sábado, 3 de agosto de 2013

MOSSORÓ: provinciana...

O que deveria ser uma solenidade marcada apenas pela emoção, por ser um marco na saúde de Mossoró e região, terminou se transformando numa “praça de guerra”.  Mas entre mortos e feridos, escaparam todos.
A inauguração ontem (sexta-feira, 3) à noite do Hospital da Solidariedade (Hospital do Câncer de Mossoró), empreendimento tocado pelo hematologista Cure de Medeiros, ensejou confronto entre claques políticas, com provocações verbais, gestuais e bate-bocas.
Por pouco os manifestantes e algumas figuras proeminentes da política não tiram o brilho do evento.
Passou praticamente despercebido, por exemplo, o arranca-rabo entre as primas e adversárias Rosalba Ciarlini (DEM) e Sandra Rosado (PSB), respectivamente governadora e deputada federal.
Rosalba postou-se à frente de Sandra e da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), encobrindo-as com o corpo, diante de focos de holofotes, câmeras de TV´s e lentes de fotógrafos, na ala reservada às principais autoridades.
Sandra não gostou. Pediu para ela sair, perfilando-se como as demais pessoas. A governadora amuou-se e rosnou à cobrança, rotulada pela prima como “falta de educação”. Mais: “Uma indelicadeza”.
- Aprendi com você – retrucou Rosalba, revirando a cabeça em quase 180 graus, com olhos que tentavam mirar Sandra.
Como a deputada não se calou, a governadora resolveu sair.
As claques oficiais com manifestações próprias de campanhas políticas também deixaram sua marca.
Entre os manifestantes, alguns casos isolados de uso de expressões grosseiras e gestuais que seriam repreendidos com rigor até mesmo em bordéis.
O deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) foi “esquecido” em discurso de Cure. Ficou tiririca e saiu antes do término da solenidade.
O quiproquó nos bastidores sobrou até pro cerimonial, que recebeu pressão para vetar nomes à oratória.
Ao discursar, Rosalba pediu a “união” e “mãos dadas” de todos em favor da saúde. Porém sua voz foi entrecortada, duas vezes, por Larissa (sem microfone): “Governadora, libere minha emenda para a Casa de Apoio”.
Diante da insistência, Rosalba abriu parêntese em sua oratória para respondê-la: “Quando passar esse arrocho eu libero pra você”.
Larissa a redarguiu: “Para mim, não. Para a Casa de Apoio”.
E assim caminha a provinciana política mossoroense….
Fonte: Blog do Carlos Santos

MOSSORÓ: Atraso da prefeitura

Em meio à festa, Hospital do Câncer aguarda recursos

A festa de inauguração oficial do Hospital da Solidariedade (Hospital do Câncer de Mossoró) encobriu outra realidade, que está nos bastidores: a dificuldade para manutenção dessa obra encabeçada pelo hematologista Cure de Medeiros.
Na última semana, o vereador Genivan Vale (PR) recebeu telegrama enviado por Cure de Medeiros, da Liga Mossoroense de Combate ao Câncer (LMCC) e Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), informando a grave situação do serviço aos pacientes na cidade, pela falta de repasse por parte da Prefeitura de Mossoró, (até a data de 31/07/2013 não havia sido feito).
Festa e Saúde
É referente ao pagamento da despesa de uma UTI referente ainda ao mês de abril deste ano, no valor R$ 217.140,00, fundamental para a manutenção e para o bom tratamento do paciente com câncer, bem como validação do serviço de imagem que, há mais de um ano tenta prestar serviço à população com câncer, em um mesmo estabelecimento, conforme institui a lei federal.
“Estamos funcionando precariamente e já me desfiz de um veículo de uso pessoal para cobrir as despesas. Gostaríamos de ver esse problema resolvido, pois tem sido difícil a manutenção nestas condições”, afirmou Cure de Medeiros.
- Há mais de um mês, o município gastou o equivalente a 5 milhões de reais em festa junina, iniciativa importante para a cidade, que tem desdobramentos na economia, na criação de empregos e rendas, mas sabemos que saúde deve ser prioridade. Pedimos que a prefeita Cláudia Regina (DEM) se sensibilize e cumpra com esse compromisso”, clama o parlamentar.
Fonte: Blog do Carlos Santos