terça-feira, 5 de novembro de 2013

UERN: Processo Seletivo Vocacionado 2014

PSV 2014


Edital do Vestibular de 2014

COMPERVE informa que o edital com as normas do PSV 2014 será publicado no dia 06 de novembro de 2013.

Vestibular 2014

OBRAS LITERÁRIAS PARA O PSV 2014

Recomenda-se a leitura das seguintes obras:
 A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade Laços de família, de Clarice Lispector                
Fogo Morto, de José Lins do RegoEsaú e Jacó, de Machado de Assis
Horto, de Auta de Souza

Atualizado por: José Egberto Mesquita Pinto Júnior em 28/10/2013 (Setor para Contato: FANAT - Departamento de Ciências Biológicas )
Fonte: Site da UERN

MENSAGEM DO DIA

“Viver exige legendar o mundo”.
Bartolomeu Campos de Queirós

LADOS OPOSTOS: Macaíba terá Parque Tecnológico; Mossoró perde por desleixo

O primeiro Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte será construído em Macaíba e custará R$ 46 milhões. O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (04) pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho (PSDB), durante workshop promovido no CTGás.
O parque, que será erguido em um terreno de 1,25 mil m² da Escola Técnica de Jundiaí, será um complexo de desenvolvimento econômico e tecnológico reunindo, no mesmo local, empresas, investidores, universidades, incubadoras, centros de excelência e laboratórios. Assim, o objetivo é criar um ambiente favorável à inovação a partir das atividades de pesquisa.
Rogério acredita que o Parque terá condições de contribuir para a criação de novas empresas por meio da geração do conhecimento dos pesquisadores de universidades. Além disso, destaca o papel da iniciativa em termos de melhorar a capacitação e a qualificação de mão de obra, de acordo com as vocações econômicas do Estado.
Mossoró perde iniciativa
Betinho teve iniciativa, mas prima despreparada prejudicou
Com recursos da ordem de r$ 21 milhões, a partir de articulação do deputado federal Betinho Rosado (então no DEM, hoje no PP), Mossoró chegou a “namorar” com o pioneirismo do primeiro Parque Tecnológico, mas passou batida devido a incompetência e desleixo do Governo Fafá Rosado (DEM, hoje no PMDB).
Em palestra na Loja Maçônica Amâncio Dantas, final de 2011, Betinho admitiu até constrangido, que a iniciativa não se viabilizou por falta de um simples projeto, posto no papel, pela Prefeitura de Mossoró, governo de sua prima, a prefeita de direito Fátima Rosado (DEM).
O Parque Tecnológico advém de emenda ao Orçamento Geral da União (OGU) de Betinho, firmada em 2009. Em fevereiro de 2010, a prefeita chegou a posar ao lado de Betinho e representantes de instituições diversas da cidade, como Ufersa e Uern, adiantando medidas para implementação do projeto.
Mas perdeu prazo, inviabilizando esse empreendimento de incomensurável valor.
Fonte: Blog do Carlos Santos