segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MOSSORÓ: Mais de 5 mil já se inscreveram no PSV 2014

Mais de 5.300 candidatos se inscreveram no Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2014 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) até a manhã de ontem, 22. A parcial foi divulgada pela Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), que avalia o processo, iniciado no último dia 18, como tranquilo e dentro do esperado.

O presidente da comissão, Egberto Mesquita, disse que no geral as inscrições que só são realizadas pela internet estão fluindo normalmente. "Apenas tivemos um pequeno problema na manhã de ontem [quinta-feira, 21], mas logo foi resolvido e no período da tarde já estava normal", explicou.

Alguns estudantes tem se queixado nas redes sociais que estão tendo dificuldades de realizar o procedimento.

Egberto Mesquita orienta que os candidatos utilizem o navegador Internet Explorer por ser mais seguro e ter melhor compatibilidade com a plataforma utilizada pela universidade. O Mozilla Firefox não pode ser usado por se tratar de um programa de sistema aberto em que qualquer pessoa pode ter acesso ao seu código-fonte.

Além disso, o estudante deve desativar a opção que bloqueia a exibição das janelas "pop-up" em sua tela. No site há uma explicação de como fazer isso. O bloqueio dessa ferramenta pode travar o sistema e comprometer o prosseguimento normal da inscrição. O navegador Google Chrome também pode ser utilizado.

Os estudantes devem ler com atenção o edital e as orientações iniciais antes de efetuar as inscrições. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através dos telefones (84) 3315-2153 e 3315-2172 e pelo e-mail comperve@uern.br.

O procedimento deve ser feito pelos sites www.uern.br ou www.uern.br/comperve. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00.

A Comperve está esperando aproximadamente 22 mil inscrições até o dia 6 de dezembro, que é quando encerra o prazo. A estimativa é de que cerca de 17 mil candidatos confirmem a inscrição. No último vestibular foram quase 24.800 inscritos, mas só 18 mil pagaram a taxa.

O número estimado pela Comperve é menor que o ano passado devido ao não oferecimento de vagas nos núcleos avançados. Serão 422 vagas a menos no processo seletivo de 2014.

As provas do vestibular serão aplicadas, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó nos dias 2 e 3 de fevereiro, no horário matutino.

São ofertadas 2.180 vagas nos diversos cursos de graduação da instituição. 5% delas (131 no total) serão destinadas às pessoas com deficiência. O número de vagas no curso de Medicina foi ampliado de 26 para 60 (com entrada no 1º e 2º semestre).

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

MENSAGEM DO DIA

“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.”
Millôr Fernandes

ELEIÇÕES: Especialista alerta para bom uso de redes sociais em 2014

Do Blog Panorama Político
As redes sociais serão o diferencial da campanha eleitoral de 2014. E a presidente Dilma Rousseff está atenta. Nesta semana, a presidente lançou a página do Palácio do Planalto no Facebook. Outro exemplo é que, em setembro, Dilma retomou a utilização do seu microblog – esquecido desde dezembro de 2010. “A presidente está usando a principal vantagem de quem está no poder – comunicar seus feitos para a população”, avalia o especialista em marketing, Gabriel Rossi.
O especialista avalia que o Facebook é uma ferramenta chave neste processo por dois motivos.
“Primeiro: cada vez mais internautas estão utilizando esta rede social como uma internet dentro da internet, ou seja, realizam boa parte das atividades virtuais lá dentro. E, em segundo lugar, diferente do Twitter, o Facebook permite uma interação mais aprofundada, de estreitamento de laços e discussão de ideias.”
No entanto, Rossi alerta que há riscos que devem ser considerados. O maior legado das manifestações do meio do ano foi deixar o eleitor ainda mais inquisitivo, cínico e cético em relação à classe política.
“Este perfil demonstra que não basta estar no Facebook. É necessário entender o comportamento do eleitor, manter o diálogo com ele e humanizar esta relação. A grande verdade é que as equipes de marketing dos políticos brasileiros ainda menosprezam as redes sociais e não atuam com profissionalismo.”
Nota do Blog Carlos Santos – Mossoró é um exemplo patente de “como não usar a Web e as redes sociais numa campanha política” e pós-eleição.
Não basta ter uma Ferrari, é preciso saber pilotá-la.
Boa parte de material usado em processos eleitorais, de cassação, foi produzido  por colaboradores, ativistas digitais e cabos eleitorais cibernéticos (pagos ou não).
Na ânsia de mostrarem serviço, de avisarem aos seus “líderes” que estavam trabalhando e que seriam importantes, produziram farto conteúdo de provas para que Ministério Público e adversários agissem, sem necessidade de maior pesquisa ou investigação. Ou seja, o efeito foi contrário.
O sujeito acabava de participar de uma suposta irregularidade e, de imediato, botava na “rede”, documentando o desatino.
Após a campanha, o mau uso continua.
Ocupa-se rede social principalmente para troca de insultos, agressões, achincalhes, leviandades e “twittaços” etc., que não possuem efeito positivo algum.
Quanto desperdício de tempo, neurônios e bits.
Pense nisso.
Fonte: Blog do Carlos Santos