sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ESTADO: Reservatórios do RN só têm água para dois meses

Cezar Alves/Arquivo
Alguns reservatórios do RN só têm água para mais dois meses de abastecimento
FABIANO SOUZA
Da Re­da­ção
fabianosouz@hotmail.com
Considerando o relatório da Secretaria de Estado e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), a situação volumétrica dos reservatórios do Rio Grande do Norte está em situação preocupante. O relatório revela que a maioria suportará pouco menos de 2 meses – de setembro a novembro de 2013, os casos mais evidentes são os reservatório de Cruzeta, Pau dos Ferros, e Acari.

A redução do volume de água dos reservatórios é consequência da estiagem prolongada, causada pelas chuvas, que apesar de terem sido fortes não tiveram sequência, por isso não foram suficientes para a recuperação dos principais mananciais que abastecem os municípios no Estado.
O relatório da Semarh foi um dos pontos de destaque do relatório geral da situação dos municípios do RN entregue à governadora Rosalba Ciarlini para que ela decretasse um novo estado de emergência em consequência da seca. A nova situação de emergência foi decretada ontem pela governadora do RN, Rosalba Ciarlini, e ampliou de 144 para 150 o número de municípios no Estado que se encontram em situação de emergência. O decreto foi publicado no Diário Oficial da quinta-feira (19) e tem validade de mais 180 dias, como correu com o decreto anterior do dia 16 de março.
Com o novo decreto, o coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Josenildo Acioly, disse que o abastecimento nos 28 municípios deve ser retomado no início de outubro. Ou seja, a população que se encontra desde agosto sem abastecimento deverá esperar pelo menos mais 10 dias para voltar a receber água através de carros-pipas. “O problema é que os prefeitos ainda têm que assinar novos contratos e esse trâmite leva algum tempo, mas devemos retomar o abastecimento no início de outubro”, disse Acioly.
Governo emite nota sobre ações contra seca

Na tarde de ontem o Governo do Estado emitiu nota sobre ações que está realizando para o combate à seca.

A nota destaca a necessidade dos prefeitos assinarem um novo protocolo de intenções que deve apresentar um cronograma de distribuição de água e receber a ordem de serviço para o início da operação Pipa. “Há toda uma vontade do governo em agilizar os benefícios, mas não é algo unilateral, dependemos da tramitação legal, da contrapartida dos prefeitos e da aprovação do governo federal para que tudo possa funcionar como a gravidade da situação exige”, declarou a governadora Rosalba Ciarlini.

Além disso, a governadora destacou a criação do Comitê de Combate às consequências da Seca, que se reúne durante todas as segundas-feiras para que haja um acompanhamento sistemático da situação do Estado.

Entre as ações de combate à estiagem, o governo destaca a Adutora do Alto Oeste, que já está com 90% da sua obra concluída; ampliação do sistema adutor de Patu, da construção das Adutoras Santa Cruz/Mossoró (que vai beneficiar 22 comunidades rurais na cidade de Apodi); a construção de 3.200 cisternas no estado; Adutora de Engate Rápido entre Itaú e Pau dos Ferros; convênios assinados entre o Ministério da Integração e o Governo do Estado, R$ 26 milhões para obras de infraestrutura hídrica; R$ 23 milhões serão destinados à implantação de sistemas simplificados de abastecimento d’água em comunidades e aglomerados, entre outras.
Fonte: Jornal de Fato

UERN: Candidatos aprovados no PSV 2013 devem efetuar matrículas nos dias 23 e 24 deste mês

Maior número de matrículas é no Campus Central - CacauMaior número de matrículas é no Campus Central - CacauOs candidatos aprovados no Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2013 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com ingresso no segundo semestre, devem efetuar suas matrículas de forma presencial na instituição nos dias 23 e 24 de setembro. A matrícula é efetuada no campus ao qual o curso está vinculado.

O candidato deve apresentar duas fotografias 3x4 (iguais e recentes), além de cópia e original da seguinte documentação: histórico escolar do ensino médio, diploma ou certificado de conclusão do ensino médio, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, carteira de reservista ou certificado de alistamento militar, CPF e documento de identificação.

No Campus Central da Uern, as matrículas serão realizadas nos horários das 7h30 às 11h e das 19h às 21h, na secretaria do curso para o qual o candidato foi aprovado no PSV 2013. Conforme edital, quem não efetuar a matrícula no prazo estipulado perderá automaticamente a vaga.

Já os alunos veteranos devem efetuar as matrículas on-line entre os dias 7 e 11 de outubro, sendo a primeira fase de 7 a 9, a segunda no dia 10 e a terceira no dia 11. Somente poderá ser feita a matrícula on-line dos alunos que não possuírem pendências junto ao Sistema Integrado de Bibliotecas da Uern (SIB/Uern). Os estudantes nessa situação devem comparecer à biblioteca do Campus ou Núcleo para regularizar o cadastro.

Fonte: Jornal O Mossoroense

POLÍTICA DO RN: Garibaldi estaria próximo de sair do Ministério da Previdência para disputar Governo do RN

Garibaldi Filho especulado fora de ministérioGaribaldi Filho especulado fora de ministérioO Jornal Valor Econômico cravou a saída de Garibaldi Alves Filho (PMDB) do comando do Ministério da Previdência Social.
O fato ocorreria em decorrência da saída do PSB do governo Dilma Rousseff. Conforme o periódico, o PMDB estaria interessado em ocupar os cargos em aberto e em troca estaria disposto a abrir mão de outros ministérios entre os quais o da Previdência. O alvo principal do PMDB é o Ministério da Integração Nacional.

O jornal afirma que a saída de Garibaldi da Previdência seria conveniente porque ele disputará o Governo do Estado: "A entrega da Integração ao PMDB implicaria na devolução de algum de seus ministérios. Nessa cota entraria o da Previdência Social, já que o titular, Garibaldi Filho, deve se afastar para disputar o governo do Rio Grande do Norte. Neste caso, assumiria o secretário-executivo Carlos Eduardo Gabbas, da cota petista".

O periódico ainda explica que embora o prazo de desincompatibilização de ministros e secretários para a disputa de cargos eletivos seja em março, a presidenta Dilma Rousseff quer fazer as mudanças já em dezembro.

A informação casa com as especulações de que Garibaldi seria o candidato do PMDB ao governo. O partido já anunciou o rompimento com a governadora no final de agosto e no começo da semana decidiu em reunião partidária que terá candidatura própria.

No entanto, Garibaldi tem negado sistematicamente que vá disputar o cargo. Ele chegou a ponto de pedir para que parem de pressioná-lo.

Além de Garibaldi também estão cotados para a disputa do cargo o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e o deputado estadual Walter Alves.

Outra hipótese não totalmente descartada é o PMDB apoiar um candidato de outro partido.

Fonte: Jornal O Mossoroense

BENEFÍCIOS: Na FUNASA, Fátima trata de recursos para em abastecimento de água e saneamento no RN

Deputada Fátima Bezerra vendo a questão do abastecimento do RN

Em audiência realizada nesta semana com o Superintendente Estadual da FUNASA, Antônio Barbosa, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) tratou dos projetos em curso de saneamento básico e abastecimento de água para o RN. Ao todo, mais de 100 municípios apresentaram projetos que estão em analise para investimentos em obras nessas duas áreas.

Como vem acompanhando junto à FUNASA o processo desde o início, Fátima afirmou que vai continuar lutando para que o maior número de municípios seja contemplado para obras em saneamento básico e abastecimento de água.

Assessoria de Imprensa
Dep. Federal Fátima Bezerra - PT/RN
Heldon Simões - (84) 8708.4255 / 8722-0213 / 9643.3191
Jornalista - DRT 1768/RN

CAMPO GRANDE: Gesto arbitrário e inconsequente do prefeito Bibi vai gerar enorme prejuízo para agricultores/as de Campo Grande/RN

Dinarte, do Governo do RN, afirmou: "do jeito que está é prejuízo para C. Grande/RN"

Hoje pela manhã em Campo Grande, o técnico do Governo do Estado do RN, Sr. Dinarte, foi categórico ao afirmar que "do jeito que o prefeito Bibi apresentou e a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei de reformulação do conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável, os agricultores serão prejudicados porque seus projetos não receberão pareceres favoráveis nem na equipe técnica do RN Sustentável e nem no conselho estadual". 

O assunto em que falou o técnico do Governo do RN é relacionado aos famosos projetos do Programa de Combate a Pobreza Rural que no novo acordo de empréstimo com o Banco Mundial vai se chamar de RN Sustentável e destina recursos não reembolsáveis para associações comunitárias fazerem investimentos em projetos sociais, ambientais e produtivos. "O município de Campo Grande ao longo do tempo foi um dos mais beneficiados por conta da organização social e da organização do conselho municipal que chegou a ser eleito o melhor do Estado", disse Dinarte, técnico do Governo do RN.

A participação do Sr. Dinarte aconteceu numa reunião realizada hoje pela manhã (19/09), no salão paroquial, que foi convocada para tratar do assunto, tendo as participações do SINTRAF, Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, fórum das associações, representantes das 16 associações das principais comunitárias rurais de Campo Grande, Núcleo Sertão Verde, Secretaria Municipal de Agricultura e as vereadoras Luana Priscila, Dilcinéia Brito e Lilia Holanda.

A vereadora Lilia disse que não foi por falta de aviso que o prefeito agiu contra a agricultura de Campo Grande. "Eu e Luana dissemos que o município sairia prejudicado mas chegamos a ser chamadas de mentirosas pela base governista", disse Lilia. "Isso é a volta do coronelismo", completou Dilcinéia Brito. O fato, é que o novo formato do conselho tira totalmente as forças da sociedade civil, ao ponto de acabar com a eleição para indicação de representantes no conselho e até definir o regimento interno sem as participações dos conselheiros.

A Secretaria de Agricultura Irene Galdino estava presente e disse que desconhecia completamente o teor do projeto e se prontificou para articular uma reunião entre o técnico do Governo do Estado e o prefeito para falar do prejuízo que o município terá e da importância da medida ser revogada. "É lamentável que tenha chegado a este ponto porque é uma perda para Campo Grande", disse Hildebrando, diretor do SINTRAF.
A posição de pedir revogação foi defendida também por Givanildo Fernandes, presidente do STTR.

Agora além de autoritarismo, o gesto se concretizou como um prejuízo anual grande para a agricultura familiar. É aquela coisa de lembrar que se não quer ajudar, era bom não atrapalhar.

Fonte: JPT DE CG-RN

MOSSORÓ: Ponte na BR-304 será interditada novamente

A ponte da Barragem de Genésio, sobre o Rio Mossoró será interditada mais uma vez neste final de semana para as obras de duplicação da BR 304. No local serão colocadas as últimas seis vigas que vão dar sustentação à laje que, posteriormente, receberá o asfalto, como parte das obras do Complexo Viário da Abolição.

Nos dias 14 e 15 o trecho foi isolado para a colocação das nove primeiras vigas. Com isso, o trajeto de veículos foi alterado e teve que ser deslocado para dentro da cidade, passando por bairros como Belo Horizonte, Alto da Conceição, Planalto 13 de Maio, Liberdade e Nova Betânia, por exemplo.

Além do alargamento da ponte, integram também as obras na duplicação da BR 304, cinco viadutos. Um deles está pronto, mas ainda não foi liberado porque uma faixa usada para o retorno de quem vem de Fortaleza e precisa voltar ao centro da cidade ainda será deslocado para mais à frente da descida da estrutura. O viaduto 5 está localizado no Alto de São Manoel, saída para Natal.

O viaduto 4, saída para Apodi, deve ser entregue em outubro, antes mesmo do viaduto 5 ser liberado para o tráfego de veículos. "No local está sendo feita a colocação do aterro final que receberá o asfalto e ficarão faltando pequenos serviços de drenagem e outras coisas antes de ser liberado", explicou o engenheiro civil Yure Alexandre, superintendente da Secretaria de Estado da Infraestrutura.

No viaduto 3, que fica no cruzamento da rodovia com a Avenida João da Escóssia, a empresa responsável pelas obras terminou ontem a colocação das 30 vigas. O trabalho foi iniciado no último domingo, 15.

O cruzamento da rodovia com a Avenida Abel Coelho, local que está sendo construído o viaduto 2, será interditado parcialmente a partir de hoje. Lá começará o transporte e içamento das vigas na estrutura. O serviço será feito até amanhã. No sábado, 21, e domingo, 22, os guindastes vão para a ponte terminar o içamento das seis vigas e, depois, retornam para o viaduto 2.

No viaduto 1, no Santa Delmira, uma parte da estrutura já foi concretada. Na próxima semana, o outro lado receberá o concreto.

O aterramento dos viadutos 2 e 3 devem ser concluídos no final do ano. O aterramento no viaduto 1 deve terminar antes dos outros dois locais. 

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

RN: Afugenta grandes empresas atacadistas

Por Marcos Aurélio de Sá
Com o tipo de mentalidade que, infelizmente, está prevalecendo na área econômica do Governo Rosalba Ciarlini (DEM), o Rio Grande do Norte, além de estar perdendo a fábrica de cerveja da Ambev e os poucos voos que as operadoras de turismo ainda remetem para Natal, também está afugentando para os estados vizinhos vários grupos empresariais que se dedicam ao comércio atacadista.
Segundo uma fonte ligada à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), um número crescente de comerciantes dedicados às vendas no atacado vem revelando publicamente a intenção de transferir os seus negócios para a Paraíba, já que lá podem obter facilmente para suas empresas a condição de contribuintes regidos por regime especial de tributação, benefício que agora lhes é negado no território potiguar.
O problema se agravou em meados do mês passado, quando a governadora assinou decreto proibindo a renovação dos tais regimes especiais, que há anos vinham sendo concedidos, de modo a permitir que o comércio atacadista local pudessem competir em igualdades de condições com concorrentes de fora.
Fonte: Blog do Carlos Santos

MENSAGEM DO DIA

“O esforço só é expresso em recompensa, quando uma pessoa se recusa a desistir”.
Napoleon Hill