quinta-feira, 20 de junho de 2013

BRASIL: ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Desastre anunciado e estimulado pelas nossas autoridades // Quase 30% das crianças matriculadas no ensino fundamental do Rio Grande do Norte não sabem ler nem escrever. E o mais vergonhoso é que nenhum representante do povo do Estado potiguar (deputado, senador, vereador, prefeito, governador) e o raio que o parta se manifesta sobre essa nefanda, nefasta e terrível realidade. Quanta falta de vergonha!

A notícia não poderia ser pior, principalmente, porque é um desastre anunciado e estimulado pelas nossas autoridades. Nós do Estado do Rio Grande do Norte, estamos nos preparando para um futuro negro. E não estou falando da economia, que aos poucos vai afundando, gerida pelo PT (petezada), que não cessa um minuto de desviar, saltear, roubar, saquear, furtar, surrupiar, assaltar e se lambuzar com dinheiro dos cofres públicos. A PeTralhada no poder, se constitui na maior quadrilha de bandidos, marginais, ladrões e assaltantes do erário público, de toda a história político-administrativa do Brasil. Agora, falo sim, da escola, que é a principal fonte de desenvolvimento e progresso de qualquer País. Pois bem, leio num dos jornais de circulação no Rio Grande do Norte, que quase 30%das crianças matriculadas nas escolas do ensino fundamental do Estado não sabem ler nem escrever. E, aliás, esse desastre é no território nacional todo. Estou lembrado de uma menina da 6ª série numa escola pública de Brasília-DF, que não sabe ler as palavras Ordem e Progresso na bandeira nacional. A televisão mostrou isso. Com a péssima qualidade do ensino público, escolas caindo aos pedaços, professores mal pagos, mal preparados, incapazes e desvio de recursos da merenda escolar, não é difícil prever o nosso futuro. Ainda mais: nenhum governante, nenhum deputado, senador, vereador, prefeito, governador se manifestou até agora, sobre essa realidade terrível. Também, não se vê uma palavra da sociedade. É um silêncio total e absoluta indiferença. Profundamente lamentável!

Fonte: Blog Sociedade Alerta

BRASIL: MANIFESTAÇÕES


A barulheira nas ruas do país indicam não somente um momento de consciência do povo face aos problemas, mas muitas outras coisas que estão implícitas, como a oportunidade de os grupos minoritários estarem aproveitando o momento em que o mundo está virado para o Brasil por causa da Copa das Confederações.

 

No meio dos manifestantes tem de tudo e mais um pouco. Há gente de toda espécie e com as mais variadas intenções.

 

Em cidades pequenas do nosso porte ainda não temos notícias, mas se a coisa demorar, não nos admiremos que as cidades menores entrem também no meio.

UPANEMA: Conversa rápida com Manezinho


Numa conversa rápida que tive nessa semana com o ex vice-prefeito Manezinho pude perceber que o mesmo está muito empolgado para disputar mais uma eleição depois da derrota nas urnas com uma maioria de 1024 votos, onde o povo deu um basta na arrogância do PMDB de Upanema. É evidente que essa grande derrota não foi a derrota de Manezinho e sim de um sistema falido que não conseguia mais se colocar de pé diante de tantas aberrações cometidas.
      Manezinho é um cidadão de bem e tem toda a liberdade de disputar mais uma eleição. Na conversa que tivemos o mesmo me confidenciou que seus planos é ficar a frente do diretório do PMDB e com isso conseguir dar encaminhamentos ao partido no sentido de pleitear mais uma campanha. Resta saber se a outra parte concorda com isso.
      Baseado no ditado “Quem é coxo parte cedo” Manezinho já articula a liderança do partido e alinha a visão para uma nova disputa.
      A pressa do candidato em se articular faltando ainda mais de três anos se deve pelo fato de sua candidatura, na campanha passada, ter demorado muito tempo pra ser concretizada e ter perdido o norte na disputa. Agora, o ex vice prefeito se concentra em articular sua candidatura tendo o tempo como aliado.

Fonte: Blog do Professor Josiel

ESTADO: NO DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS


PREFEITURA DE UPANEMA
COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO
AVISO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS 001/2013

A Prefeitura Municipal de Upanema, por intermédio de sua Comissão Permanente de Licitação, torna público que realizará licitação, na modalidade Tomada de Preços, tipo menor preço por empreitada, para o Objeto: Contratação de empresa para execução das obras de recuperação de pavimentação asfáltica com CBUQ, (Recapeamento e capeamento), em ruas do município de Upanema – RN.

Data: 05/07/2013.
Horário: 08h00min.

Upanema/RN, 17 de junho de 2013.

MOSSORÓ: Alunos do Maria Stella protestam para ter aulas


Estudantes reivindicaram envio de professor de forma urgente para a Escola Maria Stella

A onda de protestos que se espalha pelo País também não deixa de fora a educação. Ontem, um grupo de estudantes (mais ou menos 40 alunos), da Escola Estadual Maria Stella Pinheiro, do bairro Liberdade, estiveram pela manhã em frente à 12ª Dired, para protestar.

O protesto, no entanto, não era por transporte público nem por outra reivindicação, senão a de ter professor em sala de aula. “Estamos sem professor de Filosofia, História e Sociologia há muito tempo. Desde o semestre do ano passado que essa situação está assim e a Dired nada fez para resolver o problema de nossa escola. Ou seja, somos vários estudantes sem professor. Isso é inadmissível. Alguns dizem que são os alunos que não querem estudar... e quando é o contrário? Quando os alunos querem ir para a escola e aprender, como fica? E se não tem professor?”, questiona a estudante Soraya Raquel, porta-voz do grupo, que visitou, durante a manhã de ontem, 19, a Redação da GAZETA DO OESTE. “Queremos que vocês noticiem isso... isso não pode acontecer assim. A gente quer assistir aula e simplesmente não temos professor!”, pede.

Segundo a aluna, que estava acompanhada de um grupo de mais seis estudantes, afora os demais que ficaram em frente à 12ª Dired, até mesmo a merendeira da escola já aplicou atividade para a turma. “Existe isso? Tudo bem, mas não é a função de uma merendeira aplicar atividades nem mesmo do rapaz que fica no portão da escola, como já aconteceu outras vezes. A gente ficou calado um tempo, mas como a situação está meio insustentável e temos que falar mesmo, viemos para a porta deles, a fim de que eles consigam uma solução rápida”, diz, em tom de revolta, salientando que se o problema persistir, mais estudantes irão cobrar da Dired um posicionamento.

A aluna também destaca que sempre que a direção faz contato com a 12ª Dired, eles dizem “que a gente deve estudar pelos livros, por enquanto. Mas como estudar pelos livros, se não tem quem nos oriente? Quem nos explique? Quer dizer que temos que estudar as disciplinas por conta própria? À tarde, este mesmo cenário se repete”, frisa.

PEDIDO RESPONDIDO

Em contato com a reportagem da GAZETA DO OESTE, a assessoria de comunicação da 12ª Dired salientou que o pedido dos estudantes já foi acatado. “Vamos enviar o professor amanhã mesmo”, revelou a assessoria.
Fonte: Gazeta do Oeste

ESTADO: RN terá investimento superior a R$ 106 milhões em exploração e produção de petróleo e gás natural


Do total, 123 blocos estão em terra e 166 no mar

Aberta no último dia 14 de maio, a 11ª rodada de licitações de blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural foi encerrada com resultado positivo para o Rio Grande do Norte. Cinco anos após o último leilão, foram arrematados 15 blocos pelas empresas Geopark (5 blocos), Petrobras (três blocos, sendo um em consórcio com a Petrobras e BP), UTC (três blocos), Imetame (dois blocos) e Irati (dois blocos). O investimento mínimo previsto para a fase de exploração (PEM) é de R$ 106.695.000,00.
De acordo com o ofício encaminhado ao Governo do RN pela diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Magda Chambriard, a 11ª rodada foi a mais bem-sucedida na história da ANP. Foram habilitadas a participar do processo 64 empresas para exploração de 289 blocos, em 23 setores, perfazendo um total de 155,8 mil km². 

Do total, 123 blocos estão em terra e 166 no mar, dos quais 94 em águas rasas e 72 em águas profundas. Os blocos estão distribuídos em 11 bacias sedimentares: Barreirinhas, Ceará, Espírito Santo, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Parnaíba, Pernambuco-Paraíba, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Tucano Sul.

Fonte: Gazeta Do Oeste

MOSSORÓ: Movimento Pau-de-Arara realiza nova mobilização


Centenas de estudantes saíram às ruas na terça-feira passada

Na luta pela implantação de um plano de mobilidade urbana em Mossoró, que inclui o funcionamento de um sistema de transporte coletivo para atender com qualidade toda a população, o Movimento Pau-de-Arara dá continuidade as suas ações. Hoje, 20, às 10h, representantes do movimento participam de uma reunião que acontece na Câmara Municipal de Mossoró, como informa a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Rayane Andrade.

A expectativa é de que o encontro conte com a participação de representantes da Prefeitura de Mossoró e do Governo do Estado.

Na manhã de ontem, o grupo entregou cópias da pauta de reivindicações a representantes do Poder Legislativo municipal. De acordo com informe publicado na comunidade na página virtual do Facebook, as reivindicações foram definidas a partir de relatos de estudantes e da sociedade civil presente no ato e na reunião realizada na terça-feira passada, 18.

De acordo com Rayane Andrade, o documento aborda também questões referentes ao sistema de integração proposto pelo município. O poder de resolutividade da proposta é um dos questionamentos do grupo, como comenta Rayane Andrade, acrescentando que medidas paliativas não irão solucionar o problema.

Além disso, a estudante lembra que mobilidade urbana não diz respeito apenas ao transporte público. Ela informa que o grupo possui críticas ao modelo enviado pela Prefeitura Municipal de Mossoró, que não contempla áreas de grande fluxo de usuário.

A pauta inclui também o retrocesso no valor das passagens cobradas no transporte municipal. Rayane Andrade menciona que os estudantes estão cientes que o Governo cortou impostos cobrados às empresas e este desconto ainda não foi repassado aos usuários. Quanto ao valor de redução sugerido pelos estudantes, ela afirma que é preciso sentar para rever este valor, mas ele deve ser proporcional ao corte dos impostos e ao serviço oferecido.

À tarde, às 16h, o Movimento Pau-de-Arara se concentra na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax) para realização de uma mobilização em solidariedade ao ato nacional. De acordo com Rayane Andrade, o grupo local está articulado com a mobilização nacional.

Após plenária do movimento, os presentes sairão em caminhada. O percurso já está sendo definido, mas o grupo quer discutir, junto com os manifestantes, o melhor caminho a ser percorrido.

Na ocasião, haverá o lançamento da edição 2013 do Grito dos Excluídos, que este ano traz como tema ‘Juventude que ousa lutar constrói o poder popular’.

Para a mobilização de hoje, o movimento espera um apoio ainda maior do que o visualizado na terça-feira. Mas Rayane Andrade comenta que, desde então, o apoio ao grupo vem crescendo. 

Fonte: Gazeta Do Oeste