segunda-feira, 17 de junho de 2013

UPANEMA: SECRETÁRIO DE SAÚDE ABRE ESPAÇO NO FACEBOOK PARA INTERAÇÃO COM A POPULAÇÃO


Gerenciar os serviços de saúde é tarefa árdua, porém gratificante quando proporcionamos alegrias, saúde e um pouco de bem-estar às pessoas.

Desse modo, a partir de junho as coisas vão mudar pra melhor em infraestrutura, RH, medicamentos, exames, humanização...

Sendo assim, coloco a disposição dos membros do facebook esse espaço pra dar início ao processo de uma gestão participativa. Fiquem à vontade. Mandem ideias, sugestões, críticas construtivas para tornar real o princípio da efetividade dos serviços de saúde de Upanema.

Quem quiser participar com sugestões ou críticas construtivas é só acessar as páginas:

Gerenciar Serviços
Ricardo Oliveira
Fonte: Blog do Professor Josiel

UPANEMA: SINDSERPUP


O SINDSERPUP convida os professores associados para nesta segunda feira discutirem a respeito do PCCS do magistério. O presidente Anatécio nos garantiu que a partir dessa semana o Sindicato irá trabalhar na proposta de reformulação do Plano do Magistério e enviar ao prefeito suas reivindicações.


O SINDSERPUP é a instituição que representa a categoria e que ao longo de sua história tem feito muito por ela. Acredito que o Sindicato continuará sempre atuante na defesa de seus associados. 

Fonte: Blog do Professor Josiel

BRASIL: Agricultura familiar é a mais afetada por mudanças


Brasília (ABr) - Os agricultores familiares são os produtores agrícolas mais intensamente afetados pelas mudanças do clima, como a alteração do ciclo das chuvas e o aumento das temperaturas causado pelo efeito estufa, informou o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Eduardo Assad, um dos palestrantes do seminário Caminhos para uma Agricultura Familiar sob Bases Ecológicas: Produzindo com Baixa Emissão de Carbono, que terminou na última sexta-feira (14), na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O evento discutiu as formas de produção agrícola familiar de forma sustentável nos diversos biomas brasileiros.

A cultura do café é uma das mais sensíveis às mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa

Sobre os efeitos do clima na produção agrícola, o pesquisador da Embrapa, Eduardo Assad, explicou que a chuva é um dos fatores mais importantes. No caso do Brasil, a quantidade total de chuvas não tem tido alterações, mas a intensidade das precipitações, sim. Isso resulta no aumento da erosão, na perda de fertilizantes e em inundações de áreas produtivas - como em áreas ribeirinhas, ocupadas, principalmente, por pequenos produtores.

Assad também explicou que, em relação ao aumento das temperaturas, deverá haver uma mudança na geografia das produções agrícolas no Brasil, com o deslocamento de algumas plantações para o sul, onde o clima é mais ameno. No caso dos agricultores familiares, esse deslocamento ocorre em menor escala, pois a maioria das famílias está fixada em local determinado. Para elas, portanto, o prejuízo é mais intenso - também por ser, em muitos casos, a única fonte de subsistência.

Culturas

Os exemplos de prejuízos são as produções de laranja e do café. Picos de temperatura, tanto para o quente quanto para o frio, alteram a floração da lavoura - o que faz com que as frutas e os grãos percam qualidade.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, em 2010, só o estado de São Paulo perdeu 250 mil hectares de café por causa das alterações de temperaturas. Atualmente, muitas plantações no estado foram substituídas por seringueiras, o que fez com que São Paulo tenha ultrapassado o Acre, como o maior produtor de borracha no país.

Para tentar minimizar os impactos do clima sobre a produção agrícola familiar, Assad citou o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que propõe ações que minimizem as emissões de gases causadores do efeito estufa. Essas medidas têm o objetivo de evitar e, sobretudo, não intensificar os problemas já existentes, decorrentes das mudanças climáticas. O programa tem vigência de 2010 a 2020 e oferece linhas de crédito.

Para o pesquisador, o programa parte da adoção de sistemas agrícolas (aplicação de técnicas e tecnologias), que podem ser conduzidos tanto por agricultores empresariais quanto por familiares - variando a escala das iniciativas. 

Segundo ele, no caso da agricultura familiar, é importante a participação de atores estratégicos, no sentido de conscientizar as famílias para a adoção desses sistemas. Entre esses atores estão cooperativas (só de grão, carnes e leite são mais de 900 no Brasil), produtores de sementes (mais de 700 entrepostos), postos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Aters) e universidades com cursos de ciências agrárias (atualmente, há mais de 400, considerando zootecnia e medicina veterinária).

Fonte: Tribuna do Norte

BRASIL: Transporte escolar pode ser usado por universitários


Blog Panorama Político

A presidente Dilma Roussef, promulgou a Medida Provisória nº 593/2012, transformando-a na Lei Federal nº 12.816/2013, que dispõe sobre o apoio da União às redes públicas de educação básica na aquisição de veículos pra o transporte escolar.

A medida visa autorizar os municípios a utilizarem o transporte escolar municipal por estudantes universitários.
Fonte: Tribuna do Norte

BRASIL: Lista dos selecionados no SISU sai nesta segunda-feira


Os candidatos que se inscreveram para participar da edição do segundo semestre de 2013 do Sistema Seleção Unificado (Sisu) saberão, a partir de hoje, se foram ou não aprovados. A lista dos selecionados em primeira chamada será divulgada no próprio site do programa.

O prazo para inscrição terminou na sexta-feira (14), às 23h59. O Ministério da Educação (MEC) ainda não informou o balanço final de inscrições. Até as 18h de sexta, o sistema contabilizava 738 mil inscritos. Para o segundo semestre de 2013, o sistema ofereceu 39.724 vagas em 54 instituições públicas de ensino superior.

Os candidatos pré-selecionados em primeira chamada deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 21, 24 e 25 de junho para efetuar a matrícula. Uma segunda chamada está prevista para ser divulgada em 1º de julho, com matrícula em 5, 8 e 9 de julho. Quem não for convocado em nenhuma das chamadas poderá aderir a uma lista de espera, no próprio site do Sisu, entre os dias 1º e 12 de julho.

O Sisu foi desenvolvido pelo MEC para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato.

Fonte: Agência Brasil

MOSSORÓ: Furna Feia sem data para entrar em funcionamento


Parque com mais de 200 cavernas fica numa área entre Mossoró e Baraúna, próximo à Maísa.

 

Por Bruno Soares

O funcionamento do Parque Nacional da Furna Feia emperra, por enquanto, na burocracia e falta de pessoal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O órgão federal ainda não nomeou um chefe e equipe para o parque, o que atrasa principalmente a formação do conselho consultivo e a elaboração do plano de manejo.

“Enquanto o chefe (e a equipe) não for nomeado, todas as atividades de implantação do Parque estão sob nossa responsabilidade e isso está nos sobrecarregando bastante, pois temos equipe reduzida e muitas atribuições (cinco pessoas, para executar nossas atribuições de pesquisa e conservação de cavernas em todo o Nordeste, menos a Bahia)”, revelou Diego de Medeiros Bento, analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) - órgão ligado ao ICMBio.

O responsável pela Base Avançada Compartilhada do Cecav no Rio Grande do Norte disse que a Furna Feia está sendo tratada como prioridade pelo órgão, no entanto, várias tarefas não estão sendo executadas por falta de gente e tempo, como por exemplo, acompanhar pesquisadores, aulas de campo de universidades e até mesmo a imprensa. “Temos muitas solicitações deste tipo, mas como não temos como acompanhar todas (o que é obrigatório) já deixamos de autorizar várias”, conta.

Diego de Medeiros Bento destaca que o ICMBio como um todo está com corpo técnico reduzido e não há previsão de novos concursos. “Já indicamos algumas pessoas para o cargo, que consideramos ter o perfil necessário e bastante experiência, mas elas estão em Unidades de Conservação na Amazônia, o que dificulta bastante a transferência”, acrescenta.

O ponto principal para que o parque entre em funcionamento é a elaboração do Plano de Manejo. O documento vai definir todo o zoneamento do parque. “Somente depois disso podemos começar a providenciar a construção da infraestrutura (sede administrativa, centro de visitantes, centro de pesquisa, guaritas) e a estruturação das cavernas para o turismo”, informou.

O analista ambiental está em Brasília esta semana e na última segunda-feira, 10, se reuniu com a diretora de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio para tratar da nomeação do chefe e da elaboração do Plano de Manejo. “Ela entendeu a situação e concordou em tratar a questão da Furna Feia como prioritária e acho que a partir de agora as coisas vão andar mais depressa. O que me deixa mais tranquilo é que a grande maioria dos estudos necessários para a elaboração do Plano de Manejo já está pronta”, confirma.

ÚLTIMAS AÇÕES – Na opinião de Diego de Medeiros Bento, o andamento da Furna Feia “está indo bem mais rápido do que o normal, porém mais lento do que queremos e precisamos”, comenta.

Diversas ações já foram realizadas na área desde que o parque foi criado no ano passado, entre elas, operações de fiscalização e de educação ambiental com as comunidades do entorno; foi enviado a Coordenação Regional-6 a proposta de formação do Conselho Consultivo (que é um conselho formado por representantes do governo do Estado, prefeituras de Mossoró e Baraúna, comunidades do entorno, sociedade civil organizada etc., que vai auxiliar a chefia do parque na gestão), mas até a nomeação da equipe do parque ele não pode ser oficializado; foi iniciado, juntamente com técnicos da prefeitura de Mossoró, a elaboração do projeto arquitetônico das estruturas do Parque e negociação com a Petrobras para o cercamento e sinalização da área.

Fonte: Gazeta do Oeste

ESTADO: Vice-governador afirmou que o Governo Rosalba Ciarlini não tem projeto nem planejamento


Por Gilberto de Sousa

 

Robinson defende unidade da oposição em 2014

O vice-governador Robinson Faria (PSD) disse ontem, em Mossoró, que defende a unidade dos partidos de oposição para fazer frente ao projeto de reeleição do DEM, que deverá tentar reconduzir a governadora Rosalba Ciarlini. Robinson afirmou que o atual governo não tem projetos e nem planejamento, se constituindo no pior governo da história do Rio Grande do Norte.

Ele ressaltou, ainda, que em razão desse descontrole administrativo é que o Estado atravessa dificuldades em todas as áreas de gestão, se perdendo inclusive em serviços notadamente nos setores de saúde, educação e de segurança pública.

Frisou, também, que o Estado tem perdido a oportunidade de conquistar recursos para realizações de obras que poderiam alavancar o desenvolvimento, devido exatamente a falta de projetos. “Atualmente o turismo também enfrenta crise, a partir da falta de diálogo com o trade”, afirmou, enfatizando que não há vontade política nem interesse em resolver os problemas que se multiplicam em todas as áreas. “É uma casa sem dono”, resumiu.

Segundo o vice-governador, a falta de diálogo com as categorias funcionais vem realçando a arrogância do governo que, segundo ele, se considera acima de tudo e de todos.

Robinson Faria esteve ontem em Mossoró acentuando os contatos com amigos e aliados, aproveitando a oportunidade para visitar órgãos de imprensa. No final da tarde, ele esteve no jornal GAZETA DO OESTE, acompanhado do vereador Jório Nogueira, quando reforçou seu desejo de se inserir no projeto majoritário estadual. “Estamos conversando com todos os partidos de oposição”, reafirmou.  

Indagado sobre como ficaria o PMDB nesse contexto, uma vez que se trata de um partido da base da presidente Dilma Rousseff (PT), sendo, portanto, adversário do DEM em nível nacional, o vice-governador ressaltou que, pelo menos no momento, não vem tratando o PMDB como de oposição no Estado, já que, apesar da grande insatisfação da maior parte de suas lideranças com a gestão Rosalba Ciarlini, o partido permanece dando respaldo ao Governo.

Independentemente do PMDB, Robinson avaliou que a oposição deve se unir para combater o atual governo e que realmente apresente um projeto que possa resgatar a cidadania e o progresso do Estado dentro de uma visão moderna.

O vice-governador ficou exultante com as manifestações de carinho e de incentivo que vem recebendo por onde tem passado, inclusive em Mossoró, terra da governadora Rosalba Ciarlini.

Fonte: Gazeta do Oeste