quarta-feira, 20 de novembro de 2013

POLÍTICA NO ESTADO: Motta confirma votação de impeachment

Questionado pelo jornalista Diógenes Dantas sobre o pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), em entrevista ao programa RN Acontece, da Rede de TV Band, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta (PROS), confirmou que o relatório será remetido para votação em plenário.

 "É o que determina o regimento da Casa", afirmou o presidente, sem emitir opinião pessoal sobre o caso.

 Ricardo Motta acrescentou: "A votação será democrática, tanto para o afastamento como para negar. O regimento determina que tem que ir para o plenário. Não podemos fazer juízo de valor. Temos que nos basear em parecer dos técnicos do Legislativo. No relatório da Comissão. Estamos bastante tranquilos. A Assembleia analisará sem cor partidária, sem paixão".

 O presidente do Legislativo também considerou a falta de diálogo a principal causa da crise do Executivo com os demais poderes. "O Governo não tem dialogado. Muitas coisas poderiam ter sido evitadas. Tentei várias vezes reunir o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, o Tribunal de Contas, mas o Governo não dialogou", disse Ricardo Motta.

 O parlamentar revelou também que o problema vem se repetindo na questão das discussões sobre o Orçamento Geral do Estado para o próximo ano. "Também não há diálogo e sem conversa não se chega a lugar algum. É só perguntar ao relator, deputado José Dias". 

 O presidente anunciou ainda que os técnicos da Assembleia Legislativa constataram que o percentual adequado para o corte no orçamento seria de 4,7% e não 10,74% como foi feito pelo Executivo e haverá pedido de informações sobre os procedimentos.

 Sobre o seu partido, Ricardo Motta fez uma avaliação positiva: "Tivemos pouco tempo para estruturar o partido, mas vamos fazê-lo muito forte. Cinco deputados na Assembleia Legislativa, atingindo todas as regiões do Estado. E um capital de 400 mil votos, ou 20% do eleitorado potiguar para qualquer coligação a ser discutida".

 Ricardo Motta acrescentou que, hoje, o PROS tem a maior bancada na Câmara Municipal de Natal, em Macaíba, Assu e Caicó. "O Partido tem bastante musculatura e com certeza será importante para as eleições de 2014. Temos a orientação de apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff".

 Sobre a convivência com a governadora Rosalba Ciarlini, ele foi claro: "Aqui no Estado somos independentes, mas não fazemos oposição ao Rio Grande do Norte. Não vejo nenhum deputado fazer oposição por oposição. PROS está mais próximo do RN, para ajudar, para fazer o Estado crescer. Por onde você passa que ver obras tem o dedo da Assembleia. Não existe oposição, mas é claro que deixamos todos os deputados à vontade. Cada um vota com a sua consciência. Ninguém pode reclamar da Assembleia Legislativa".

 Com relação à saída do seu grupo do PP, assumido pelo deputado federal Betinho Rosado, cunhado da governadora e irmão do chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, Ricardo Motta disse que "o tempo dirá quem teve razão", mas garantiu que houve quebra de compromisso por parte de Betinho. "Ele (Betinho) me garantiu que não iria para o PP na frente da governadora, do chefe da Casa Civil e do secretário Esdras Alves. Quinze dias depois, me apareceu para dizer que tinha o controle do partido. O importante é que estamos fortes e unidos no PROS".

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

MOSSORÓ: Mossoró é um dos 12 municípios do RN em situação de risco para dengue


Ednilto Neves
Municípios devem garantir cobertura de agentes de endemias
Divulgado ontem, pelo Ministério da Saúde, o Mapa da Dengue aponta que Mossoró está entre as 12 cidades do Rio Grande do Norte em situação de risco para a doença.

No Estado, cinco municípios estão em alerta e 12 em situação de risco.

As cidades de Apodi, Brejinho, Ceará-Mirim, Currais Novos e Pau dos Ferros estão em alerta; e Caicó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Florânia, Jaçanã, Jardim do Seridó, Mossoró, São Paulo do Potengi, Parelhas, Santa Cruz e São Miguel em situação de risco para a doença.

Para ações de prevenção, controle da dengue e vigilância, o Ministério da Saúde enviará recursos financeiros para os Estados e municípios. No caso do Rio Grande do Norte, o montante é de R$ 6.665.579,76 (seis milhões, seiscentos e sessenta e cinco mil, quinhentos e setenta e nove reais e setenta e seis centavos).

A portaria autorizando o repasse, ao todo de R$ 363,4 milhões para todos os Estados e Municípios brasileiros, foi assinada ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Em contrapartida, os municípios precisam assegurar a quantidade adequada de agentes de endemias, garantir a coberturas dos agentes a domicílio e apresentar os resultados do LIRAa (Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti).

Redução de óbitos

Segundo o Ministério da Saúde, houve uma queda de 61% (de 16.758 para 6.566) nos casos graves em comparação com 2010 e de 10% nos óbitos (de 638 para 573), mesmo com o crescimento do número de notificações da doença.

Com estes avanços, foi possível reduzir a taxa de letalidade da doença: a proporção de óbitos diminuiu quase pela metade, passando de sete mortes a cada 10 mil casos para quatro óbitos a cada 10 mil notificações.

Também houve diminuição da frequência da gravidade dos casos. Em 2010, de cada mil doentes, 17 chegavam a um quadro grave; em 2013, a parcela ficou em quatro casos graves para cada mil notificações.

Com isso, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), até agosto, o Brasil apresentou taxa de mortalidade de 0,03.

Em 2013, foram notificados 1,4 milhão de casos prováveis de dengue no país, em decorrência de uma maior circulação do subtipo tipo 4 do vírus causador da doença, que respondeu por 60% dos casos.

Cuidados

Aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação do Ministério da Saúde é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar. Quem usa remédio por conta própria pode mascarar sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico.

Para diminuir a proliferação do mosquito, é importante que a população verifique o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.

Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

MENSAGEM DO DIA

“Loucura ? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira .”

Monteiro Lobato