quinta-feira, 14 de novembro de 2013

POLÍTICA: AL faz leitura de vetos do Poder Executivo estadual


Eduardo Maia
Parlamentares analisaram o veto oriundo do Executivo
Em sessão extraordinária realizada ontem foram lidos os vetos do Governo do Estado a três projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa. Dois vetos foram integrais e um parcial e vão ser apreciados em reunião a ser marcada com esta finalidade.

 O veto parcial é ao Projeto de Lei Complementar 010/2013 que dispõe sobre o processamento eletrônico dos processos de licenciamento ambiental no âmbito do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e altera a Lei Complementar Estadual 272/2004.

Os vetos integrais foram aos Projetos de Lei 052/2013 e 117/2011. O primeiro prorroga os mandatos dos conselheiros tutelares empossados nos anos de 2010, 2011 e 2012, em todos os municípios do Rio Grande do Norte. O segundo dispõe sobre o tempo máximo de espera para atendimento de clientes em estabelecimentos bancários do Estado.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

CIDADES: Argumento de inclusão regional beneficiará estudantes do interior


Alcivan Costa
No argumento de inclusão, estudantes do interior terão incentivo para estudar no Centro de Ensino Superior do Seridó
A resolução que visa reforçar a política de interiorização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi aprovada nesta semana pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da instituição. Trata-se do argumento de inserção regional para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2014.

De acordo com o pró-reitor de Graduação (PROGRAD) da UFRN, Adelardo Adelino Dantas, o argumento de inserção regional é um mecanismo criado para facilitar o acesso do estudante do interior aos cursos de graduação da sua região. "O objetivo é incentivar a fixação regional, para que as pessoas que têm vínculos na sua cidade possam permanecer no seu município", esclarece.

O benefício será destinado aos alunos que concluíram o ensino fundamental e cursaram todo o ensino médio nas regiões incluídas no argumento de inclusão, para que esses estudantes possam estudar no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Currais Novos ou Caicó, ou ainda na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), em Santa Cruz.

O pró-reitor de Graduação explicou ainda que os estudantes que se encaixarem nesses requisitos terão um bônus de 20% na nota. "A partir do primeiro semestre de 2014 haverá a mudança, mas a oferta de vagas permanece igual. Já no segundo período letivo, teremos mais 40 vagas, com o curso de Medicina Multicampi, que também contará com o argumento de inserção regional", disse Adelardo.

Para o diretor da Facisa, Ênio Walker, esse é mais um passo que a UFRN dá para consolidar sua política de interiorização do ensino superior. "Vamos capacitar pessoas que terão uma probabilidade muito maior de continuar no interior. Dessa forma, estaremos atendendo à demanda local de profissionais, pois nossos alunos serão nossos futuros professores e profissionais da saúde", disse.

O vice-diretor do Ceres, Mário Lourenço de Medeiros, acredita que o argumento pode levar novos cursos para o interior e reforçou a importância da isonomia de direitos. "Temos que tratar os desiguais de forma diferente. Se quem está no interior tem menos acesso aos cursos da capital, é preciso dar mais chance a esses alunos".

Para a reitora Ângela Paiva Cruz, a aprovação do argumento reforça o aperfeiçoamento da UFRN com seu processo de interiorização. "A Universidade está cumprindo com sua responsabilidade social, colaborando com o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado, e contribuindo com a inclusão social do ensino superior".

Fonte: Jornal gazeta do Oeste

EXCLUSIVO: Professores da Uern de mossoró decidem não trabalhar caso salário atrase

Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se reuniram em assembleia na manhã de ontem, 13, na sede da Associação dos Docentes da universidade (ADUERN), para discutir vários assuntos ao funcionamento da instituição, entre eles as condições da estrutura física. Condições de trabalho dos profissionais, autonomia financeira e gestão financeira entraram na pauta. Entre vários encaminhamentos, um deles é atrasar o salário representará paralisação, segundo os professores.

O presidente da entidade, professor Valdomiro Morais, disse que a estrutura tem necessidades emergenciais. "Como, por exemplo, os blocos da Fala, da Fasso, o de Química que incendiou e até agora está do mesmo jeito. Existem problemas crônicos das condições da Fanat; o campus de Caicó, de Natal que não tem condições de funcionar 100% e faltam espaços físicos, entre outros", mencionou.
Valdomiro Morais relatou ainda dificuldade de trabalho dos educadores com a falta de material de expediente e apoio para as aulas de campo.

A autonomia financeira da Uern, que vem sendo discutida há muito tempo, foi outro ponto debatido pelos professores na assembleia. "Não só a questão da autonomia, mas a gestão financeira é o mais importante disso tudo, de como a Uern vai administrar os recursos, se vai existir um orçamento participativo", completa o presidente da Aduern.

Na assembleia ainda foram escolhidos os representantes da categoria docente para o Conselho Universitário da Universidade (CONSUNI) e representantes da categoria docente para o Conselho Diretor.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

MENSAGEM DO DIA

“A vulgaridade consiste em fingirmos ser o que não somos.” 

Nicolás Gómez D’ávila