terça-feira, 18 de junho de 2013

UPANEMA: Prefeitura vacina três mil animais contra a aftosa


A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Agricultura, está realizando a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Três mil doses da vacina estão sendo disponibilizadas para os pequenos criadores.

O secretário de Agricultura, Hermes Freire, informa que cada criador vai receber até 20 doses para vacinar o seu rebanho. “Contamos com um calendário definido e pedimos para que os donos amarrem os seus animais para facilitar a imunização”, orienta.

O prefeito Luiz Jairo destaca que a vacinação do rebanho é fundamental para manter o Rio Grande do Norte como área livre da febre aftosa. “O status de área livre já foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura e agora é importante que o rebanho seja imunizado para abrir nonos mercados para a carne potiguar”, salienta Luiz Jairo.

O ministro da Agricultura e Abastecimento, Antônio Andrade, confirmou no início deste mês que o Rio Grande do Norte está livre da febre aftosa com vacinação. A mudança de status será oficializada ainda em junho ou em julho.

A campanha de vacinação prossegue até o dia 30 de junho.

Prefeitura Municipal de Upanema
Coordenadoria Municipal de Comunicação Social

Magnos Alves
Coordenador
(84) 9837-7330
(84) 9188-9111
(84) 8879-2827

Luan Carvalho
Assessor de Imprensa
(84) 9687-1927

 

Fonte: Blog do Professor Josiel

NATAL: Quinze unidades à beira do colapso


Roberto Lucena e Vinícius Mena - repórteres

Quinze unidades da rede pública de assistência à saúde de Natal podem fechar as portas, a exemplo do que aconteceu com a maternidade Leide Morais, caso obras de reparo não sejam efetuadas urgentemente nesses locais. O alerta foi dado ontem pelo titular da secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cipriano Vasconcelos Maia, durante uma reunião da Comissão de Saúde, Assistência Social e Defesa do Consumidor na Câmara dos Vereadores.  “São 37 unidades em estado de precariedade, destas, cerca de 15 precisam de reparos urgentes, senão, podem fechar as portas”, avisou.

Ao todo, a SMS é responsável por administrar 74 prédios, destes, cinco são Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), um Centro de Zoonose e a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As demais 67 unidades são postos de saúde que recebem os usuários diariamente. Ontem, o secretário apresentou o relatório sobre a administração durante os quatro primeiros meses deste ano. Ele deixou claro que há a secretaria enfrenta muitas dificuldades. “O cobertor está curto”, resumiu Cipriano Maia.

A cada quadrimestre, o gestor da SMS é convocado pelos vereadores para prestar esclarecimentos e apresentar os números da pasta. Na reunião de ontem, houve pouco interesse por parte dos representantes do Poder Legislativo. Apenas cinco vereadores, de um total de 29, compareceram à sessão que contou com a participação de servidores da secretaria e representante do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN).

O técnico da assessoria de planejamento da SMS, Roberval Pinheiro, apresentou o relatório que aponta os gastos da secretaria durante o primeiro quadrimestre do ano. Para o ano de 2013, a secretaria tem disponível o orçamento de R$ 556.549.000,00. Desse total, 60% já foi empenhado e 20% já foi pago [veja quadro].

No montante de verba, não há recurso específico para construção de unidades ou reformas dos postos já existentes. “A solução é a que já estamos tentando: procurando recursos junto ao Ministério da Saúde. Não temos dinheiro para as obras em todas as unidades que precisam de reformas”, disse Cipriano. O secretário ressaltou ainda que durante os últimos meses o trabalho à frente da secretaria esteve concentrado na “reorganização das compras e criar condições para voltar a funcionar na normalidade”.

Apesar da fala do secretário, não faltaram críticas direcionadas ao gestor. A representante do Sinmed/RN, a médica Tatiana Borges, questionou o fechamento da maternidade Leide Morais. “Não poderia fazer a reforma por setores para evitar o fechamento total?”, perguntou. O secretário explicou que as condições do prédio não permitiam a manobra.

Outro ponto que foi discutido na Câmara foi um projeto de lei enviado pela SMS que permite a contratação de pessoal temporariamente. De acordo com Cipriano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade da Esperança só poderá ser inaugurada caso os vereadores permitam a contratação. “Não podemos realizar concurso público e, teoricamente, essa contratação temporária também não é permita, porém, devido a extrema necessidade pública, é preciso abrir exceção”, colocou. A UPA deverá ser inaugurada no segundo semestre.

Fonte: Tribuna do Norte

MOSSORÓ: Blog Neto Queiroz


O que disse Henrique Alves

A entrevista de Henrique Alves ao jornal Tribuna do Norte foi elucidativa. Vamos nos deter sobre o que Henrique falou. Sobre as eleições de 2014: “Acho que é muito cedo. Qualquer visão que se insista em ter agora não é a que vai acontecer, não é a verdadeira. Como falta muito tempo, a realidade vai se impor de forma diferente. É inútil discutir agora cenários que poderão não ser verdadeiros”. E mandou um recado para o PT que está cheio de exigências: “O PMDB não defende e nem participará de nenhuma solução radicalizada. A história mostra que esse radicalismo não leva aos melhores resultados. Nenhuma solução radical imposta terá a melhor compreensão do PMDB”.

Sobre a aliança com a governadora

O que Henrique disse de mais enfático sobre romper ou não com a governadora Rosalba Ciarlini foi o seguinte: “O PMDB é parceiro, sim, da governadora Rosalba. Não adianta querer tapar o sol com a peneira. O PMDB faz parte da base de apoio da governadora. Eu tenho muita autoridade para falar sobre isso porque não a apoiei para governadora na eleição de 2010. Eu apoiei Iberê Ferreira, mas, como perdi a eleição e Garibaldi Filho, nesta linha, ganhou, ou ele vinha para cá ou eu ia para lá. Como eu sei ganhar e sei perder, e perdi, para reunificar o PMDB, somei no apoio à governadora. Quem construiu a realidade de hoje foi a liderança vitoriosa do senador Garibaldi junto à candidata Rosalba. Eu me adaptei a essa realidade. O PMDB faz, sim, parte da base da governadora Rosalba, ao lado do PR, do PP e de outros partidos. Esse é o quadro de hoje. Se será o de 2014, até lá saberemos”.

NOTAS GERAIS 

Explicando cancelamento de reunião

Henrique explicou por que cancelou a reunião estadual do PMDB e confirma que temia um lançamento precoce de candidatura: “Não quero uma reunião do PMDB para discutir quem vai ser governador... radicalizar o processo.

Candidatura própria

Sobre candidatura própria do PMDB ao Governo não é ainda uma ideia descartada, ainda será avaliada. “Na época, vamos ver o quadro e, com muito realismo, identificar, as tendências, sentir o que o povo quer”.

O direito à reeleição

Henrique reconhece a reeleição de Rosalba como direito natural, mas afirma que é preciso ver se será viável eleitoralmente: “Será feita uma avaliação para saber se a solução natural da reeleição estará viável política e eleitoralmente”.

Quer continuar deputado

Ele diz que quer ficar na Câmara dos Deputados e o sonho é mais um mandato na presidência: “Minha motivação é continuar na Câmara Federal. Acho que tenho papel importante a desempenhar no quadro nacional”.

Não será candidato a governador

E diz que não será candidato a governador: “Para uma candidatura a governador eu não ofereço o meu nome, porque estou em um projeto nacional que é muito importante para o RN”.

Uma palavra para Wilma

Henrique deixou todo mundo de orelha em pé com as palavras carinhosas para a ex-governadora Wilma de Faria: Acho que houve e eu vi com muito bons olhos o gesto da ex-governadora Wilma em vir aqui a minha casa por iniciativa dela. Eu agradeci e ela foi muito correta”.

PLUGADO

“Eu reconheço que o Governo Rosalba não tem atendido as expectativas do PMDB como um todo”. Reconhecendo que existem ainda insatisfações.

 “A insatisfação é evidente. O Governo passa por dificuldades. Mas eu acho que o PMDB  tem o dever de ajudar”. Dizendo que não vai romper agora.

 “A aliança precisa se construída coletivamente e ver também o que é melhor... vamos discutir esse assunto, na época própria, coletivamente”. 

E mandou um recado para Carlos Augusto: “Está na hora de outro conselho político daquele se reunir para avaliar o que foi feito de lá para cá, se as mudanças aconteceram”.

“Eu ainda acho o Governo muito preso nas suas decisões. Ainda acho que não está interagindo como deveria”, mais um recado para Carlos Augusto.

“Quem achar que nesta hora vai conversar eleição 2014 com o PMDB, ajustando chapa, candidaturas, vai cometer um erro. Essa não é a hora para isso”. 

FECHADO - O aeroporto de Mossoró está fechado para operações noturnas. A medida foi tomada há algum tempo, mas a população não sabia disso.

DÉCIMO - O Governo do Estado anunciou que juntamente com os salários de junho pagará uma parcela do décimo terceiro salário.

GRAVÍSSIMA - Fiquei assustado com o que assisti ontem pela manhã na TV com o que aconteceu em Natal no final de semana.

NEGANDO - A Polícia Civil chegando à Sejuc com os veículos cheios de presos dos plantões no final de semana. E a Sejuc se negando a recebê-los.

RADICAL - Um delegado se revoltando e dizendo que iria algemar os presos na porta da Sejuc e deixá-los lá. Imaginem aonde chegamos.

 O vice-governador Robinson Faria (MD) passou a última sexta-feira em Mossoró. A mesma agenda de dois meses atrás: entrevistas na televisão e nas emissoras de rádio, visita às redações dos jornais e conversa com aliados. Sem nenhuma novidade no front das decisões políticas.

Fonte: Gazeta do Oeste

MOSSORÓ: Movimento #Pau de Arara pede melhoria no transporte público


Transportes coletivos representam problemas para estudantes

 
 

Alcivan Costa

Estudantes de várias instituições públicas e privadas sairão às ruas do Centro hoje pela manhã protestando por um transporte público eficiente. O Movimento #Pau de Arara vai se concentrar às 7h na Praça do Pax e de lá sairá para a Câmara Municipal de Mossoró, onde será votada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município.

O movimento vai cobrar dos vereadores a inclusão de melhorias na mobilidade urbana que, votada em 2010, produziu poucos efeitos de melhorias na cidade.

“A LDO será votada até sexta-feira na Câmara. Vamos pressionar os vereadores para que parte do orçamento seja voltada para as questões de mobilidade, melhoria do transporte público que é péssimo, passagens caras, veículos sucateados, paradas de ônibus sem estrutura”, explica Cínthia Simão, da comissão de Agitação e Propaganda.

O nome escolhido para o movimento faz referência a um tipo de transporte precário de passageiros ainda bastante utilizado na nossa região. “É um meio antigo, sem conforto, bem sofrido que as pessoas que precisam têm que usar. É bem semelhante ao transporte público que nós temos”, acrescenta a estudante.

Além da convocação através das redes sociais, equipes da organização realizaram panfletagem nas paradas de ônibus e fizeram visitas às escolas convocando estudantes e demais pessoas que fazem uso dos ônibus públicos para se deslocarem.

No Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo, estão sendo publicados fotos e vídeos mandados por usuários denunciando algum tipo de problema relacionado ao transporte de passageiros.

O ato está sendo organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Universidade Potiguar (UnP) e grêmios estudantis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Mossoró, Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV), Escola Estadual Abel Freire Coelho, Grupo Resistência Mossoró, sindicatos, membros do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e sociedade civil.

Fonte: Gazeta do Oeste