segunda-feira, 15 de julho de 2013

ESTADO: JOSÉ AGRIPINO MAIA: 20 PROJETOS EM 27 ANOS NO SENADO


Líder do Democratas, senador Agripino Maia (DEM-RN) é um homem de produtividade baixa e de poucas ideias; em 27 anos no Senado, ele apresentou apenas 20 projetos de lei.
Via 247 - Produtividade não é exatamente o forte do senador Agripino Maia (DEM-RN). É o que mostra o jornal eletrônico Diário do Poder:

20 PROJETOS EM 27 ANOS.

JOSÉ AGRIPINO CARECEU DE IDEIAS EM 15 DOS 27 ANOS DE MANDATO
Líder do Democratas no Senado, José Agripino Maia (RN) apresentou apenas 20 projetos desde que tomou posse no primeiro mandato de senador, em 1987. Somados, foram 15 anos sem propor projetos, em seus 27 anos de Senado. Agripino atribui a assustadora média de 0,7 projeto por ano ao acúmulo das atividades como líder do partido, mas garante que apesar disso, seus projetos “são de qualidade”. Leia mais na Coluna do Cláudio Humberto.

Fonte: Blog Marcos Imperial.

NOTA DO BLOG DIÁLOGO COM O POVO: ESSE CARA É UM EXEMPLO DE QUALIDADE E BENEFÍCIOS PARA O POVO DO RIO GRANDE DO NORTE.

MOSSORÓ: Maisa está sem médicos há dois meses

Moradores da comunidade Maisa, na zona rural de Mossoró, reclamam da falta de assistência médica na região. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulo Jansen Dantas não dispõe de médicos há mais de dois meses. É o que denuncia dona Ronilda Fernandes, moradora da Maisa desde 2004. "Médico aqui é coisa rara. É um desprezo tão grande no posto de Saúde que até o compressor do dentista foi roubado", disse. A UBS é a única na comunidade Agrovila Real, que atende cerca de 180 famílias, sendo 80 da Agrovila Real e 80 da agrovila Montana.

Ainda segundo a moradora, a UBS conta com dois dentistas, que atendem dois dias na semana. Além disso, só são distribuídas 10 fichas diariamente para os usuários. "É um absurdo! Somos mais de duzentas pessoas que dependem desse posto de Saúde. Além de não ter médico, muitas vezes nem medicamento, ainda temos que nos submeter a um limite de 10 fichas", disse a moradora.

A moradora Cleonildes Rodrigues, de 26 anos, também reclama da falta de médicos no local. "Muitas vezes deixei de trabalhar por motivos de doença. Não havia médicos nem para me consultar, nem para me dar um atestado", disse a moradora indignada com a situação. "Só sente na pele quem vive aqui dentro", completou.

Segundo a moradora, além da falta de médicos e medicamentos na comunidade, os moradores também não contam com o serviço da Samu. Ela fala que com a falta de médicos na UBS, os assentados precisam se deslocar a Mossoró. "Não há assistência de ambulâncias aqui. Se tiver dinheiro, vai para Mossoró em um carro da linha, se não, morre aqui mesmo", disse.

Cleonildes fala que ao chegar em Mossoró, alguns hospitais e unidades básicas cobram um encaminhamento de um médico da UBS da Maisa. "Como é que eu vou levar um encaminhamento se num tem médico aqui que me dê?", indaga.

Além da falta de médicos e de assistência no serviço da Samu, os moradores ainda reclamam da falta de medicamentos na Unidade Básica de Saúde Paulo Jansen Dantas. "Há mais de três semanas que procuramos medicamentos para pacientes psiquiátricos e não tem. O pessoal que trabalha na UBS manda a gente ir à Regional de Saúde, mas lá não dispõe dos medicamentos que necessitamos", disse a moradora Iassonara Barbalho, que mora na Maisa há mais de 10 anos.

Os assentados ainda reclamam da falta de equipamentos e manutenção da UBS. "É comum aqui falta material para sermos atendidos. Os enfermeiros e agentes de Saúde precisam se desdobrar para poderem nos atender", reclama a moradora Iassonara Barbalho.

Além disso, Iassonara fala que a diretora da UBS não aparece há cerca de seis meses. "Nem temos a quem recorrer", reclama.

O vice-presidente do Conselho Comunitário da Maisa, Francisco José Martins da Silva, conhecido como "Deca", também confirmou a informação. "Já tentamos várias vezes contato com a Prefeitura para falar da situação da UBS, mas não tivemos nenhuma resposta", acrescentou.

O outro lado – A equipe de reportagem da GAZETA DO OESTE foi até a Secretaria Municipal de Saúde tentar falar com a secretária Jaqueline Amaral para ouvir justificativas sobre a falta de medicamento, falta de médicos,  ausência da diretora da Unidade Básica de Saúde da Maisa e não assistência do serviço da Samu na comunidade, mas, mais uma vez, não conseguiu obter respostas. De acordo com a recepcionista, Jaqueline estaria, dentre de dois dias, ocupada e não poderia atender a reportagem. A equipe também tentou falar com a responsável pelos serviços das UBS, Maria Dionízia, mas ela estava em reunião.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

BRASIL: Oportunidade: IBGE contratará mais de 7 mil profissionais

O Ministério do Planejamento autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar mais de 7 mil profissionais. A liberação foi publicada nesta segunda-feira(15) no Diário Oficial da União.

Segundo a publicação, a autorização dos 7,825 mil novos profissionais tem caráter temporário. Os contratos têm prazo de um ano, podendo ser prorrogados por mais dois anos.

As contratações objetivam a realização de pesquisas econômicas e sócio-demográficas. Os novos profissionais serão contratados por meio de processo seletivo simplificado. O texto destaca também que as despesas dos novos contratos autorizados serão cobertas por dotações orçamentárias do IBGE.

Agência Brasil

Fonte: Jornal de Fato

MENSAGEM DO DIA

“A mentira causa mais mágoa que a confissão.”


Marcel Proust.

ESTADO: Vigilância Epidemiológica divulga novos dados sobre a Influenza A H1N1 no RN

Da redação em Natal

A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nota sobre a situação epidemiológica do vírus influenza A (H1N1) no Rio Grande do Norte. As informações se referem ao período entre os dias 14 e 28 de junho de 2013.

Dos 42 laudos emitidos pelo Instituto Evandro Chagas (Belém-PA) de casos suspeitos para Influenza A (H1N1), um caso foi confirmado para a referida doença. O novo caso confirmado foi de uma gestante de 28 anos, residente em Natal, que foi hospitalizada no dia 04/06/2013, recebeu alta em 10/06/2013 e passa bem. Dos demais casos, 16 foram confirmados para outros vírus respiratórios e 25 laudos foram negativos para vírus respiratórios.

No ano de 2013 já foram recebidas 156 notificações para H1N1, dentre estas 03 casos confirmados de Influenza A(H1N1). Dentre os 18 casos de óbitos suspeitos do ano de 2013, continuamos com 2 óbitos confirmados para Influenza A(H1N1), 1 confirmado para Influenza A não subtipado e 7 casos descartados, os demais encontram-se em investigação.

Fonte: Jornal de fato

APODI: Sociedade cobra dos politicos o Campus da UERN em Apodi

A audiência pública organizada pela Câmara Municipal de Apodi, na manhã deste domingo, 14, para cobrar dos políticos do Estado o apoio à implantação do campus da UERN no município, foi uma demonstração de que os apodienses estão cansados de serem preteridos na expansão do ensino superior no Rio Grande do Norte.

A presença do deputado federal João Maia (PR) e dos deputados estaduais Getúlio Rego, Gilson Moura, Antônio Jacome e Gustavo Fernandes inflamaram os estudantes que estavam presentes, portando cartazes  e entoando um grito de guerra com palavras de ordem, numa demonstração clara da falta de paciência com promessas e discursos bonitos.

"Vocês têm uma grande arma nas mãos, que é o voto, e pelo que vejo  sabem como usar e os políticos tem medo disto", disse João Maia, se referindo à ameaça de boicote aos deputados na próxima eleição. Ele apresentou a emenda do deputado Fábio Faria, no valor de 21.606.827 milhões para a construção do campus  em Apodi, aprovada por toda a bancada do estado, em de julho de 2013 e que será encaminhada para Brasília para ser aprovada pelo ministro da Educação.

O deputado também anunciou o apoio da governadora Rosalba Ciarlini, através de três ações: o envio de autorização para a implantação da UERN em Apodi ao Conselho da Universidade (Consuni) que se reunirá no próximo dia 23; uma reunião marcada para a próxima terça-feira, às 11h, com representantes do município para discutir a implantação do campus; e se prontificou a fazer parte da comitiva que irá até Brasília para buscar a aprovação da emenda para a construção do campus.

O deputado Antônio Jacome afirmou estar a favor da causa por ser um pleito justo, pois “não se trata da realização de um sonho de vocês, mas do fim de um pesadelo que é os jovens daqui não terem direito ao ensino superior em seu município". Opinião corroborada por Gilson Moura que reforçou o dever dos políticos de se unirem aos apodienses nesta luta.

"Este é o município com uma enorme riqueza natural e com um potencial humano sem igual, e merece ser tratado como tal. É por isso que mesmo com a conquista da UERN, o Apodi ainda tem crédito para alcançar outras vitórias", afirmou Getúlio Rego. A garra dos apodienses foi exaltada por Gustavo Fernandes:  "Nós políticos temos que aplaudir vocês, sociedade civil, por esta garra de lutar pelos seus objetivos."

O clima esquentou com a participação dos estudantes, numa demonstração de que os apodienses não suportam mais o descaso com a cidade.  "Nós não estamos pedindo um favor a vocês políticos, esse é o dever de vocês para com o povo que os elegeram, e nós merecemos a universidade em nosso município", cobrou o presidente da AENTS, Pedro Vítor, aplaudido pelo público presente.

O prefeito Flaviano Monteiro agradeceu o apoio dos prefeitos das cidades de Felipe Guerra, Governador Dix Sept Rosadop, Caraúbas, Itaú, Rodolfo Fernandes e Umarizal, Severiano Melo que se uniram à luta e convidou a todos para irem a Mossoró no dia 23. "Já chega de tanto descaso com o nosso município, nós também somos potiguares e merecemos respeito, temos muitas riquezas, um potencial que merece e necessita ser explorado", concluiu.

Fonte: Jornal de Fato