terça-feira, 29 de outubro de 2013

MOSSORÓ: Candidatos avaliam as provas do Enem


Ednilto Neves
Mikaelly Paiva já havia escrito um texto sobre o tema cobrado na redação
Provas extensas, muitas questões e textos grandes em cada uma delas, nível alto, pouco tempo para resolver tudo e um tema de redação que agradou e surpreendeu muita gente. Assim muitos definiram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aplicados no fim de semana passado em todo o Brasil para mais de 7 milhões de candidatos.

Foram quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha e uma redação cujo tema foi "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".

No primeiro dia, sábado, 26, foram realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia, domingo, 27, foram realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

A estudante Mikaelly Paiva sonha em ingressar no curso de Medicina. Para ela, o segundo dia de provas foi melhor, pois as questões tinham o nível parecido com as provas de anos anteriores que ela havia consultado. Esta foi a segunda vez que ela se submeteu ao exame.

"Diferente do ano passado, este ano estudei bastante para as provas. Porém, senti o nível de dificuldade nas questões do primeiro dia bem mais alto. Acredito que, assim como eu, algumas pessoas não estavam esperando aquele grau de dificuldade. Isso é bom, no entanto, fugiu um pouco da realidade dos outros anos", comenta.

A estudante Gabriela Teixeira disse que o maior inimigo dela foi o tempo. "Resolvi algumas questões de matemática e depois comecei a pensar na redação e escrever. Depois ficava indo para as questões e voltando para o rascunho. Terminei a redação, fiz as questões de português e quando fui terminar as de matemática faltava menos de meia hora. Fiz tudo rápido e até chutei algumas", relata.

Apesar de ter terminado o ensino médio há mais de 10 anos e ter ficado um tempo sem estudar, o assistente administrativo Victor Ramon Barros está confiante esperando um bom resultado.

"O Enem é um teste de capacidade física e mental. As provas são super difíceis e cansativas. Hoje não está nada fácil entrar em uma faculdade, níveis altos, provas longas... neste ano a redação teve um tema bom para ser discutido. Para eu que estava sem estudar senti bastante os efeitos. Mas é isso. 
Agora é esperar no que vai dar. Caso não atinja a média necessária é tentar novamente e estudar mais para o próximo Enem", destacou ele, que pensa em cursar Psicologia.

Mikaelly não se surpreendeu tanto com o tema cobrado na redação. Há poucos meses ela estudou o assunto e escreveu um texto dis-sertativo-argumentativo em um cursinho isolado específico para a matéria.

Os gabaritos serão divulgados até amanhã, 30, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pelo exame. Alguns sites e professores estão postando na internet gabaritos extra oficiais. O resultado final será divulgado na primeira semana de janeiro de 2014.

AVALIAÇÃO

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um balanço positivo do Exame. Em coletiva à imprensa em Brasília, na noite do domingo passado, 27, o ministro afirmou que a realização do exame transcorreu sem incidentes graves.

"Foi um grande êxito. Não registramos nenhum problema que tenha prejudicado o exame. A gente aprende a cada ano e estamos sempre buscando aprimorar", ressaltou Mercadante. "Muitas portas se abrem a partir deste Enem", completou.

O Enem deste ano registrou abstenção média de 29%. De acordo com dados preliminares do Ministério da Educação (MEC) e do Inep, cinco milhões de candidatos fizeram as provas este ano. Esta edição teve o número recorde de 7.173.574 milhões de inscritos.

MONITORAMENTO

Durante os dois dias de provas do Enem, o MEC e o Inep monitoraram todo o processo nas redes sociais. Mais de 40 participantes foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais, conforme prevê o edital.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.