quarta-feira, 9 de outubro de 2013

MOSSORÓ: Universidades obtêm boas notas no Enade


Ednilto Neves
Exame avalia estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos
Os cursos das universidades públicas de Mossoró avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2012 obtiveram bons resultados. O exame é aplicado aos alunos de graduação que estão começando o curso e àqueles em fase conclusão. As notas vão de 0 a 5.

O curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) obteve conceito 5 - nota máxima.

Para o professor Kléber Formiga Miranda, professor do curso, a nota reflete o empenho dos alunos e do corpo docente. "Os alunos são os parabenizados, mas tanto alunos quanto professores do curso ficam enaltecidos com a notícia. O indicador reflete a seriedade e zelo dedicados ao curso no seu primeiro ciclo de avaliação. Exigiremos ainda mais dos professores e da Ufersa para permanecermos nesse patamar", comenta.

O curso de Direito do Campus Avançado de Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) também obteve conceito cinco.

O curso de Direito do Campus Central, em Mossoró ficou com nota 4. Outro curso com nota quatro foi o de Administração, também do Campus Central.

Tiraram nota três dos cursos de administração de Pau dos Ferros e Macau; contábeis de Alexandria, Mossoró, Macau e Patu; Turismo de Natal, Areia Branca e Mossoró. Ficaram com nota dois os cursos de Ciências Econômicas de Assu, Mossoró e Umarizal. O de Pau dos Ferros foi o único a ter nota um.

As habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda tiraram nota 4. O chefe do Departamento de Comunicação Social (DECOM), Fabiano Morais, disse que o conceito obtido foi uma vitória para o curso que tem apenas 10 anos.

"Não é resultado apenas de um ano, mas de todos esses 10 anos. Mostra o nível da qualidade dos professores e dos alunos. Mostra também que ficamos à frente de cursos com mais de 40, 50 anos de existência de universidades importantes do Nordeste e também de universidades particulares que têm melhor infraestrutura que a nossa", comenta Fabiano.

EXAME

O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.

Entre os cursos em instituições públicas de ensino superior, 80,5% obtiveram uma nota satisfatória, 17% atingiram nota máxima, 5; 29,8%, nota 4, e 33,7% nota 3. Em 2009, o percentual de cursos com notas satisfatórias era de 61,6%.

O Exame avalia o desempenho dos estudantes com base em três diretrizes: conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares; desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.

A edição de 2013 do Enade, que avaliará cursos de saúde, ciências agrárias e serviço social, será realizada no dia 24 de novembro.

Devem fazer a prova cerca de 200 mil estudantes dos penúltimos e últimos semestres dos seus cursos. 

Entre as mudanças desta edição também constam a obrigatoriedade do estudante permanecer, ao menos, uma hora na sala de provas e a utilização das notas do Enem para substituir a prova de entrada no Enade.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.