quarta-feira, 21 de agosto de 2013

UPANEMA: ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS DE UPANEMA - AUNU CONVOCAR EDITAL DE ELEIÇÃO


EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DA ASSOCIAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS DE UPANEMA/RN – AUNU.

O presidente da Comissão Eleitoral, Sr. Aluízio Delmiro da Costa Júnior, no uso de suas atribuições legais convoca os UNIVERSITÁRIOS de Upanema-RN, para participarem da eleição que definirá a Diretoria e o Conselho Fiscal no Biênio 2013/2015. 

A eleição ocorrerá no dia 24 de agosto de 2013 (sábado) às 10:00 hs, na Câmara Municipal de Vereadores.

Conforme dispõe a Legislação vigente, a forma de eleição, tanto da Diretoria, quanto do Conselho Fiscal consistirá na apresentação de chapas separadas, as quais deverão conter os cargos e os nomes completos dos candidatos correspondentes. 

As chapas serão compostas pelos seguintes cargos na Diretoria:


•Presidente;

•Vice-Presidente;

•Primeiro(a)Secretário(a);

•Segundo(a)Secretário(a);

•Primeiro(a)Tesoureiro(a);

•Segundo(a)Tesoureiro(a);

• O Conselho Fiscal será composto por: 03 (cinco) membros titulares e 03 (três) suplentes.

Fonte: AUNU

MOSSORÓ: Médicos do Hospital Regional Tarcísio Maia pedem socorro

Fixina relata que insatisfação é generalizada

Endoscópio quebrado, falta de medicamentos suficientes para suprir a demanda, ausência de leitos e Unidades de Terapia Intensivas (UTI), falta de profissionais nos laboratórios e pequeno número de auxiliares de enfermagem são só algumas das muitas reclamações que as categorias que trabalham no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em especial a classe médica, têm feito.

Segundo o delegado sindical da Federação Nacional dos Médicos do Rio Grande do Norte (FENAM/RN), em Mossoró, Ronaldo Fixina, a situação de quem trabalha no maior hospital de urgência e emergência da região Oeste do Rio Grande do Norte é desesperadora.

Ele chega a listar uma série de itens básicos que estão constantemente em falta e dificultam o atendimento à população.

Segundo o médico, que trabalha no hospital há anos e acompanha quase que diariamente os casos de urgência e emergência do HRTM, o endoscópio, aparelho usado para observar o interior do corpo humano, está quebrado há três meses. A situação é desesperadora, já que o HRTM é o único hospital
do Estado que realiza procedimentos com endoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em toda região Oeste. "Hoje (ontem) teve um caso em que o paciente teve que ser transferido para Natal, por falta do aparelho de endoscopia", lamenta o médico Fixina.

Além da endoscopia, o aparelho de ultrassonografia também está quebrado há mais de dois meses. "Isso (a falta de manutenção dos aparelhos) desmotiva toda a classe médica", relata Fixina.

O médico ainda conta que ontem havia, nos corredores do hospital, uma pessoa à espera de UTI e 4 pessoas à espera de leitos no hospital, mas não havia leitos nem UTIs disponíveis. Ele conta que a falta de UTI, leitos e macas são recorrentes no ambiente. "E ainda faltam medicamentos simples, como antibióticos, quase que constantemente", diz.

Ele ainda diz que o problema da falta de abastecimento e de manutenção em equipamentos essenciais têm se agravado nos últimos meses. "Estes problemas estão se agravando pela falta de reposição de material. Hoje, os materiais estão escassos", conta. "Haviam três aparelhos de anestesia e um quebrou. Infelizmente, ainda não foi consertado. Isso dificulta a vida dos pacientes e o atendimento", desabafa.

Um dos medicamentos que estava em falta, ontem, no HRTM era Etomidato, usado para indução e suplementação de anestesias.
Desesperado, o médico Ronaldo Fixina chega a cobrar atitudes do Governo do Estado e critica as prioridades da atual gestão estadual. "Dinheiro para publicidade tem, mas para saúde não", dispara.

Ele ainda relata que não sabe como proceder. Os médicos, muitas vezes, são "vitrines" dos pacientes, que acabam desabafando e colocando a culpa na categoria. "A culpa é do Governo do Estado, que não dá condições para os médicos trabalharem", diz o médico sindicalista.

Delegado do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SINMED-RN), em Mossoró, Rodrigo Jales é ortopedista e trabalha há muito tempo no HRTM. Ele chega a relatar, de forma desesperada, que falta até mesmo gel, algo essencial, para aplicar uma injeção. "O prejuízo para a população é muito forte", completa.

Segundo os dois líderes sindicais, a insatisfação é generalizada em todas as categorias que trabalham no hospital. Enfermeiros, médicos, bioquímicos, auxiliares e enfermeiros enfrentam dificuldades constantes para poderem trabalhar de forma satisfatória. A insatisfação é tanta que cerca de 100 médicos em Mossoró podem deflagrar greve no final deste mês. "É tudo em conseqüência da maneira como a classe médica tem sido tratada pelo governo estadual", diz Fixina. "A falta de material necessário acarreta o retardo do atendimento e, consequentemente, a complicação do caso dos pacientes", lamenta.

Além da falta de material necessário para trabalhar, os médicos ainda reclamam da falta de material humano. Segundo o médico Ronaldo Fixina, há apenas dois auxiliares de enfermagem, quando deveriam ser três em cada sala. Ele ainda diz que o pequeno número de bioquímicos no hospital faz com que haja uma demora na realização e entrega de exames. Reclamações também ratificadas pelo médico Thiago Abrantes, que lamenta a falta de material para que os médicos e demais profissionais atendam bem a população.

span>Além da endoscopia, o aparelho de ultrassonografia também está quebrado há mais de dois meses. “Isso (a falta de manutenção dos aparelhos) desmotiva toda a classe médica”, relata Fixina.

O médico ainda conta que ontem havia, nos corredores do hospital, uma pessoa à espera de UTI e 4 pessoas à espera de leitos no hospital, mas não havia leitos nem UTIs disponíveis. Ele conta que a falta de UTI, leitos e macas são recorrentes no ambiente. “E ainda faltam medicamentos simples, como antibióticos, quase que constantemente”, diz.

Ele ainda diz que o problema da falta de abastecimento e de manutenção em equipamentos essenciais têm se agravado nos últimos meses. “Estes problemas estão se agravando pela falta de reposição de material. Hoje, os materiais estão escassos”, conta. “Haviam três aparelhos de anestesia e um quebrou. Infelizmente, ainda não foi consertado. Isso dificulta a vida dos pacientes e o atendimento”, desabafa.

Um dos medicamentos que estava em falta, ontem, no HRTM era Etomidato, usado para indução e suplementação de anestesias.

Desesperado, o médico Ronaldo Fixina chega a cobrar atitudes do Governo do Estado e critica as prioridades da atual gestão estadual. “Dinheiro para publicidade tem, mas para saúde não”, dispara.

Ele ainda relata que não sabe como proceder. Os médicos, muitas vezes, são “vitrines” dos pacientes, que acabam desabafando e colocando a culpa na categoria. “A culpa é do Governo do Estado, que não dá condições para os médicos trabalharem”, diz o médico sindicalista.

Delegado do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SINMED-RN), em Mossoró, Rodrigo Jales é ortopedista e trabalha há muito tempo no HRTM. Ele chega a relatar, de forma desesperada, que falta até mesmo gel, algo essencial, para aplicar uma injeção. “O prejuízo para a população é muito forte”, completa.

Segundo os dois líderes sindicais, a insatisfação é generalizada em todas as categorias que trabalham no hospital. Enfermeiros, médicos, bioquímicos, auxiliares e enfermeiros enfrentam dificuldades constantes para poderem trabalhar de forma satisfatória. A insatisfação é tanta que cerca de 100 médicos em Mossoró podem deflagrar greve no final deste mês. “É tudo em conseqüência da maneira como a classe médica tem sido tratada pelo governo estadual”, diz Fixina. “A falta de material necessário acarreta o retardo do atendimento e, consequentemente, a complicação do caso dos pacientes”, lamenta.

Além da falta de material necessário para trabalhar, os médicos ainda reclamam da falta de material humano. Segundo o médico Ronaldo Fixina, há apenas dois auxiliares de enfermagem, quando deveriam ser três em cada sala. Ele ainda diz que o pequeno número de bioquímicos no hospital faz com que haja uma demora na realização e entrega de exames. Reclamações também ratificadas pelo médico Thiago Abrantes, que lamenta a falta de material para que os médicos e demais profissionais atendam bem a população.

PONTO ELETRÔNICO NÃO É PROBLEMA

O médico Ronaldo Fixina ainda revela que o discurso do Governo do Estado de que os médicos são contrários à implantação do ponto eletrônico é uma farsa.

Ele diz que é uma maneira do governo desviar o foco do sucateamento na saúde pública do Rio Grande do Norte. “Ponto, sim, mas com direitos legais e trabalhistas, como, por exemplo, implantação de um banco de dados completamente ligado ao Ministério do Trabalho, para que não haja qualquer tipo de intervenção da gestão”, justifica.

Fixina ainda relata que no dia 2 de setembro um grupo de médicos vai se reunir com representantes do Ministério do Trabalho para discutir a implantação desse sistema.

COBRANÇA TEM, MAS FALTA SENSIBILIDADE

A equipe de reportagem da GAZETA DO OESTE conversou com o diretor técnico do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, o médico João Firmino. Ele relata que a cobrança, por parte da gestão do hospital, é feita sempre. “É uma cobrança eterna”, diz. “Todas as categorias aqui estão sobrecarregadas”, completa.

Segundo ele, há carência de pessoal, os hospitais regionais estão superlotados e há ainda a falta de material, que complicam a assistência à população. Ele lembra que o número de leitos que o hospital dispõe é o mesmo de 27 anos atrás, quando o hospital foi inaugurado.

Quanto ao aparelho de endoscopia, quebrado há mais de três meses, o médico diz que a empresa responsável por fazer a manutenção justifica que o Governo do Estado não tem feito os repasses à empresa, o que tem feito com que vários serviços de manutenção de equipamentos, que são essenciais para o atendimento médico, quebrem.

Firmino ainda conta que a direção tem feito o que pode para atender bem a população, na medida do possível, mas, neste momento, não tinha previsão do quadro ser revertido.

INDICATIVO DE GREVE

Mais uma categoria do funcionalismo público estadual pode paralisar as atividades no Estado. O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SINMED-RN) realizou uma assembleia na noite da última segunda-feira, 19, quando os profissionais decidiram pelo indicativo de greve para o dia 27 deste mês.

O encontro realizado em Natal resultou também na elaboração de um ofício que será enviado ao Governo do Estado pedindo a reabertura de negociações.

Ontem à noite, no Hotel Villa Oeste, foi a vez dos médicos que atuam em Mossoró discutir os problemas que motivaram a escolha pela paralisação: condições técnicas de trabalho (que compreende, por exemplo, problemas estruturais nas unidades de saúde e falta de material básico para atendimento aos pacientes) e a implantação do ponto eletrônico.

Na data marcada, os profissionais vão parar os atendimentos por uma hora e protestar em frente ao local do trabalho. Na noite do mesmo dia, os médicos se reúnem novamente em assembleia para deliberar a greve por tempo indeterminado.

Segundo Ronaldo Fixina, delegado sindical da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), comenta que os profissionais têm poucas informações sobre o controle de presença nas unidades de saúde. 

“Os médicos são contra a forma como foi instituído, a forma de funcionamento. O assunto precisa ser muito discutido ainda”, completa Fixina.

OUTRAS GREVES

Outras categorias continuam em greve no RN sem perspectiva de data para encerramento, como é o caso dos servidores estaduais da saúde, policiais civis, professores e servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP).

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

MOSSORÓ: Readequação de retorno atrasará entrega do Viaduto 5 do Complexo Viário

O cruzamento do retorno com o final do viaduto compromete a segurança do trânsito

Concluído há alguns meses, o Viaduto 5 do Complexo Viário Abolição na BR-304 não tem data para ser liberado ao tráfego. Na semana passada foi identificado que é preciso uma readequação do retorno usado por quem circula pela rodovia federal e quer seguir em direção ao Centro. A pista usada para a manobra de regresso fica bem próxima ao ponto final da descida da estrutura, o que pode comprometer a segurança nos cruzamentos das vias.

O engenheiro Yure Alexandre, superintendente da Secretaria de Estado da Infraestrutura, ressaltou que a adequação é necessária para não comprometer o fluxo do trânsito. "O projeto, um pouco antigo, foi feito com base no trânsito da época. Hoje, depois de uma análise, entendemos que é necessário fazer essa mudança", explica.

O retorno para quem vem pela BR-304 da região do bairro Bom Jesus, Alto de Sumaré, por exemplo, ficará mais à frente do local que é hoje muito próximo do final da pista do viaduto. Esta estrutura será usada pelos veículos que se deslocam de Mossoró para Natal através da Avenida Presidente Dutra.
Yure Alexandre comenta que não haverá problemas em deixar o retorno mais à frente, afinal a duplicação da rodovia federal ainda vai se estender cerca de 700 metros além do viaduto, chegando próximo onde hoje funciona o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). "Da forma que ficará, o retorno também vai beneficiar os moradores do conjunto Liberdade 2, que poderão usá-lo para ir ao centro da cidade mais facilmente", completa.

No local já foram concluídos os sistemas de drenagens, aterros, muretas de proteção, faltando somente a aplicação da sinalização horizontal e vertical.

O viaduto foi o primeiro dos cinco a ficar pronto e a previsão inicial de liberação era para o mês de maio. A data da entrega continua sem previsão. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) está analisando o projeto e fazendo os ajustes necessários.

O superintendente confirma que a previsão de entrega de toda a obra que compreende a duplicação de 17 km de pista, inclusive de uma ponte e a construção de cinco viadutos, é para o final deste ano. 

"Todos os serviços estão acelerados, dentro do cronograma", concluiu.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

GOVERNO DO ESTADO: Nomeia os 221 aprovados em concurso da saúde para atuarem no Hospital da Mulher

A edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE) publicou a nomeação de 221 aprovados no concurso público da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Do total, foram nomeados seis médicos na modalidade clínico geral, cinco médicos ultrassonografistas, 44 enfermeiros, sete farmacêuticos, seis farmacêuticos bioquímicos, 144 técnicos de enfermagem e nove técnicos em radiologia.
Candidatos serão lotados no Hospital da Mulher

Os nomeados irão atuar no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, que atualmente conta com um quadro praticamente formado por funcionários terceirizados. A nomeação foi uma exigência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) quando prorrogou por mais 90 dias a intervenção judicial no contrato da Sesap com o Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase). A medida é necessária para que o Estado assuma definitivamente a gestão da unidade materno-infantil.


Os candidatos nomeados têm, por lei, 60 dias para ser efetivados. O prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias. No entanto, a assessoria da Sesap ressalta a necessidade de os nomeados se apresentarem imediatamente. “É uma decisão judicial e contamos com a colaboração desses candidatos para que se apresentem imediatamente. Inclusive, uma equipe dos recursos humanos deve ir para Mossoró de forma a facilitar a apresentação dos documentos”, esclarece.
A documentação necessária para apresentação dos candidatos inclui original e duas cópias dos seguintes documentos: RG, CPF e Título de Eleitor com comprovação de quitação eleitoral; comprovante de estado civil e de nascimento dos filhos menores de idade, se houver; comprovante de escolaridade, devidamente registrado no órgão competente; certificado militar; Carteira de Trabalho e Previdência Social; inscrição PIS/Pasep; e diploma de conclusão do curso superior da área de formação específica a que se submeteu, expedido por instituição de ensino superior devidamente reconhecida e autorizada pelo MEC.

Também são necessários: diploma ou certificado de especialidade na área de formação para a qual concorreu à vaga do cargo de provimento efetivo; diploma ou certificado de conclusão de curso técnico específico, devidamente registrado no órgão competente; carteira de identidade do conselho regional de classe ou categoria profissional emitida no Estado; declaração negativa de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal e Polícia Civil; declaração negativa de débitos estaduais emitida pela Secretaria de Estado da Tributação do Rio Grande do Norte; firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade aplicada por qualquer órgão público e/ou entidade das esferas federal, estadual e/ou municipal; conta-corrente no Banco do Brasil; em caso de vínculo com outro órgão, levar declaração especificando a carga horária, bem como a distribuição diária e semanal; e comprovante de residência.
LISTA DE CONVOCADOS
01. Médico/Clínico Geral - Oeste
Adriano Ferreira Silva
Francisco Napoleão Tulio Varela Barca
Ernane Pinheiro De Freitas
Daniel Matias Bezerra Jales
Camila Pinto De Nadai
Layza De Sousa Moreira

02. Médico/
Ultrassonografista - Oeste
Flávio Antonio Limeira
Sebastiao Marcondes De Castro E Silva
Dagoberto Bessa Cavalcante
Lyzandra De Hollanda Cavalcante Souto Maior
Djalma Dantas Junior
03. Enfermeiro - Oeste
Adriana Maria Alves
Liane Aparecida Amorim De Sousa
Micaele Cardoso Tavares
Anne Itamara Benigna Evangelista
Priscylla Pereira Fernandes
Alexandre Benigno De Oliveira Neto
Niáskara Naiany Torres Tavares
Janaíne Maria De Oliveira
Kalianne Nogueira Da Silva
Fernanda Paula Sena Colares
Débora Oliveira Dos Santos
Joseline Pereira Lima
Mônica Sousa Lima
Clemente Carlos Da Costa Neto [Def]
Cirlany Francisca Mesquita Almeida
Catharina Amorim De Oliveira Fernandes
Luana Helen Rebouças Santiago
Erionildes Lopes De Moura
Luciano Moreira Alencar
Niedja Delannia Pereira De Castro Diógenes
Galdino Glauber Bessa
Ruanna Lorna Vieira Fernandes
Edivanio Rocha Paiva
Patrícia Leite De Oliveira Belém
Walquiria Silveria Idalino
Maraiza Gabriela De Souza Oliveira
Francisco Sales Da Silva Terceiro
Sara Cristina Do Couto Silva
Elisabeth Isabel Camara De Moura
Anna Karolinne Carneiro Dos Santos
Maria Catarina De Queiroz Dantas
Jussara Vilar Formiga
Camila Fernandes De Amorim
Erik Alany Barbosa Fernandes [Def]
Emanuel Marcus De Medeiros Maia
Benjamin Bento De Araujo Neto
Fernanda Letícia Da Costa Araújo
Magda Fabiana Do Amaral Pereira
Maria Zoraionara Da Silveira Diniz
Ádilla Palhilma Bernardo De Macêdo
Bruno Monteiro Berdeville
Geyse Juliany Barbosa Horácio
Fracisco Nedilson De Paiva
Ana Karinne De Moura Saraiva

04. Farmacêutico - Oeste
Caio César Souza De Oliveira
Agner Franck Rolim
Márcio Felipe Tavares De Oliveira
Francisco Alexandre De Araujo Almeida
Max Alexandre Filgueira Martins
Luis Sabino Da Costa Neto
Maria Karla Vieira Simplicio
05. Farmacêutico/
Bioquímico - Oeste
Louise Medeiros Silva
Leandro Michel Do Rego Lima
Irani Lopes Da Silveira
Veruska Cassandra Diniz
Roberta Tamires Morais Lima Ferreira
Rosaninny Maria Moura Lima
06. Técnico Em
Enfermagem - Oeste
Renata Santos Silva De Góes
Danielle Lima De Carvalho
Edinelvia Alves Torres
Ismael Costa Da Silva
Alcione Lopes De Carvalho
Rosberg Rebouças Bezerra
Maria Das Neves Soares Lopes
Leidimar Nogueira De Gois
Valquiria Dos Santos De Oliveira
Cecilia Thais Martins Carreiro
Dercia Maura De Oliveira
Mileide Reinaldo Da Costa
Daniele Barbosa Soares
Iraní Pereira Santos
Roberto De Souza Soares
Nadja Catarina Morais
Amanda Viviane De Lima
Kesia Tania De Araujo
Maria Lidiana De Abreu Costa
Rosangela De Almeida Marques Dos Santos [Def]
Maria Das Graças Da Silva Castro
Ana Paula Soares De Sousa Torres
Jose Ribamar De Morais Penha
Claudia Karina Da Silva
Adriana Emília Dos Santos E Silva
Ana Paula Vieira Damasceno
Antonimar De Oliveira Santos
Ygleice Etieres Mauricio Nunes
Andyara Morgana Da Silva Dias
Maria Marluce Lopes Marinho
Leila Maria Marques Da Silva Cardoso
Charlene Maria Dantas
Maria Baldino Silva Varela
Ana Noemia Gondim Alencar
Antonia Lucia Da Silva Almeida
Marlon Mikael Nunes De Oliveira
Ana Lucia Soares Da Silva
Ana Karina Matos Filgueira
Elizabeth De Azevedo Silva Borges
Ricardo Luiz Do Nascimento
Maritzza Thayna Fonseca Oliveira
Rivercleide Alves Dias [Def]
Maria Regikelles Da Silva
Antonia Gláucia Da Silva
Jaqueline Gomes Santana
Maria Neuma De Lima
Andreia Bezerra Maia
Leide Teixeira De Oliveira Amancio
José Roberto Pereira
Anaceli Barreto De Souza
Analucia Nogueira De Oliveira
Janaina Carla De Miranda Henriques
Francisco Eudison Da Silva Maia
Raimundo Nonato Da Silva
Maria Lidiane De Souza Brito
Luzia Maria De Oliveira Freitas
Edimara Costa De Mendonça
Adelvina Maria Silveira De Souza Menezes
David Candido De Oliveira
Nidileia Carvalho De Oliveira Souza
Marluce Medeiros Da Silva
Maria Aparecida Lemos De Souza
Ivete Alves De Oliveira [Def]
Maria Madalena Paulo Torres
Elaine Kalyana Marinho Do Nascimento
Francisco Giliar Alves
Luzanira Almeida De Queiroz
Larissa Janaína Diógenes De Moura
Aline Virgilio Tabosa Das Chagas
Maria Fabiana Sarmento Boagua
Francisco Diego Teixeira Dantas
Claudio Barros De Araujo
Genivan Pereira Dos Santos
Valdete Maria Dos Santos
Gelsonete Da Silva Gois
Angela Mácia Do Nascimento
Kelle Edianeubi Ferreira Da Silva
Rafaela Filgueira Costa
Maria Rosimeres De Medeiros
Francilda Alvesda Silva
Inacia De Loiola Vitor
Ellaine Shamanta Lima Torres
Erilk Reifram Do Amaral Rocha
Antonia Alves De Medeiros Gomes Da Silva [Def]
José Edson Da Silva Ferreira
Larissa Melo Fausto De Medeiros
Delma Linhares Dos Santos
Laurianea Maria Gomes Costa
Geraldo Freire Da Silva Filho
Jânio Gomes Gonçalves
Andriana Regina Da Silva
Adriana Targino Firmino
Kadydja Nayara De Souza E Oliveira
Francisca Simone Braga
Rita De Carvalho Café
Maria Juraci De Oliveira Lima
Ana Maria Bezerra
Juberlândia Dos Santos Silva
Catherine De Oliveira Gomes Ramos
Jardelina Soares Batista
Francisca Selda Da Silva Carneiro
Tasia De Oliveira Gomes
Anna Gabriella Da Silva Nogueira
Albeci De Paula Morais [Def]
Luzana De Medeiros Brito De Sousa
José Fábio Pereira Dos Santos
Maria De Fatima Da Silva Meneses
Maria Aparecida Rodrigues Gomes
Paula Aparecida Rodrigues De Araújo
Alexsandra Andrea Valdevino Andrade
Maria Eridan Dos Santos Gama
Clivaneide Da Silva Ferreira
Adna Da Silva Ribeiro
Gigliola Janaina De Freitas Silva
Maria Do Carmo Alves Silva
Maria Rizelânia Da Silva
Aline Pereira Da Silva
Luana Regina De Lima Soares
Keyla Kaliana De Souza Freitas
Francisca Joseane De Lima
Maria De Fátima Dos Santos
Suame Beonia Targino Da Costa
Luziana Maria Duarte
Emilia Monteiro Da Silva
Adrielle Maria De Lima E Sousa Freitas
Elizabete Alves Da Silva
Erocilma Silva Da Cunha
Salomão Januario Saldanha Silva
João Bernardo Da Silva Neto
Leliane Almeida Da Silva Ferreira
Ana Angelica Fernandes Freitas
Bruna Carvalho de Medeiros
Maria Doralice da Costa
Adriana Karla de Oliveira
Valdeci Aires Pinheiro
Cristiane Medeiros Avelino Serafim
Luciana de Holanda Nogueira
José Alcélio de Souza Marcelino
Kétia Cristina de Lira
Susana Carolina de Oliveira
Rosineide Guedes de Oliveira
Vanuza Maria de Medeiros França
Marcilene Santana da Silva
Maria Venus de Sousa
07. Técnico Em Radiologia - Oeste
José Nazareno Doria Mota
Carlos Eduardo Mendes dos Santos
Marcos Antônio da Silva Vieira
Jadielson Silva Veras
Rita De Cássia Cardoso Tomaz
Felipe Galvão Ferreira
Priscila Nunes Moura
Alexandre Silva de Andrade Vieira
Gildekatia de Oliveira Freitas
Fonte: Jornal O Mossoroense

EDUCAÇÃO: MEC discute mais recursos para as universidades

O ministro da Educação, Aluizio Mercadante e reitores de 41 universidades públicas estaduais e municipais se reuniram, na última quarta-feira, com  o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves e a deputada Fátima Bezerra. Os reitores pediram ao ministro a inclusão de recursos no Orçamento Geral da União (OGU) para custeio e manutenção das universidades. Eles propuseram um valor de R$ 2  mil por ano por cada aluno matriculado.

Presidente da Câmara, Henrique Alves, e ministro Aloízio Mercadante receberam propostas de reitores

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por exemplo, com 17 campi e pólos na capital e interior, conta atualmente com 15 mil alunos, sendo dois mil de pós–graduação. Segundo o reitor Pedro Fernandes, pela proposta apresentada ao ministro, a UERN receberia, por ano, uma dotação de R$ 30 milhões. 

Os reitores prometeram ao ministro abrir vagas para alunos selecionados pelo MEC, ampliando a oferta de ensino superior no interior dos estados. As universidades que reivindicam recursos federais estão espalhadas por 22 estados brasileiros e respondem principalmente pelo ensino universitário no interior do Brasil.

O ministro prometeu avaliar o pleito, mas logo adiantou que o orçamento do ministério não cobre a demanda atual pela educação básica e superior. Ele citou o exemplo do Prouni que tem mais de 7 milhões de inscritos e pouco mais de um milhão de vagas disponíveis. Mercadante anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir a questão com a participação dos reitores.

Durante a reunião, que teve o presidente da Câmara como interlocutor, o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, Danilo Forte (PMDB-CE), anunciou a inclusão na LDO do próximo ano de uma emenda apresentada pelo deputado Alex Canziani (PTB-PR), que isenta as universidades públicas de apresentarem contrapartidas nas emendas parlamentares que destinam recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para as universidades públicas.

Fonte: Tribuna do Norte

RN: tem redução nos casos confirmados de dengue

O Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), divulgou, no último boletim epidemiológico, nessa terça-feira (20), que foram notificados no estado do Rio Grande do Norte, até o dia 10 agosto de 2013, 14.666 casos de dengue, destes 4.984 foram confirmados.

Chuvas reduzidas e ações preventivas influenciam na redução dos casos confirmados
Dos casos confirmados, 4.919 são do tipo clássico da doença, 33 são de dengue com complicação e 32 com febre hemorrágica. Foram registrados ainda seis óbitos, três por febre hemorrágica e três por dengue com complicação.
De acordo com o boletim da Sesap, no mesmo período em 2012, foram confirmados 12.278 casos e oito óbitos. “Fazendo um comparativo, houve uma redução significativa”, destaca Sílvia Dinara do Nascimento Alves, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue. A baixa incidência de chuvas no ano gera influência nos dados.
Os dados divulgados pela Coordenação do Programa Estadual de Controle da Dengue indicam ainda que os municípios com maior número de notificações são Natal (1.677), Parnamirim (1.087), Pau dos Ferros (1.275), Santa Cruz (818), Currais Novos (693), Caicó (607) e Parelhas (515).
Enquanto que Almino Afonso, Antônio Martins, Baia Formosa, Carnaubais, Galinhos, Jandaíra, João Dias, Monte das Gameleiras, Parau, Rio do Fogo, Serra de São Bento, Tibau do Sul, Viçosa e Vila Flor não apresentaram notificações no período.
Com relação ao Índice de Infestação Predial (IIP), que é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis pesquisados e o número de imóveis que apresentaram depósitos com larvas do Aedes aegypti (transmissor da dengue), Sílvia Dinara alerta que dos 167 municípios do Estado, 36 estão com o IIP satisfatório, 49 em alerta, 63 em risco e 19 não informaram.
“Mesmo com um número de casos confirmados sendo menor que em 2012, os municípios devem permanecer em alerta. Por isso a população, os profissionais de saúde e gestores precisam redobrar os cuidados para o controle da proliferação do Aedes aegypti”, enfatizou.
Sílvia Dinara lembra que “para se reproduzir, o mosquito utiliza recipientes como garrafas, embalagens descartáveis, latas, pneus, plásticos, entre outros. Esses recipientes são encontrados a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e nas ruas. É preciso manter o lixo bem armazenado, limpar os terrenos baldios, manter caixas d’ água fechadas, tonéis e tanques que armazenem água tampados, tratar a água das piscinas quando existir no imóvel, limpar as calhas e lajes das casas”.

Sesap acompanha prevenção nos municípios

A Sesap tem trabalhado junto aos municípios através do repasse de inseticidas e larvicidas e realizando supervisões e assessoria das atividades de controle da dengue.

Só em 2013, o Programa Estadual de Controle da Dengue já realizou operações com carros-fumacês em 33 municípios, além disso promoveu a capacitação em manejo clínico, com o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais de saúde e melhorar a qualidade da assistência prestada ao paciente com dengue, na 4ª e 6ª regiões de saúde, e já tem uma capacitação programada para acontecer na 2ª região de saúde no mês de outubro deste ano.

Segundo a secretaria, as regionais de saúde e os municípios da Grande Natal passam por capacitação para implantar novo sistema de informação de dengue o SisPNCD ,que deverá estar em funcionamento em todo o Estado até dezembro de 2013.

SINTOMAS
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus que possui quatro variações classificadas como: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4, que é transmitido ao homem através do mosquito Aedes aegypti. Para Sílvia Dinara, é importante ficar atento aos sintomas para diferenciar a dengue de outras viroses.
“São casos suspeitos de dengue todo paciente com febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas, fraqueza ou manchas vermelhas pelo corpo. Ao observar esses indícios as pessoas devem procurar as unidades básicas de saúde, pois a dengue é uma doença dinâmica e algumas pessoas podem desenvolver formas graves da doença. Todo caso suspeito de dengue deve ser notificado à Vigilância Epidemiológica, sendo imediata a notificação das formas graves”, orienta.
A dengue ainda não tem vacina, e não existe medicação específica. A doença é tratada com repouso, hidratação e o uso de medicações para os sintomas como analgésicos (remédios para aliviar a dor) e antitérmicos (para diminuir a febre). No entanto, nunca se deve tomar medicamentos sem orientação médica.
Fonte: Jornal O Mossoroense

MENSAGEM DO DIA

“Não se pode escrever nada com indiferença.”
Simone de Beauvoir

GOVERNO DO ESTADO: Trabalhadores da Emater vão paralisar atividades

Trabalhadores da Emater/RN resolveram aderir à greve geral nacional unificada do dia 30 de agosto. Tem mais: vão paralisar atividades num protesto de advertência entre os dias 2 e 6 de setembro.
Segundo o movimento, “o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) continua escamoteando e procrastinando o pagamento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos trabalhadores da Emater/RN, uma conquista de muitos anos de luta, concebida no ano de 2010.
Com o pagamento de apenas 30% em setembro de 2010, o restante de 70% ficou para ser pago em 2011. Já no Governo de Rosalba Ciarlini, o sindicato da Administração Indireta (SINAI), em conjunto com a categoria, tentou, por várias vezes solucionar a demanda, sem sucesso. Foram realizadas duas greves no ano, pelo pagamento do PCCR.
Em 2012, ainda de acordo com o entendimento da categoria, o Sindicato buscou a justiça na tentativa de ver solucionado o problema. O TJRN reconheceu o direito da categoria, determinando o seu pagamento, a todos os trabalhadores, ativos e inativos. O Governo recorreu à instância superior e conseguiu suspender a decisão.
Fonte: Blog do Carlos Santos

NATAL: Motos do Samu paradas são destaques na Rede Globo

Motos do Samu (motolâncias), do Natal, estão paradas há meses por falta de técnicos em enfermagem. Notícia do “Bom dia, Brasil”, na Rede Globo de Televisão – edição de hoje.
A Secretaria da Saúde da Prefeitura do Natal, em comunicado à emissora, garante que dará um jeito ao problema em cerca de dois meses.
As motos equipadas pelo Ministério da Saúde custam cerca de R$ 16 mil (cada uma) equipadas e dão maior agilidade a atendimentos no complicado trânsito da capital.
Mas, paradas, não têm qualquer utilidade.
Fonte: Blog do Carlos Santos

UPANEMA: PREFEITO LUIZ JAIRO FECHA PARCERIA COM UFRN PARA ESTUDO SOBRE PREVIDÊNCIA PRÓPRIA


O prefeito Luiz Jairo fechou nesta terça-feira, 20, uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para realização de estudos sobre a viabilidade de implantação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) na Prefeitura de Upanema.

Luiz Jairo assinou o termo da parceria em encontro realizado na UFRN, em Natal, com o professor Eduardo Henrique Araujo, coordenador do Projeto RPPS, que contou ainda com a participação do assessor jurídico do Município, Gilberto Carvalho, e da coordenadora municipal de Administração, Aparecida Moura.

O estudo será realizado no período de agosto a dezembro deste ano e Luiz Jairo destacou que, caso seja viável, a previdência própria vai ser benéfica para o servidor municipal. “Um dos benefícios é a garantia do salário integral após a aposentadoria”, ressaltou o prefeito.

Entenda – De acordo com a Previdência Social, os servidores públicos titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios possuem direito a Regime Próprio de Previdência Social conforme está previsto no art. 40 da Constituição Federal.

Segundo a Previdência Social, os regimes próprios são instituídos e organizados pelos respectivos entes federativos de acordo com as normas estabelecidas na Lei nº 9.717/98, que iniciou a regulamentação desses regimes. A partir da instituição do regime próprio, por lei, os servidores titulares de cargos efetivos são afastados do Regime Geral de Previdência Social - RGPS.

Prefeitura Municipal de Upanema

Assessoria de Imprensa