro. Ou seja, uma demora de
dois meses.
Funcionários do local, que preferiram não se identificar, disseram
que o atraso na emissão do documento se dá pelo reduzido número de
funcionários no local, insuficientes para atender a demanda. Cerca de
200 pessoas procuram a unidade por dia. Um outro problema é que o
sistema sai do ar constantemente, e os usuários precisam ficar esperando
o retorno, que pode durar horas ou até mesmo o dia inteiro.
O Itep costuma emitir cerca de 150 Carteiras de Identidade por dia.
Além do atraso na entrega do documento, os usuários ainda reclamam das
longas filas que precisam enfrentar, principalmente no horário da manhã.
“Preciso do documento com urgência para apresentar no trabalho, mas,
quando chego aqui, recebo a informação que só vou ter o RG em setembro. É
um absurdo!”, declara o usuário Mikael de Souza, de 25 anos.
Ainda no local, os usuários reclamam da falta de cadeiras e segurança
para aguardar o atendimento. “No local não tem um policial sequer para
nos deixar com a sensação de mais segurança. Além disso, faltam até
mesmo cadeiras para sentar”, completa Mikael.
Os usuários ainda se queixam dos poucos funcionários para atender na
agência do Banco do Brasil, que está localizada na Central do Cidadão.
“Temos que enfrentar longas filas. Às vezes, mais de três horas
aguardando para poder pagar uma fatura”, disse Francisco Menezes, que
estava na fila para pagar a taxa de segunda via da Identidade.
Falta segurança no local - Usuários e funcionários
ainda têm que lidar com a falta de segurança na unidade. A Central do
Cidadão não dispõe de nenhum policial para garantir a proteção dos que
precisam do serviço. “Antes víamos alguns policiais no local. Há meses
que não há presença das polícias. Como venho aqui quase que diariamente,
para pagar as minhas faturas no banco, já vi até usuários agredirem
funcionários”, declara o usuário Francisco Menezes.
Carteira de Trabalho demora 30 dias - Uma outra
queixa dos usuários é a demora em receber a Carteira de Trabalho. A dona
de casa Suely Almeida procurou a reportagem da GAZETA DO OESTE para
reclamar do serviço. “Preciso fazer o cadastro no Pequeno Aprendiz
[Programa do governo de qualificação profissional], mas recebo a notícia
que só vou estar com o documento em mãos daqui a 30 dias”, declarou.
Segundo ela, o documento precisa ser apresentado à empresa em 15 dias. A
funcionária Antônia Ezione justificou a demora na emissão do documento.
“É uma orientação do Ministério do Trabalho. Não é só aqui que é assim.
Nós nos esforçamos para atender os usuários da melhor forma possível,
mas temos que cumprir as normas”, declarou.
A reportagem da GAZETA DO OESTE tentou falar com o gerente da Central
do Cidadão do período da tarde, Irineu Germano, mas a secretária falou
que ele não estava no local.
Fonte: Jornal Gazeta do Oeste