quinta-feira, 20 de junho de 2013

MOSSORÓ: Movimento Pau-de-Arara realiza nova mobilização


Centenas de estudantes saíram às ruas na terça-feira passada

Na luta pela implantação de um plano de mobilidade urbana em Mossoró, que inclui o funcionamento de um sistema de transporte coletivo para atender com qualidade toda a população, o Movimento Pau-de-Arara dá continuidade as suas ações. Hoje, 20, às 10h, representantes do movimento participam de uma reunião que acontece na Câmara Municipal de Mossoró, como informa a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Rayane Andrade.

A expectativa é de que o encontro conte com a participação de representantes da Prefeitura de Mossoró e do Governo do Estado.

Na manhã de ontem, o grupo entregou cópias da pauta de reivindicações a representantes do Poder Legislativo municipal. De acordo com informe publicado na comunidade na página virtual do Facebook, as reivindicações foram definidas a partir de relatos de estudantes e da sociedade civil presente no ato e na reunião realizada na terça-feira passada, 18.

De acordo com Rayane Andrade, o documento aborda também questões referentes ao sistema de integração proposto pelo município. O poder de resolutividade da proposta é um dos questionamentos do grupo, como comenta Rayane Andrade, acrescentando que medidas paliativas não irão solucionar o problema.

Além disso, a estudante lembra que mobilidade urbana não diz respeito apenas ao transporte público. Ela informa que o grupo possui críticas ao modelo enviado pela Prefeitura Municipal de Mossoró, que não contempla áreas de grande fluxo de usuário.

A pauta inclui também o retrocesso no valor das passagens cobradas no transporte municipal. Rayane Andrade menciona que os estudantes estão cientes que o Governo cortou impostos cobrados às empresas e este desconto ainda não foi repassado aos usuários. Quanto ao valor de redução sugerido pelos estudantes, ela afirma que é preciso sentar para rever este valor, mas ele deve ser proporcional ao corte dos impostos e ao serviço oferecido.

À tarde, às 16h, o Movimento Pau-de-Arara se concentra na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax) para realização de uma mobilização em solidariedade ao ato nacional. De acordo com Rayane Andrade, o grupo local está articulado com a mobilização nacional.

Após plenária do movimento, os presentes sairão em caminhada. O percurso já está sendo definido, mas o grupo quer discutir, junto com os manifestantes, o melhor caminho a ser percorrido.

Na ocasião, haverá o lançamento da edição 2013 do Grito dos Excluídos, que este ano traz como tema ‘Juventude que ousa lutar constrói o poder popular’.

Para a mobilização de hoje, o movimento espera um apoio ainda maior do que o visualizado na terça-feira. Mas Rayane Andrade comenta que, desde então, o apoio ao grupo vem crescendo. 

Fonte: Gazeta Do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.