quarta-feira, 9 de outubro de 2013

NATAL: Câmara Municipal de Natal aprova passe livre estudantil

Joana Lima
Estudantes de Natal realizaram várias mobilizações pelo passe livre
Foi aprovado ontem (8) o projeto que institui a gratuidade para estudantes no Sistema de Transporte Público Coletivo do Município de Natal. Agora o projeto será encaminhado para aprovação no Poder Executivo Municipal, que terá 15 dias para aprovar ou vetar a proposta. Mas é praticamente certo que o prefeito Carlos Eduardo siga a decisão dos vereadores e sancione o projeto de Lei. A confirmação foi dada pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL), por meio das redes sociais.
O projeto havia sido aprovado por unanimidade na primeira discussão, ocorrida no dia 2 deste mês, na Câmara dos Vereadores de Natal. Na ocasião, a vereadora Amanda Gurgel (PSTU), que é a autora, comemorou o resultado da votação. Participaram ainda da elaboração do PL Nº. 098/2013 os vereadores Sandro Pimentel e Marco Antônio, ambos do PSOL.
Ainda na primeira votação, Sandro Pimentel comentou na plenária: “Senhores vereadores, vocês estarão escrevendo seus nomes na história dessa cidade. A vitória dos estudantes com a conquista dos seus direitos”, que foi acompanhado pelo vereador Hugo Manso (PT): “a passagem gratuita não pode esbarrar na perda da qualidade dos serviços”.
A gratuidade do transporte público coletivo tem sido cobrada por movimentos populares em todo o Brasil. O Estado do Rio Grande do Sul foi um dos primeiros a adotar tal medida, garantindo acesso livre no transporte intermunicipal. Há pouco mais de uma semana, os moradores da Região Metropolitana de Goiânia (GO) também obtiveram tal benefício.

A tendência, de acordo com as expectativas dos representantes dos movimentos populares que têm alcançado inúmeras conquistas ao longo dos últimos meses, é que outros estados e municípios brasileiros adotem medida semelhante, beneficiando os estudantes.
Fonte: Jornal de fato

CIDADES DO ESTADO: Pontos turísticos do Seridó são mapeados


WALLACY MEDEIROS
Açude Totoró, em Currais Novos, é um dos pontos turísticos da região do Seridó potiguar
Os pontos turísticos do Seridó potiguar estão sendo mapeados para identificar os principais atrativos da região e promover o turismo ecológico por meio de trilhas na natureza. Idealizada pelo curso de Turismo do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) de Currais Novos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a atividade busca divulgar e preservar a natureza do sertão nordestino e desenvolver a economia local.

"As pessoas que se propõem a fazer trilhas ecológicas normalmente têm uma conscientização ambiental maior. Pretendemos contribuir para a preservação do Seridó, mostrando a importância cultural e a beleza desse ecossistema", destaca a coordenadora do projeto, a professora Clébia Bezerra da Silva.

Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Cerro-Corá foram os municípios escolhidos inicialmente para participar do programa. Lagoas, pinturas rupestres, formações rochosas, áreas naturais, vegetação e clima característicos fazem parte das atrações dessas cidades.

Para sugerir e organizar as trilhas, foi feito um levantamento, por meio de pesquisa bibliográfica, sobre a região e excursões a pontos turísticos com guias locais. Itens como duração do percurso, proximidade e acessibilidade foram analisados pelos turismólogos.

Ednaja Faustino da Silva, aluna do 8º período de Turismo em Currais Novos, participa do projeto desde o início de 2013 e ficou responsável pela organização da trilha de Cerro-Corá. "Além de ser uma paisagem muito bonita, tem todo o ecossistema da caatinga e do Seridó, mas com aspectos diferenciados por ser uma região serrana", explica.

A estudante destaca o aprendizado nos âmbitos acadêmico e social. "A gente aprende como trabalhar com a comunidade local e a importância da inserção das pessoas no projeto para que ele realmente funcione", conta. Ednaja destaca ainda a integração das cidades. "O turista virá conhecer o Seridó e não apenas um município, dando visibilidade aos atrativos diferentes que eles têm", analisa.

Há dois anos estudando o potencial do Seridó, a equipe pretende lançar em dezembro deste ano um site para divulgar as trilhas ecológicas e a infraestrutura turística dos lugares, como pousadas e contatos de guias locais.

"Nosso objetivo é ajudar a organizar o turismo no Seridó para que as trilhas possam ser comercializadas pela própria comunidade, virando uma fonte de renda para a população", explica a coordenadora.

Para despertar o interesse de visitantes e facilitar a escolha das trilhas, a página também vai contar com fotos das atrações e mapas produzidos pelos pesquisadores da UFRN, bem como informações sobre a geografia e a história dos municípios. "Queremos atrair pessoas do próprio Estado e turistas que vêm conhecer as belezas naturais do Rio Grande do Norte. O maior foco de visitações é o litoral, mas o interior tem um grande potencial que pode ser desenvolvido", avalia Clébia Silva.

EMPREENDEDORISMO

A equipe da UFRN vai capacitar a população local por meio de cursos de empreendedorismo. Com duração de 20 horas, a primeira turma será formada este mês na cidade de Acari. "A ideia é habilitar a população para que ela possa gerenciar as atividades, gerando renda e ao mesmo tempo cuidando da natureza", afirma a coordenadora da iniciativa.

Há sete anos trabalhando como guia turístico em Cerro-Corá, Ronivon Pereira de Araújo aprova as ações da UFRN. Ele espera que a divulgação não só aumente o número de turistas na região, como também daqueles que procuram maior contato com a natureza. "Esperamos receber mais pessoas interessadas em ecotrilhas. As paisagens daqui são convidativas para esse tipo de atividade, mas a procura ainda é baixa", diz.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

MOSSORÓ: Universidades obtêm boas notas no Enade


Ednilto Neves
Exame avalia estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos
Os cursos das universidades públicas de Mossoró avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2012 obtiveram bons resultados. O exame é aplicado aos alunos de graduação que estão começando o curso e àqueles em fase conclusão. As notas vão de 0 a 5.

O curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) obteve conceito 5 - nota máxima.

Para o professor Kléber Formiga Miranda, professor do curso, a nota reflete o empenho dos alunos e do corpo docente. "Os alunos são os parabenizados, mas tanto alunos quanto professores do curso ficam enaltecidos com a notícia. O indicador reflete a seriedade e zelo dedicados ao curso no seu primeiro ciclo de avaliação. Exigiremos ainda mais dos professores e da Ufersa para permanecermos nesse patamar", comenta.

O curso de Direito do Campus Avançado de Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) também obteve conceito cinco.

O curso de Direito do Campus Central, em Mossoró ficou com nota 4. Outro curso com nota quatro foi o de Administração, também do Campus Central.

Tiraram nota três dos cursos de administração de Pau dos Ferros e Macau; contábeis de Alexandria, Mossoró, Macau e Patu; Turismo de Natal, Areia Branca e Mossoró. Ficaram com nota dois os cursos de Ciências Econômicas de Assu, Mossoró e Umarizal. O de Pau dos Ferros foi o único a ter nota um.

As habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda tiraram nota 4. O chefe do Departamento de Comunicação Social (DECOM), Fabiano Morais, disse que o conceito obtido foi uma vitória para o curso que tem apenas 10 anos.

"Não é resultado apenas de um ano, mas de todos esses 10 anos. Mostra o nível da qualidade dos professores e dos alunos. Mostra também que ficamos à frente de cursos com mais de 40, 50 anos de existência de universidades importantes do Nordeste e também de universidades particulares que têm melhor infraestrutura que a nossa", comenta Fabiano.

EXAME

O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.

Entre os cursos em instituições públicas de ensino superior, 80,5% obtiveram uma nota satisfatória, 17% atingiram nota máxima, 5; 29,8%, nota 4, e 33,7% nota 3. Em 2009, o percentual de cursos com notas satisfatórias era de 61,6%.

O Exame avalia o desempenho dos estudantes com base em três diretrizes: conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares; desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.

A edição de 2013 do Enade, que avaliará cursos de saúde, ciências agrárias e serviço social, será realizada no dia 24 de novembro.

Devem fazer a prova cerca de 200 mil estudantes dos penúltimos e últimos semestres dos seus cursos. 

Entre as mudanças desta edição também constam a obrigatoriedade do estudante permanecer, ao menos, uma hora na sala de provas e a utilização das notas do Enem para substituir a prova de entrada no Enade.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

MOSSORÓ: Operação Sal Grosso

Justiça anula sentença e promotores reagem


Por Dinarte Assunção (Portal No Ar)
O Tribunal de Justiça do RN (TJRN) anulou a sentença da “Operação Sal Grosso”, que foi deflagrada em novembro de 2007 e desvendou esquema de corrupção na Câmara de Vereadores de Mossoró.
Foram mais de vinte mil documentos e 40 computadores aprendidos. Entre os principais pontos de irregularidades apontados pelo MP estão: gastos com diárias não comprovadas; empréstimos consignados pagos pela Câmara Municipal à Caixa Econômica Federal, em nome de vereadores e demais servidores da Casa; despesas realizadas sem licitação e uso das verbas de gabinete de maneira irregular.
Em primeira instância, foram condenados João Newton da Escóssia Júnior (6 anos e 4 meses); Aluízio Feitosa (5 anos e 4 meses); Ângelo Benjamim de de Oliveira Machado (5 anos e 4 meses); Claudionor Antônio dos Santos (5 anos e 4 meses); Daniel Gomes da Silva (5 anos e 4 meses); Gilvanda peixoto Costa (5 anos e 4 meses); Manoel Bezerra de Maria (5 anos e 4 meses); Maria Izabel Araújo Montenegro (5 anos e 4 meses); e Osnildo Morais de Lima.
Neste terça-feira (8), a Câmara Criminal julgou o caso do suposto uso indevido de verbas públicas na Câmara de janeiro de 2005 a outubro de 2007. À unanimidade dos votos, os desembargadores decidiram anular a sentença condenatória do 1º grau por entenderem que houve cerceamento de defesa aos acusados, negando, assim, o direito constitucional do “contraditório” e da “ampla defesa”.
Reação
Ainda à tarde de hoje, o Ministério Público Estadual (MPE) contestou a informação, dando sua versão sobre o que fora decidido no TJRN.
Veja a nota na íntegra, abaixo:
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio das Promotorias do Patrimônio Público da Comarca de Mossoró, vem a público esclarecer que a recente decisão da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, que anulou a sentença condenatória de uma ação penal relacionada à Operação Sal Grosso, proferida por um Juiz de Mossoró, determinou que a primeira instância prolate outra sentença, que, inclusive, poderá ser de igual teor condenatório, uma vez que o mérito da decisão não foi afetado pelo posicionamento do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
Na prática, portanto, não há que se falar em absolvição dos condenados, pois a Câmara Criminal apenas analisou preliminares, que, segundo informa a decisão colegiada, não restaram analisadas pelo Magistrado.
Para os Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Mossoró a condenação conseguida na primeira instância foi uma conquista emblemática na luta contra a corrupção no Estado e não pode ser desqualificada. Assim, apesar de não concordar com a decisão da Câmara Criminal, o Ministério Público está analisando a conveniência da utilização ou não de recurso.

Fonte: Blog do Carlos Santos

MENSAGEM DO DIA

“Tenha compaixão e compreensão p aqueles cujo condicionamento negativo tornou-os pessoas difíceis e desagradáveis”.
J. Murphy