sábado, 8 de junho de 2013

MOSSORÓ: Tem algo de errado no pindorama brasileiro

Tem algo errado na cabeça de nossos gestores e parece não mudar, em mais de 120 anos de república e mais de 512 anos de descobrimento oficial desse pindorama.

Infelizmente, o festim é mais importante do que a Saúde, Educação e Segurança.

A vitoriosa festa “Mossoró Cidade Junina” começa oficialmente hoje em Mossoró, com investimentos de mais de R$ 5 milhões.

Nessa mesma hora, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte continua fechada desde sua inauguração no dia 28 de dezembro de 2012.

A prefeitura alega não ter recursos para terminar sua instalação físico-material e à sua manutenção.

Tem algo de errado.                      

Todos nós precisamos refletir sobre isso, independentemente de paixões e interesses político-partidários-pecuniários etc.

Tem algo de errado.

Fonte: Blog Carlos Santos

O Rio Grande do Norte está apavorado. A violência, a criminalidade, a marginalidade tomaram de assalto o Estado potiguar. Agora, você ouvindo o discurso da governadora Rosalba Ciarline Rosado (DEM-RN), sobre a segurança pública norte-rio-grandense, dá até vontade de dormir no meio da rua sem proteção. Tudo que a governante fala, é puro teatro.


Rio Grande do Norte, está refém da marginalidade, da criminalidade e da violência. A bandidagem tomou de assalto o Estado potiguar. O mais incrível é o silêncio do Governo acerca da violência. Ouvindo o discurso da governadora Rosalba Ciarline Rosado (DEM-RN), sobre a segurança pública, dá até vontade de dormir no meio da rua de qualquer cidade norte-rio-grandense. Tudo o que a governante fala, é puro teatro. Mas, a verdade é que os bandidos tomaram conta do Estado. Não se tem paz mais nem no interior. As cidades vivem no terror. Além dos bandidos, temos os políticos que desviam, roubam, assaltam, furtam, surrupiam e saqueiam os cofres públicos de uma forma descarada e criminosa. Estamos nas mãos dos bandidos de todos os lados. A punição a esses escrotos é só de arremedo, faz de conta e mentirinha. Ou "eu" Antônio Bezerra de Moura, aprendiz de jornalista, pobre mortal, estou errado? Nunca vi umas leis tão condescendente, benevolentes e complacentes com bandidos, quanto as leis brasileiras. No nosso País, bandido tem as leis a seu favor, o que é profundamente lamentável. Está é a absurda realidade. Nua e crua. Mais ainda: a prostituição, assassinatos, sequestros, latrocínios, estupros, roubo, chacinas, assaltos, corrupção, ladroagem do dinheiro público, aumentaram nos últimos anos assustadoramente. Pedintes, drogados, flanelinhas, abandonados, desempregados, miseráveis, também, aumentaram nos últimos anos. Que País é esse? E respondo de pronto: é o Brasil maravilha dos companheiros (companheiros) e da PeTralhada.

    

Fonte: Blog Sociedade Alerta

Garibaldi Filho defende campanha pelo trabalho formal


A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e os ministérios da Previdência Social (MPS) e do Trabalho e Emprego (MTE) deverão lançar uma campanha nacional pelo trabalho formal. Durante reunião do colegiado da UGT Nacional, realizada na manhã desta sexta-feira (7), em São Paulo, com a presença do ministro Garibaldi Alves Filho, foi sugerido iniciar a campanha com um plano piloto envolvendo os comerciários que trabalham na capital paulista.

“A UGT também terá vantagens ao oferecer planos de previdência aos seus associados, já que o fundo de pensão é um benefício que contribuirá para o fortalecimento do vínculo entre a entidade e seus associados. O fundo também poderá estimular novas adesões entre os trabalhadores que estão na base sindical da UGT”, enumerou o ministro Garibaldi Alves Filho.

Fonte: Blog Upanema in Focus

ANÁLISE


 DILMA VIVE PRIOR MOMENTO E REVÊ ABORDAGENS POLÍTICAS E ECONÔMICA

 A presidente Dilma Rousseff, no pior momento de seu governo encurralada por uma economia fraca e ressentimentos na base aliada, terá que adotar um tom ainda mais conservador na política econômica e desencantar as promessas de maior interlocução com os partidos que a apoiam.

Diante de um cenário em que os obstáculos à sua frente parecem se avolumar, o governo Dilma já começou a trilhar um caminho mais ortodoxo na política econômica, embora analistas afirmem que um aperto fiscal ainda é o elo perdido no conjunto de medidas adotadas nas últimas semanas.

No Congresso --terreno pantanoso para a presidente desde sua posse--, o governo tem buscado alterar parte do receituário adotado desde janeiro de 2011, quando a presidente tomou posse. Mas como Dilma acenou com mudanças na relação com os aliados em outros momentos, deputados e senadores ainda estão ressabiados se novamente não estão diante de uma promessa vazia.

Parte da mudança passa por aumentar o ritmo de liberação de emendas parlamentares, negociar previamente com as lideranças temas mais espinhosos e ampliar a dose de carinho com os aliados, levando-os em viagens e inaugurações pelo país, repartindo parte do capital político de Dilma.

"Esse é o pior momento do governo. Se você pegar o bloco dos oito anos do governo Lula e dos dois anos e meio do governo dela, pior do que esse momento só mesmo aquele processo do mensalão", disse à Reuters o cientista político Carlos Melo, do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa).

Após crescer apenas 0,9 por cento no ano passado, a economia está novamente frustrando as expectativas. No primeiro trimestre, a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 0,6 por cento sobre o período anterior. A inflação oficial está no teto da meta do governo, acumulando alta de 6,50 por cento em 12 meses até maio.

Para combater o cenário ruim, a equipe econômica mudou o tom. O Banco Central iniciou um ciclo de aumento do juro e o governo eliminou parte das barreiras cambiais existentes.

As mudanças, no entanto, ainda não foram suficientes para agradar ao mercado financeiro. E mais uma notícia negativa surgiu com a agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixando a perspectiva da nota da dívida brasileira para "negativa", citando preocupações com o afrouxamento fiscal, entre outros motivos.

"Esse rebaixamento da perspectiva da nota do Brasil é um sinal de alerta para o governo de que a opção pela política econômica heterodoxa não deu certo", disse o estrategista-chefe do Banco WestLB do Brasil, Luciano Rostagno.

"O problema é que a gente está a pouco mais de um ano das eleições presidenciais, e o ajuste necessário para restabelecer essa credibilidade junto ao mercado passa necessariamente pela política fiscal, que sofreu forte deterioração nos últimos anos."

Há críticas dentro do próprio governo ao excesso de intervencionismo e estímulos setoriais seguidos, que estariam deixando empresários em compasso de espera para investir, na expectativa de também serem beneficiados.

Na seara política, o governo tem visto a tramitação de matérias que considera prioritárias tornarem-se verdadeiras novelas no Congresso.

A arrastada aprovação da medida provisória que criou um novo marco regulatório para o setor portuário, poucas horas antes de perder validade, e duas outras MPs que perderam o prazo --a que garantia a redução da conta de luz, uma bandeira de Dilma, e a que desonerava a folha de pagamento de vários setores da economia-- acenderam um alerta no Palácio do Planalto.

Os episódios deixaram expostas as feridas abertas nas relações do governo com a base.

As possíveis consequências para o momento ruim do governo já bateram à porta do Planalto. Uma pesquisa que chegou ao governo em abril mostrou perda de popularidade da presidente, principalmente entre as mulheres das classes C e D, um segmento eleitoral importante para Dilma, aumentando a tensão entre os governistas.

AINDA FAVORITA

Até o fim do mês, o Ibope deve divulgar uma nova pesquisa para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre a aprovação do governo.

Essa sondagem deve balizar os próximos passos de Dilma e de seus prováveis adversários na eleição do ano que vem --o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a ex- senadora Marina Silva, que tenta fundar um novo partido.

O cenário atual, embora desfavorável para o governo, ainda indica favoritismo de Dilma na disputa eleitoral. Isso porque o nível de emprego ainda é elevado e os adversários da presidente ainda não mostram força.

"A conjuntura econômica não é boa, não é alvissareira, mas a minha avaliação é que também não é desastrosa, olhando do ponto de vista eleitoral especificamente para 2014", disse o analista Ricardo Ribeiro, da MCM Consultores.

Uma vitória em outubro do ano que vem, no entanto, não será tão fácil como se esperava há alguns meses.

 

"O que estamos vendo é que 2014 deve ser mais competitivo do que em 2010", disse o analista Rafael Cortez, da Tendências Consultoria Integrada.

FONTE: Blog Visão da Época

UPANEMA: PREFEITO LUIZ JAIRO ABRE CAMPANHA COM VACINAÇÃO DO FILHO


O Prefeito Luiz Jairo abriu na manhã deste sábado, 08, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite levando o seu filho Jairo Filho, de dois anos e 10 meses, para ser vacinação no posto de saúde do bairro Beira Rio, durante o Dia D de Mobilização.

Luiz Jairo destacou que é importante que todos os pais levem os seus filhos para serem imunizados, garantindo assim a proteção das crianças à paralisia infantil. “Upanema não tem registro de casos de poliomielite e somente através da vacinação é que vamos nos manter livre dessa doença”, ressaltou.

O secretário de Saúde, Ricardo Alexandre, informou que a mate é vacinar cerca de 800 crianças de 6 meses a menores de cinco anos, e que os postos de saúde, das zonas urbana e rural, funcionarão até às 17 horas. “Quem não conseguir vacinar hoje, pode procurar um posto de saúde a partir da próxima segunda-feira, 10, para a aplicação das doses”, observou Ricardo.

Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi em 1989, na Paraíba.

Prefeitura Municipal de Upanema

Coordenadoria Municipal de Comunicação Social

UPANEMA: SUPRESA DA BR 110


Está causando surpresa para muita gente o fato de a BR 110, trecho entre Upanema e Mossoró não estar concluída e já exista máquinas rasgando o trecho que liga Upanema a Campo Grande. 

 

O que ficou na cabeça das pessoas durante muitos anos é que a nossa estrada nunca seria feita por já estaria feita oficialmente.

 

Assim, é demais para essas cabeças ver máquinas trabalhando entre Upanema e Campo Grande, enquanto os trabalhos não foram ainda concluídos pras bandas de Mossoró.

 

Poderá ser um custo para muitas pessoas acreditar numa conclusão daqui para o fim do ano, mas isso já está se tornando realidade.

 

ESTADO: ITEP aprova paralisação de 48 horas nos dias 18 e 19 de Junho


Os servidores do Instituto Técnico Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) decidiram paralisar as atividades por 48 horas, nos dias 18 e 19, em protesto contra a morosidade do Governo do Estado em avaliar a minuta do anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do órgão. A decisão foi tomada em assembléia extraordinária realizada ontem à noite, na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores em Segurança Pública (Sinpol/RN), quando a categoria aprovou o indicativo de greve.

Conforme a entidade, a matéria está sendo avaliada por vários órgãos desde 2009 e até o momento, não foi posta para aprovação pela Assembleia Legislativa. Conforme a entidade, o consultor-geral do Estado, José Marcelo, não concluiu ainda um parecer ao anteprojeto, apesar de estar avaliando há vários meses (com requisição de diligências diversas, fazendo o processo ir e voltar nas pastas governamentais).

Na última reunião, ocorrida com o consultor no dia 06 de maio, este teria informado que o processo estava com todas as diligências concluídas e seu trabalho estava praticamente finalizando, apenas aguardando ajuste no texto. A categoria deu um prazo de 30 dias, mas não recebeu qualquer informação de conclusão do parecer.


“Diante deste desrespeito com os servidores, que demonstram paciência para com o governo, a paralisação de 48 horas e inclusive a sinalização para uma greve por tempo indeterminado”, afirmou o sindicato, em nota oficial.

 

Fonte: Jornal de Hoje

CEARA: Professores protestam contra projeto


Juazeiro do Norte.

 

 A revolta dos professores da rede municipal de Juazeiro do Norte tomaram conta de ruas do centro da cidade, no final da tarde de ontem, após uma sessão tumultuada, em que foi aprovado o projeto de Lei que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Professores (PCCR).

Os docentes, com a alteração do plano, terão retirados até 40% da gratificação por insalubridade, dos salários, chegando mais de R$ 600,00 de descontos. Até 2 mil professores, conforme o Sindicato dos Servidores Municipais, deverão ser atingidos.

Professores ficaram revoltados com a aprovação do projeto na Câmara Municipal


Depois de 15 dias de apreciação, o projeto foi colocado para votação na última terça-feira, e não chegou a ser aprovado, por conta da manifestação que tomou conta do plenário. Ontem, por 12 votos a favor e 4 contra, a mensagem passou pelo legislativo, numa sessão praticamente inaudível, com apitaço e gritos. Profissionais de imprensa no local e manifestantes chegaram a passar mal por conta do spray de pimenta que foi lançado no recinto com ar condicionado.

Um grande aparato policial solicitado pela Câmara Municipal, além do auxílio da Guarda Municipal, esteve no local para conter a manifestação dos professores, que já decidiram pelo início de greve por tempo indeterminado. A decisão ocorreu durante assembleia realizada nesta quarta-feira. A presidente do Sindicato, Mazé dos Santos, afirma que será respeitado o prazo legal das 72 horas após a aprovação, para o início da greve.

O redimensionamento das escolas da zona rural e o remanejamento de professores desde o início do ano, tem provocado várias crises na educação de Juazeiro do Norte. Desta vez, a justificativa na redução das gratificações dos docentes, segundo a secretaria de Educação, é a adequação da folha de pagamento.

Vereadores que votaram contra o projeto debaterão a possibilidade de pedir anulação da sessão. Segundo Cláudio Luz, a forma como ocorreu a votação fere o regimento da casa. A vereadora Rita Monteiro (PT do B), que chegou a passar mal durante a sessão por conta do spray de pimenta, considerou o ato um desrespeito aos professores.

 

Fonte: Diário do Nordeste

BRASIL: Novo Plano Safra não soluciona o problema dos 80% das famílias endividadas.


Por Iris Pacheco

 

Da Página do MST

Nesta quinta-feira (6), o governo federal lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar para 2013/14, ao anunciar os R$ 21 bilhões que os agricultores familiares terão parafinanciar a próxima safra. O valor é 16,6% maior que o destinado ao setor no ano passado, de R$ 18 bilhões.

Embora tenha aumentado em 16,6% o limite de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a política se mostra defasada, ao não beneficiar os assentados e assentadas da Reforma Agrária. Atualmente 80% deles estão endividados, e as medidas paliativas tomadas pelo governo até então, não solucionou a questão.

De acordo com Milton Fornazieri, do setor de produção do MST, o Pronaf já deu provas o suficiente para mostrar que não é a política de crédito ideal ao público da Reforma Agrária, ao não se adequar a realidade dos assentamentos.

“Mesmo que se aumente o valor dos recursos disponíveis para o Pronaf, as famílias estão endividadas e não podem adquirir novo crédito até que se solucione essa questão. Isso possibilita apenas que parte das famílias tenham acesso a crédito, fazendo com que o número de contratos caiam vertiginosamente”, explica Milton.

Durante o período de luta permanente pela Reforma Agrária, os movimentos sociais haviam pautado a necessidade de o governo criar um novo programa de crédito que beneficiasse a Reforma Agrária, compromisso assumido pelo governo.

Porém Milton questiona que “no maior evento da agricultura familiar, nada foi mencionado sobre este ponto. Além disso, em nenhum momento foi feita menção de que posteriormente esse programa será anunciado”.

Segundo ele, havia uma expectativa muito grande, não somente dos movimentos sociais do campo, como também, de alguns servidores do governo, de que nesse dia seria anunciada a nova política de crédito para Reforma Agrária.

O plano reservará uma fatia maior de recursos para os programas voltados à produção de alimentos no Brasil. Ao todo, serão aplicados R$ 39 bilhões no conjunto de medidas para o setor, acima dos R$ 22 bilhões do ano passado. Atualmente, 70% daquilo que chega à mesa do brasileiro provêm da atividade familiar no campo. O setor responde por 33% da renda bruta produzida no Brasil (PIB).

 

Fonte: Blog Notícias do Campo