domingo, 25 de agosto de 2013

POLÍCIA DE MOSSORÓ: Combate à violência em Mossoró recebe reforço aéreo da Sesed

Coronel Alvibar (Centro) com a equipe do Potiguar I em Mossoró

O trabalho que vem sendo realizado pela Polícia Militar em Mossoró, de combate à criminalidade, ganha reforço aéreo com a atuação do helicóptero Potiguar 1, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Desde a tarde de quinta-feira, a cidade vem sendo monitorada com o auxílio do Potiguar I.

Segundo o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Mossoró, tenente-coronel Francisco Alvibar Gomes, o reforço aéreo é um componente importante no trabalho da Polícia Militar, no desenvolvimento das operações de combate à violência na cidade. Atualmente, os dois batalhões que atuam no município estão realizando as operações Saturação (2º BPM) e Tocha (12º BPM), ambos com o mesmo objetivo.

A operação está sendo executada em diferentes e estratégicos pontos da cidade.
Coronel Alvibar acrescentou que o helicóptero Potiguar I realizou o trabalho de monitoramento na tarde de ontem pelas cidades vizinhas: Governador Dix-sept Rosado, Serra do Mel, Baraúna, Areia Branca, Grossos e Tibau. "Neste sábado e domingo, o helicóptero volta a atuar em Mossoró, reforçando o trabalho da PM na cidade", ressaltou.

O comandante Alvibar adiantou também que o trabalho da PM, em apenas uma semana, conseguiu tirar de circulação 13 armas de fogo e recuperar 12 veículos que haviam sido roubados no município. 

"Em apenas uma semana já mostramos resultados do trabalho, que visa reduzir a criminalidade em Mossoró", concluiu Alvibar.

BIC

Na sexta-feira, 30, o bairro Santo Antônio ganhará a Base Integrada Cidadã (BIC), que será o ponto de apoio para as operações da Polícia Militar, que faz parte de um projeto lançado no dia 16 deste mês. A BIC é uma parceria da Prefeitura de Mossoró com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, com desenvolvimento da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

O projeto de autoria do vereador Francisco Carlos será inicialmente desenvolvido no bairro Santo Antônio, por ser a área da cidade a apresentar o maior índice de violência.

Segundo relatório da Polícia Militar, 40% do número de homicídios na cidade aconteceram no Santo Antônio e o bairro concentra ainda 60% do tráfico de drogas da segunda cidade do Rio Grande do Norte.

O projeto inclui, além do reforço no policiamento, um trabalho de monitoramento via câmeras de segurança, que serão instaladas em pontos estratégicos do bairro. A base de apoio da BIC funcionará no prédio onde funcionou o posto da Polícia Militar da Estrada da Raiz, trecho considerado estratégico para a realização do trabalho.

A base contará com sistema de comunicação via rádio e está sendo informatizada para garantir mais agilidade nas operações, que contará, ainda, com o apoio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

MOSSORÓ: Falta de estrutura prejudica escolas

Falta de quadra poliesportiva, laboratórios de Ciências ou Informática, problemas nas instalações elétrica e hidráulica, goteiras e até salas sem portas, iluminação ou mesmo quadro branco. Esse é o cenário onde professores e alunos da Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros exercem, diariamente, suas atividades pedagógicas.
Caic do Abolição IV apresenta problemas em sua estrutura

A instituição de ensino fica localizada no bairro Belo Horizonte e a realidade apresentada não é nova. O local sedia turmas do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Ao todo, 354 alunos estudam no local. Pela manhã funciona o programa Mais Educação, direcionado aos alunos do vespertino. À tarde a escola conta com turmas dos ensinos fundamental e médio e no período noturno as aulas são direcionadas aos alunos do ensino médio.

Os problemas estruturais estão presentes nos mais diferentes setores. No banheiro feminino falta descarga e iluminação. “O bom aqui é que é seca direto, porque quando chove, até as paredes dão choque”, afirma a coordenadora pedagógica, Maria do Carmo Lucas Pires.

A escola também não conta com espaço apropriado para atividades culturais. Programações com esse caráter são desenvolvidas no alpendre da instituição e o horário da apresentação é definido pelo sol. “Tem que escolher um horário que não tenha sol”, informa a coordenadora.

Já as atividades físicas são realizadas em um campo da comunidade, que fica por trás do prédio escolar, porque o campo da instituição está coberto pelo mato e, desse modo, não oferece condições para a prática esportiva. A limpeza era feita por funcionários de uma empresa terceirizada. Mas agora apenas uma zeladora e uma merendeira continuam prestando serviço à escola.

À medida que o mato cresce, os funcionários da instituição temem, pois já houve ocasiões em que atearam fogo no mato.

Aliás, o vandalismo também preocupa. Algumas das salas de aula já nem contam com lâmpadas e quadros brancos. Esses últimos foram arrancados das paredes. Como não há segurança, não é possível afirmar se atos de vandalismo como esse, que contribuem para a desestruturação do patrimônio, foram praticados por alunos ou por pessoas que não fazem parte da instituição. “Também não tem porta”, aponta a coordenadora pedagógica, com relação a algumas salas de aula.

“Já roubaram caixa de som, computador. A gente faz o BO só para constar”, acrescenta.

Fundada em 1965 a instituição vive uma situação de regressão. “Essa escola já foi uma escola de nome. Eu já estudei aqui”, diz a coordenadora pedagógica. Há mais de duas décadas ela trabalha no colégio. “Vai fazer 27 anos, eu quero dizer que toda a minha vida que eu trabalho aqui o pior ano está sendo esse, porque é muito vandalismo”, denúncia.

O diretor já pediu providências quanto à insegurança e foi informado de que a segurança seria providenciada. Até agora, no entanto, nenhuma providência se concretizou.

Os problemas já foram informados à 12ª Diretoria Regional de Educação e Desportos (12ª DIRED). “Já foram comunicados”, diz Maria do Carmo. Com relação ao posicionamento, diante do comunicado, ela acrescenta: “Anota. Papel cabe tudo. Anota e a gente fica esperando”, informa.

Com relação aos investimentos, a coordenadora afirma: “Tem, agora que é muito pouco”. “Olhe, faz muitos anos que não tem uma reforma. Faz uns dez anos e faz uns três que diz que vai vir dinheiro para fazer uma reforma e não vem”, relata.

Alguns reparos realizados na Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros foram feitos por iniciativa da própria direção, com verbas do Governo Federal.

Porém, diante de todo esse quadro, o principal problema, no ponto de vista da coordenadora, é a falta de professores e funcionários. Situação que se agrava com a redução da carga horária dos docentes. 

De acordo com Maria do Carmo, com a redução da carga horária, como ainda não foram direcionados novos professores para a instituição, os profissionais existentes na instituição não são suficientes para preencher todo o tempo de aulas. “Se diminuiu, já era para ter chamado os professores”, afirma Maria do Carmo.

Problema atinge várias instituições de ensino de Mossoró

Outras instituições de ensino da rede estadual de Mossoró também enfrentam problemas estruturais, como é o caso do Caic do Belo Horizonte. Paralisadas desde o mês de setembro de 2012, segundo informações da diretoria da escola em entrevista anterior, concedida à Gazeta do Oeste, a reforma do local ainda não foi retomada. O prédio, interditado em setembro de 2010, é mais um exemplo do abandono.

Os alunos assistem aulas no prédio do Ambulatório Pereira Lima, emprestado à instituição. Mas as condições a que estudantes e professores são submetidos não são melhores do que as condições do Caic. O espaço é pequeno e inadequado para as necessidades de aprendizado.

Mesmo assim, as obras estão paralisadas. A caixa d’água, um dos principais problemas apontados durante vistoria do Corpo de Bombeiros, nem sequer foi tocada.

A comunidade já se manifestou, várias vezes, cobrando soluções, mas até agora a situação não foi resolvida. Vários prazos foram estipulados para a retomada das obras que devem concluir a reforma. O último deles, inclusive, também expirou.

O Caic do Abolição IV também apresenta problemas estruturais. Criado na década de 1990, a escola que conta com 653 alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio nunca passou por uma reforma. “Nunca recebeu nenhuma reforma, do Governo do Estado não”, afirma a diretora Suzete Fernandes Pimenta.

Segundo ela, a única providenciada adotada é a pintura de salas e corredores, além da manutenção da parte elétrica, que está sendo feita por iniciativa da direção, com recursos do Governo Federal.

Ela explica que o Governo Federal destina verbas para custeio e manutenção e a gestão escolar vai adequando a utilização dessas verbas de acordo com a necessidade da instituição, da forma que é possível.

De acordo com Suzete Fernandes Pimenta, a principal necessidade do Caic do Abolição IV é de professores, demanda que já existia antes da redução da carga horária e que se agravou posteriormente, e ainda em relação à própria estrutura física, principalmente, no que diz respeito às portas.

A diretora também já expôs à situação à Dired e a resposta, segundo ela, é: “Aguarde”, afirma.

Já a Escola Estadual Diran Ramos do Amaral apresenta condições estruturais bem melhores. A supervisora do colégio, Edione Xaxá, diz que a estrutura não apresenta problemas e que recebeu computadores para a montagem do laboratório de informática. Segundo ela, quase tudo já está encaminhado para o uso dos equipamentos, como sala, computadores e internet. Resta apenas desocupar o espaço.

Mas a instituição não é isenta de problemas. Aqui, também faltam docentes suficientes, assim como ocorre na Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros. A supervisora afirma que alguns professores convocados no último concurso foram direcionados à escola, mas ainda há necessidade. Ela estima que mais cinco docentes resolveriam o problema.

Subsecretário de Construção e Manutenção Escolar do Estado informa prazos para obras

De acordo com o subsecretário de Construção e Manutenção Escolar da Secretaria de Educação, Clécio Martins, durante o ano o órgão está tentando realizar a manutenção das escolas de Mossoró, com a realização de pequenos serviços.

Segundo ele, um engenheiro da Secretaria está ligado à 12ª Dired e já tem vários levantamentos, mas algumas escolas precisam de mais serviços, como é o caso do Caic do Belo Horizonte, e das Escolas 
Estaduais Cônego Dantas e Lavoisier Maia, que apresentam problemas em suas estruturas.

Clécio Martins afirma que as obras do Caic devem ser retomadas em setembro. Quanto às outras duas instituições citadas por ele, o subsecretário afirma que será realizada uma licitação emergencial e que a estimativa é de que as obras sejam iniciadas também em setembro.

No que diz respeito à situação da Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros, ele afirma que o orçamento para recuperação e reforma do prédio está estimado em R$ 650 mil e inclui recuperação elétrica e recuperação hidrossanitária, cobertura, esquadrias e modificação da fachada. A Secretaria está tentando incluir as obras no orçamento do PAC, que está sendo fechado no dia 31 deste mês. Caso não haja resposta até o mês de outubro, as obras devem ser incluídas no orçamento da Secretaria.

Em qualquer das hipóteses, a reforma só deve ser iniciada no próximo ano.

Também está previsto para o próximo ano, segundo ele, a reforma da Escola 30 de Setembro. Com relação ao Caic do Abolição, o subsecretário afirma que o orçamento já foi levantado, mas o assunto ainda não foi discutido com a secretária de Educação.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

POLÍTICA DO ESTADO: Insegurança? Que insegurança? Para a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarline Rosado (DEM), e os marginais da política que a apoiam está tudo muito bem com a segurança pública no Estado norte-rio-grandense. Rosalba Rosado, foi mais um estelionato eleitoral com total apoio dos senadores Garibaldi Filho (PMDB), José Agripino (DEM), e vários outros "Bostas" da política potiguar

A massa de descrentes com o governo de Rosalba Ciarline Rosado(DEM-RN), cresceu assustadoramente nos últimos meses. 

De acordo com a última pesquisa de opinião pública, o índice de desaprovação de Rosalba Rosado, já chega a (83,35%). 

No Rio Grande do Norte, a violência tomou contornos assustadores, piorando a galope. Os números são absurdamente, preocupantes. 

Matam-se gente aqui no território potiguar, como numa terrível guerra. 

Mas, quem assiste a fala da governante norte-rio-grandense, certamente passa a ter muita vontade de dormir com as portas escancaradas, e quem mora em outro Estado, passa a ter vontade de vir morar no Rio Grande do Norte. 

A dura realidade das ruas com a violência contrasta com o que é desenhado por Rosalba Rosado. 

Que o digam os milhares de cidadãos reféns dos bandidos. 

O clamor das ruas nasce de uma tragédia cotidiana. 

Para a governadora dos potiguares e das potiguaras, não há nada de errado na segurança pública. Pelo que ela diz, a culpa é dos outros. 

Talvez nossa, cidadãos. 

Ou só minha, Antonio Bezerra de Moura, aprendiz de jornalista, pobre mortal, que teimo em expor a gangrena. 

Foi isso que descobri com a fala de Rosalba Rosado. 

Na concepção da governadora e dos marginais da política que defendem o Governo, está tudo muito bem com a segurança. 

No Rio Grande do Norte,está tudo no caminho certo. 

Para os seres abjetos da política, nocivos a sociedade, tudo não passa de invenção dos inimigos do Governo. 

Em tempo: a governadora do Estado, Rosalba Rosado, é tão incompetente que não consegue sequer acabar com as "bocas de fumo" que existem na cidade de Upanema-RN, quanto mais oferecer segurança a todo o Rio Grande do Norte. 

Aliás, ela é um estelionato eleitoral, com o apoio dos senadores Garibaldi Filho (PMDB), José Agripino (DEM), e vários outros "Bostas" da política note-rio-grandense.

Ou "eu" estou errado?

Fonte: Blog Sociedade Alerta

GOVERNO ROSALBA: Se aproxima de recorde como pior gestora do país

Título depreciativo é de Micarla de Sousa, mas números revelam que governadora pode ultrapassá-la
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) está próxima de alcançar ou até mesmo superar uma marca considerada inimaginável em termos de administração pública no Rio Grande do Norte e até país: superar em reprovação a ex-prefeita natalense Micarla de Sousa (ex-PV). Duvida? Não duvide.
O Ibope ouviu 805 pessoas em Natal entre os dias 15 e 17 de outubro do ano passado. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número TRE/RN: 00238/2012.
                            Rosalba e Micarla: colegas, aliadas e semelhantes
Ainda de acordo com o Ibope, 91% dos entrevistados classificam a administração da prefeita Micarla de Sousa ruim ou péssima. Isso mesmo: ruim ou péssima! Já 7% dos ouvidos avaliaram o governo municipal como regular. Para 1%, a administração é boa ou ótima. E 1% não sabe ou não respondeu.
Rosalba
No mesmo levantamento, 59% dos entrevistados disseram que o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) era ruim ou péssimo. Outros 31% ressaltaram que a administração estadual regular; 8% disseram que é bom ou ótimo; e 3% não sabem ou não responderam.
A diretora nacional do Ibope, Márcia Cavallari, afirmou que a desaprovação da prefeita Micarla de Sousa (PV), que chegou a quase 92%, é recorde em toda história do instituto. Ela afirmou que nunca nenhum gestor havia alcançado tão índice em pesquisa feita pelo instituto.
“Não temos nenhuma pesquisa de avaliação de prefeitos pior do que a que verificamos na pesquisa de Natal”, disse Márcia.
O que os números da nova pesquisa do Instituto Consult revelam, numa parceria com a Band TV de Natal, divulgados ontem, é que o desempenho negativo de Rosalba pode rapidamente levá-la ao patamar alcançado por Micarla, sua aliada e a quem apoiou à prefeitura em 2010.
Micarla empalmou índices em torno de 90% de rejeição no final de 2011, terceiro ano de administração (veja boxe abaixo). Depois teve oscilações pequenas para baixo até ganhar a fama nacional como pior administradora do país em todos os tempos.
REPROVAÇÃO AO GOVERNO MICARLA EM PESQUISAS:
- Dezembro de 2011 – 90.20%
- Fevereiro de 2012 – 91,60%
- Março de 2012 – 88,60%
- Maio de 2012 – 87,80%
Junho de 2012 – 92,3%.
Com Rosalba, os números começam a ser proporcionalmente mais “generosos”, do ponto de vista negativo. E como parece ser ainda mais desatinada que a ex-prefeita, nas relações institucionais e políticas, sem qualquer diálogo com a sociedade, o estrago pode ser bem maior adiante.
De outubro de 2011 para cá, a reprovação de Rosalba e seu Governo cresceu 24,45 pontos percentuais. Seu “desabamento” ocorre a uma média de 2,71% por mês. Se seguir nessa “pisada”, em mais quatro meses, a um ano de terminar sua administração, já terá empatado ou ultrapassado a colega Micarla em repulsa popular.
Como se avizinha uma debandada de apoios estratégicos do PMDB e PR (sempre eles) e recrudescimento das relações com outros poderes e servidores, não se pode esperar muita coisa de uma gestão que desembarcou na Governadoria prometendo “fazer acontecer”.
Rosalba não tem qualquer credibilidade perante a opinião pública e classe política. As promessas de mudanças, reconstrução e novos rumos para o Rio Grande do Norte se volatizaram dia após dia.
República de Mossoró
Bateu de frente com tudo e com todos. Não sobrou quase ninguém na “corte”, além daquela sua entourageda “República de Mossoró” e parasitas do poder, que estão sempre por perto – independentemente de quem seja o inquilino da Governadoria e Residência Oficial.
Só um milagre a garantirá até o final no cargo e um natural projeto de reeleição é tão sólido quanto sua palavra, que virou risco n´água.
                     Protestos de "Fora, Rosalba" não poupam sequer Mossoró
Para agravar sua vida, ainda responde a processo na esfera eleitoral, por sua intensa intervenção na campanha municipal de Mossoró no ano passado. Pode se tornar inelegível em 2012 e por oito anos, caso seja condenada.
Enfim, não é fácil o presente e o futuro de Rosalba. Micarla sabe bem o que é isso.
Em meio ao seu estresse, a governadora deve se lembrar de uma antiga propaganda que virou bordão na política: “Eu sou você amanhã!” Era o tal do “Efeito Orloff.”
O futuro já chegou.
Fonte: Blog do Carlos Santos

MENSAGEM DO DIA

“A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja estratégia.”
Norman Schwarzkopf