sábado, 22 de junho de 2013

MOSSORÓ: Grevistas do Detran arrecadam alimentos para Amantino Câmara


Material arrecadado na manhã de ontem foi doado à instituição após o meio-dia

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN-RN) de Mossoró realizaram ontem uma arrecadação de alimentos e material de limpeza e higiene pessoal. Os produtos foram doados aos idosos do Abrigo Amantino Câmara.

A campanha que deveria ter acontecido na entrada de um supermercado foi cancelada, de última hora, pela direção do estabelecimento. Os grevistas tiveram então a ideia de montar um posto de arrecadação em frente à Central do Cidadão. “As doações estão muito boas. O pessoal está trazendo muitos alimentos, material de limpeza, produtos de higiene pessoal”, informou Hermes Oliveira, coordenador de tesouraria do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN).

Todo o material foi doado ao Amantino Câmara após o meio-dia. A diretora da entidade que cuida de 25 homens e 35 mulheres elogiou a iniciativa. “É uma ação muito positiva das pessoas que estão usando seu tempo, deixando suas obrigações, para se envolver nesse lado social. É um exemplo para que as outras pessoas possam se engajar realizando campanhas ou doando”, comentou Ênia Morais.

A instituição de caridade precisa constantemente de doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, de limpeza. Outra necessidade pontual é por alimentos integrais como pães e bolachas, além de polpas de fruta. Os idosos fazem seis refeições por dia e alguns deles precisam seguir dietas específicas repassadas pela nutricionista.

Os trabalhadores do Detran completam hoje 40 dias de paralisação. A pauta de mobilizações contava com três atividades especiais: visita a Câmara Municipal, a arrecadação dos mantimentos e uma campanha de doação de sangue.

A ação para pedir apoio dos vereadores foi realizada no início da semana. A próxima, a de doação de sangue, ainda não tem a data confirmada, mas, provavelmente, acontecerá na quinta-feira, dia 27, com a presença da unidade móvel do Hemocentro estacionada próximo a Central do Cidadão, bairro Aeroporto.

VAI PARAR - Os trabalhadores da Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER) deliberaram por fazer uma greve de advertência de cinco dias na próxima semana, de 24 a 28 de junho.

O motivo da paralisação de advertência é a ausência de negociação da pauta deste ano, além da falta de pagamento dos 70% restante do Plano de Cargos da categoria, demanda que já dura três anos, tendo a Justiça determinado o seu pagamento pelo Estado e o Governo vem descumprindo a ordem judicial.

Fonte: Gazeta do Oeste

MOSSORÓ: Mossoroenses vão às ruas pedir paz e protestar contra a insegurança


O grupo ‘CHEGAAAAAAA!!! PAZ MOSSORÓ’, criado na rede social Facebook na terça-feira 11, já contava com mais de 16.400 membros no início da noite de ontem, 17. Saturadas com a violência que põe em risco os cidadãos dentro ou fora de casa, no local de trabalho ou na escola, as pessoas expressam sua indignação e pedem paz.

Hoje, dia 22, o movimento sai do ambiente virtual e ganha as ruas de Mossoró. A concentração será iniciada às 8h, no Memorial da Resistência, como informa um dos integrantes do grupo, Ricardo Lopes. Às 9h, as pessoas saem em caminhadapassando pela Estação das Artes e Mercado Central, em direção à Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), onde deve haver distribuição de flores e um minuto de silêncio. Outro objetivo é soltar balões de gás hélio.

No local, os organizadores vão disponibilizar baldes de tinta, para que os interessados possam customizar suas próprias camisetas. Além disso, haverá um bandeirão branco, medindo oito por doze metros, para que todos possam deixar a sua mão, e posteriormente será pendurado em algum edifício da cidade.

A marca que está sendo usada pelo movimento está disponível na internet, como informa Ricardo Lopes. Qualquer pessoa que queira ir padronizado pode mandar confeccionar a sua própria camiseta, mas, independente disso, todos são convidados a participar da mobilização. Para Ricardo Lopes, o desejo é de que todos os componentes do grupo participem da mobilização.

Até o domingo passado, 89 pessoas haviam sido assassinadas em Mossoró. Além do número assustador, os depoimentos contidos na página do grupo relatam a gravidade do problema que ameaça toda a população. Entre as postagens, casos de violência, que vão desde tentativas de assaltos, invasões a domicílios a assassinatos. Abusos que obrigam a população a transformar as casas em ambientes que se assemelham às prisões pelas grades e viver em alerta.

A sensação de insegurança é tamanha que a criação de um grupo virtual serviu para que muitos expusessem seus desabafos. “O grito estava engasgado, bastou uma pessoa falar”, diz a produtora Katharina Gurgel, que também compõe o grupo.

Ela ressalta que o movimento não tem dono, não tem cor, bandeira e nem partido político. É um grupo de diferentes pessoas, com um objetivo em comum, o fim da violência. “A única coisa que a gente quer é paz. Nós não queremos saber quais os culpados, nós queremos solução”, afirma.

Nesse sentido, a mobilização marcada para o próximo sábado será um protesto pacífico. “É um ato de um grito de liberdade”, diz ela.

Fonte: Gazeta do Oeste