terça-feira, 29 de outubro de 2013

SAÚDE: AVC pode ser prevenido com hábitos saudáveis


Reprodução
Apontado como uma das principais causas de internação e morte no país, o acidente vascular cerebral (AVC) pode ser prevenido, em boa parte dos casos, com hábitos saudáveis no decorrer da vida, como a prática moderada de exercícios. No Dia Mundial de Combate ao AVC, lembrado hoje (29), especialistas alertam que a busca por atendimento médico de emergência logo após o aparecimento dos primeiros sintomas é fundamental. O atendimento rápido garante que a aplicação dos medicamentos ocorra antes de quatro horas e meia, período considerado chave para reduzir a mortalidade.

De acordo com a Organização Mundial de AVC, a doença é responsável por 6 milhões de mortes a cada ano. Dados do Ministério da Saúde mostram que entre 2000 e 2010, a mortalidade por acidente vascular cerebral no país caiu 32% na faixa etária até 70 anos, que concentra as mortes evitáveis. Apesar disso, só em 2010, mais de 33 mil pessoas morreram em decorrência de AVC nessa faixa etária.

Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro, o médico Eduardo Barreto acredita que o desconhecimento da população sobre os sintomas é uma dos maiores dificuldades no combate ao AVC.

"Um dos maiores problemas que percebemos é o desconhecimento dos sintomas, que servem como sinal de alerta e, se fossem identificados adequadamente, poderiam evitar verdadeiras catástrofes provocadas pelo AVC", disse ele, que citou como principais sintomas a fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo, dificuldade para falar, entender o interlocutor ou enxergar, tontura repentina e dor de cabeça muito forte sem motivo aparente.  "Assim que algum dessas situações for percebida, é preciso buscar imediatamente assistência médica de urgência", acrescentou.

O especialista ressaltou que quando o atendimento ocorre em tempo hábil é possível submeter o paciente a exames para determinar o tipo de AVC e a área do cérebro atingida e fazer os procedimentos necessários, como a injeção de medicamentos que dissolvem o coágulo. Ele enfatizou que, com isso, as possibilidades de recuperação são muito maiores. Barreto destacou que, sem o diagnóstico precoce, o AVC pode provocar, com mais frequência, o comprometimento irreversível do cérebro, causando perda da noção das relações - capacidade de o paciente identificar se uma pessoa é sua mãe, esposa ou filha, por exemplo - sequelas motoras, como paralisia de pernas e braços e perdas de linguagem. Ele acrescentou que os fatores que aumentam as chances de ocorrer um AVC são a hipertensão, o diabetes, fumo, álcool, a alta taxa de colesterol e o sedentarismo. A doença atinge principalmente idosos com mais de 60 anos de idade, porém há registros de ocorrências em jovens e recém-nascidos.

O AVC é causado pela interrupção brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral provocada por um coágulo, denominado isquêmico, ou o rompimento de um vaso sanguíneo provocando sangramento no cérebro, chamado hemorrágico. O AVC isquêmico é o mais comum, representando mais de 80% dos casos da doença.

A Organização Mundial de AVC recomenda, para saber se uma pessoa está tendo a doença, primeiramente pedir que ela sorria e verificar se o sorriso está torto. Em seguida, observar se ela consegue levantar os dois braços. Outro passo é notar se há alguma diferença na fala, se está arrastada ou enrolada. Caso seja identificado algum desses sinais, deve-se procurar imediatamente um serviço de saúde.

Fonte: Agência Brasil

MOSSORÓ: Candidatos avaliam as provas do Enem


Ednilto Neves
Mikaelly Paiva já havia escrito um texto sobre o tema cobrado na redação
Provas extensas, muitas questões e textos grandes em cada uma delas, nível alto, pouco tempo para resolver tudo e um tema de redação que agradou e surpreendeu muita gente. Assim muitos definiram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aplicados no fim de semana passado em todo o Brasil para mais de 7 milhões de candidatos.

Foram quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha e uma redação cujo tema foi "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".

No primeiro dia, sábado, 26, foram realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia, domingo, 27, foram realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

A estudante Mikaelly Paiva sonha em ingressar no curso de Medicina. Para ela, o segundo dia de provas foi melhor, pois as questões tinham o nível parecido com as provas de anos anteriores que ela havia consultado. Esta foi a segunda vez que ela se submeteu ao exame.

"Diferente do ano passado, este ano estudei bastante para as provas. Porém, senti o nível de dificuldade nas questões do primeiro dia bem mais alto. Acredito que, assim como eu, algumas pessoas não estavam esperando aquele grau de dificuldade. Isso é bom, no entanto, fugiu um pouco da realidade dos outros anos", comenta.

A estudante Gabriela Teixeira disse que o maior inimigo dela foi o tempo. "Resolvi algumas questões de matemática e depois comecei a pensar na redação e escrever. Depois ficava indo para as questões e voltando para o rascunho. Terminei a redação, fiz as questões de português e quando fui terminar as de matemática faltava menos de meia hora. Fiz tudo rápido e até chutei algumas", relata.

Apesar de ter terminado o ensino médio há mais de 10 anos e ter ficado um tempo sem estudar, o assistente administrativo Victor Ramon Barros está confiante esperando um bom resultado.

"O Enem é um teste de capacidade física e mental. As provas são super difíceis e cansativas. Hoje não está nada fácil entrar em uma faculdade, níveis altos, provas longas... neste ano a redação teve um tema bom para ser discutido. Para eu que estava sem estudar senti bastante os efeitos. Mas é isso. 
Agora é esperar no que vai dar. Caso não atinja a média necessária é tentar novamente e estudar mais para o próximo Enem", destacou ele, que pensa em cursar Psicologia.

Mikaelly não se surpreendeu tanto com o tema cobrado na redação. Há poucos meses ela estudou o assunto e escreveu um texto dis-sertativo-argumentativo em um cursinho isolado específico para a matéria.

Os gabaritos serão divulgados até amanhã, 30, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pelo exame. Alguns sites e professores estão postando na internet gabaritos extra oficiais. O resultado final será divulgado na primeira semana de janeiro de 2014.

AVALIAÇÃO

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um balanço positivo do Exame. Em coletiva à imprensa em Brasília, na noite do domingo passado, 27, o ministro afirmou que a realização do exame transcorreu sem incidentes graves.

"Foi um grande êxito. Não registramos nenhum problema que tenha prejudicado o exame. A gente aprende a cada ano e estamos sempre buscando aprimorar", ressaltou Mercadante. "Muitas portas se abrem a partir deste Enem", completou.

O Enem deste ano registrou abstenção média de 29%. De acordo com dados preliminares do Ministério da Educação (MEC) e do Inep, cinco milhões de candidatos fizeram as provas este ano. Esta edição teve o número recorde de 7.173.574 milhões de inscritos.

MONITORAMENTO

Durante os dois dias de provas do Enem, o MEC e o Inep monitoraram todo o processo nas redes sociais. Mais de 40 participantes foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais, conforme prevê o edital.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

MENSAGEM DO DIA

“Não se encontra a verdade onde não há caráter.”
Joaquim Teófilo Fernandes