terça-feira, 4 de junho de 2013

JORNAL DE FATO: Conflito Pela Investigação


Por Ivênio Hermes
Interesses em Jogo
A Proposta de Emenda Constitucional 37/2011 – PEC 37 ganhou vulto nos últimos meses desde sua aprovação pela Câmara dos Deputados. A emenda atribui a competência para investigar crimes exclusivamente às policias Federal e Civil, segundo seus defensores, apenas reforçaria o que estaria previsto originalmente na constituição de 1988.

Diante dessa premissa inicial surge o embate pela competência de investigar, tendo de um lado, devidamente entrincheirados, Promotores e Procuradores de Justiça representando o Ministério Público e do outro lado Delegados Civis e Federais representando a Polícia Judiciária. Contudo, no meio dessa guerra está a sociedade que pode sofrer com as consequências de uma decisão premeditada e acalorado pelo orgulho do exercício glamoroso de uma função pública.
Os interesses da sociedade brasileira devem vir em primeiro lugar e ambas partes litigantes nesse processo devem repensar exatamente o que desejam.

Partes Ligantes
Acusados de um discurso corporativista enquanto alegam a busca pela defesa de sua competência em investigar, os delegados vivem o dilema nacional da falta de efetivo, estrutura e autonomia (funcional e orçamentária) necessária para agir nos casos sob suas circunscrições.

Nenhum estado brasileiro possui número suficiente de delegados, agentes e escrivães de Polícia Civil para atenderem a demanda dos crimes que acontecem dentro dos limites de seus estados.
Os próprios gestores públicos, muitos oriundos da carreira de delegado, em alguns estados tem se mostrado inertes diante da ingerência do poder executivo nas atividades de controle da Polícia Civil, como distribuição de equipes de investigação (delegados, agentes e escrivães), falta de postura na contratação de concursados, na solicitação de novos concursos, enfraquecendo a estrutura regimentar da instituição.

A fraqueza impede que essa polícia tenha autonomia para realizar seu trabalho, inclusive no que pertine à própria conduta dos membros eleitos do poder executivo, abrindo precedentes para a ação investigativa do Ministério Público.
A ineficácia das polícias em combater a corrupção e a impunidade suscitou no Ministério Público a vontade de levantar esse estandarte.

Um dos grandes momentos que comprovou que o Ministério Público poderia contribuir de forma muito eficaz para a solução de crimes foi quando a Polícia Civil concluiu precipitadamente as investigações do Caso Celso Daniel como sendo sequestro seguido de morte. Porém, quando refeita a investigação pelo MP, em parceria com as polícias, muita coisa veio à tona.
Ocorre que o Ministério Público também sofre acusações de elitizar suas investigações, isto é, de escolher apenas aquelas que dão mais publicidade ao trabalho que ele realiza, numa grande propaganda institucional, deixando de direcionar esforços para a elucidação de crimes de homicídios comuns, por exemplo. Algumas acusações parecem ser verdadeiras, outras, porém, não são, pois alguns tipos de ações criminosas parecem estar fora do alcance da polícia, como por exemplo, os crimes contra o patrimônio público e crimes eleitorais praticados por grandes e poderosos e que as polícias não conseguem chegar perto em virtude de sua subordinação ao governo dos Estados.

A Polícia Federal não possui toda a autonomia que a mídia tendenciosa alardeia. O órgão também é carente de efetivo. Desde 1973 o Conselho Superior da Polícia Federal estabeleceu que o contingente da corporação precisaria de 15 mil homens e após 41 anos só há 13 mil homens com 1700 delegados.
Para fundamentar sua autonomia em investigar, a Polícia Federal surge agora com plano mais ousado, surgindo com uma proposta totalmente inovadora que reestrutura a PF trazendo dentre as principais diretrizes:

1.     A desvinculação da PF da estrutura do Ministério da Justiça para sua transformação em uma Agência, adotando modelo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
2    A escolha do diretor-geral a partir de uma lista tríplice;

3     Mandato preestabelecido para o diretor-geral e;
4.     Sessão de questionamentos no Senado Federal para referendar a nomeação desse diretor-geral.

Como ficaria, entretanto, a situação da Polícia Civil? Continuaria subordinada ao Governo do Estado? Ou ficaria agora subordinada à “Agência de Polícia Federal”?

Não há como evoluir no sistema policial brasileiro sem dar vazão ao pensamento de uma polícia fortalecida e nisso a Polícia Federal está correta em buscar mais autonomia, sem, contudo, ficar completamente sem subordinação ao chefe do Estado brasileiro. Mister se faz analisar, o caso das Polícias Civis que padecem nos estados, encontrando soluções mais facilmente exequíveis como a criação de um Ministério da Segurança Pública, onde as polícias ficariam alinhadas mais diretamente a um gestor federal, saindo da influência imediata dos governos estaduais.

Combate ao Crime
O fato atual e inegável é que o Brasil é uma grande piada em se tratando de punir criminosos que roubam os cofres públicos. Nem o Ministério Público e nem a Polícia Judiciária conseguem combater de forma eficaz os crimes cometidos pelos políticos que roubam o povo.

São frequentes as operações que prendem, retiram do cargo e criam um furor midiático que parece satisfazer o brasileiro de memória curta que não cobra resultados.
Bandidos travestidos de terno e gravata continuam desfilando e sendo presos brevemente e levam tanto tempo para serem julgados, que esfria o clamor público e o escândalo cai no ostracismo das mentes de um povo que somente quer saber quando será o próximo carnaval fora de época ou a próxima partida de futebol.

Os maiores criminosos do Brasil andam soltos e se divertem com a briga entre a Polícia Judiciária e o Ministério Público sobre quem deve ou não investigar, enquanto o certo deveria ser conclamar a sociedade civil em campanhas de esclarecimento sobre a situação de falta de investimento na Segurança Pública e a falta de horizontes para a solução dos crimes enquanto dois fortes componentes continuarem a se digladiar para ver quem senta no trono do poder de investigar.
É necessário que o bem social seja colocado em primeiro lugar, que haja um conclave entre representantes do Ministério Público e das Polícias Judiciárias no sentido de unir forças sem qualquer vaidade institucional para juntos apresentarem um novo projeto que traga benefício à sociedade brasileira e finalmente que se proponham ações concretas contra corruptos e corruptores no Brasil.

Chega de somente punir policiais e agentes da lei como bodes expiatórios quando existem ações de combate à corrupção, chega de vermos políticos fazerem e acontecerem, defraudarem os cofres públicos e engordarem suas contas bancárias e no máximo perderem seus privilégios para voltarem alguns anos depois e fazerem a mesma coisa.
Que o Ministério Público e a Polícia Judiciária entendam que precisamos de um sistema de investigação forte e sem influências, do contrário, somente as minorias continuarão pagando por crimes que às vezes nem cometeram e nunca teremos o efetivo combate ao crime no Brasil.

Fonte: Blog Retrato do Oeste

AINDA SOBRE AS ELEIÇÕES NA ESCOLA ESTADUAL JOSE CALAZANS FREIRE DE UPANEMA

 

Segundo informações que colhemos hoje na 12ª DIRED, a eleição para renovar a direção das escolas será entre outubro e novembro.

Apesar de estar tão distante, as comissões eleitorais já estão se formando nas escolas.

O edital também já está bem próximo de ser lançado. Aguardemos, pois.
 
Fonte: Blog Entretendo & Sinformando

MAS UMA VERGONHA PARA O RN: Nova parada na Educação


VAI TER PARADA DE NOVO

O SINTE/RN está convocando uma paralisação de 48 horas nos dias 11 e 12 de junho em desagravo à justiça e por respeito à educação. 

O protesto tem origem na rotina de desrespeito às leis e às decisões judiciais por parte do governo Rosalba, principalmente no que diz respeito ao 1/3 de atividade dos educadores e ao Plano de Carreira dos funcionários da Educação.

Fonte: Blog do Sinte RN e Blog Entretendo & Sinformando ou

http://blogdexaviergondim.blogspot.com.br/.

PARA REFLETIR

"Aproveite cada minuto de sua vida, e lembre-se nunca busque boas aparências porque elas mudam, não procure pessoas perfeitas porque não existe, mas busque acima de tudo, um alguém que saiba o verdadeiro valor do amor! E lembre-se não podemos mudar o passado, mas com certeza podemos fazer o nosso futuro melhor!

OBMEP 2013 em Upanema


      Hoje é dia de Olimpíada de matemática. Todas as Escolas Públicas de Upanema estão inscritas para a 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Aos alunos desejo um bom raciocínio e que se concentrem na resolução das questões. 
     Ainda hoje estaremos divulgando a lista de alunos aprovados para a segunda fase da OBMEP 2013.

Fonte: Blog Professor Josiel

Efeito barreira?


Por: Vicente Serejo

Parece, Senhor Redator, que acabou tendo um efeito barreira o silêncio absoluto do senador José Agripino diante do ímpeto da governadora Rosalba Ciarlini de não participar da gravação do programa institucional dos Democratas. Mesmo ela justificando como um gesto de gratidão pessoal pelo tratamento republicano o plano estava definido, a julgar pela declaração do deputado Leonardo Nogueira anunciando que ele e a ex-prefeita Fafá Rosado passariam a ter um partido aliado do PT.

Os atos retóricos, nos seus significados, independem muitas vezes da intenção e do gosto de quem os pratica. No caso, sequer pode ser visto como uma distorção usinada pelo interesse natural do jornalismo de provocar fatos novos. E o deputado declarou e reforçou sua declaração, afirmando que o senador José Agripino compreenderia o gesto e, por isso, não acreditava que ele fosse mover a lei para impedir a mudança ou pelo menos contestar com o risco de perda imediata de mandatos.

De tão inoportuno, o gesto bastou para gerar diante da opinião pública um claro, grave e feio constrangimento. Abandonar o DEM não seria só um simples oportunismo, o que, aliás, é sempre muito comum numa democracia de falsos partidos. Teria um efeito duplamente trágico: do lado dos que mudassem, pelo gesto de abandono de um dos únicos líderes nacionais de oposição; do lado do senador José Agripino pela desqualificação da sua palavra, calando e consentindo uma transgressão.

Já basta o arranjo de democratas e pemedebistas ao longo das duas mais recentes campanhas majoritárias quando o PMDB, há oito anos, abandonou a candidatura do senador Geraldo Melo para eleger a então candidata democrata Rosalba Ciarlini e seu suplente, Garibaldi Alves (pai), assumir a cadeira; e, em 2010, dividir-se em duas posições diametralmente opostas – Henrique Alves com Iberê e Garibaldi Filho ao lado de Rosalba, duplo no duplo, tudo pelo grande Rio Grande do Norte.

Agora, sem consciência de limite, até pela flacidez de suas posições em outros episódios, é a vez dos Democratas na política useira e vezeira desses arranjos que nesta fase contemporânea tem na Paz Pública seu grande paradigma oportunista. Tão antinatural, que Aluizio Alves precisou sair às ruas na mais dura campanha contra sua imagem para enfrentar os tigres que ele mesmo acalentou com elogios desmesurados, sob pena de não resistir ao inevitável esmagamento da própria família.

O altruísmo republicano de araque dos Democratas pode até prevalecer bem acima de todos os outros crivos da vida pública. Não será surpresa como ousadia ou dissimilação. Mas, certamente, terá um preço a ser pago pela avalanche de uma perda de fronteira sem limites numa política que, feita de filhos, netos e sobrinhos, já não tem nem mais aquele pudor do passado, quando a tradição das gerações se fazia com serviços prestados e espírito públicos, e não como herança de família.

TEMOR
Há alguns sinais de temor, mas ainda encobertos, de que o governo não possa depositar a primeira parcela do 13º salário até final de junho, como previsto. Mas, há um esforço discreto nesse sentido.

MÍSSEIS –I

A imagem do Governo Rosalba Ciarlini fechou a semana que passou com mais três graves avarias: a contratação do jatinho e perda de mais de R$ 70 milhões federais na saúde e baixos investimentos.

RUIM – II

O governo não conseguiu explicar de forma convincente a despesa milionária com contratação de um jato particular nem a perda de milhões federais que deveriam ter servido aos mais necessitados.

PIOR – III

As entidades representativas das classes produtoras reclamam, unidas, da falta de investimentos que possam estancar a queda na geração de emprego e renda e atingindo índices hoje até preocupantes.

ALIÁS – IV

O Governo Rosalba Ciarlini, até hoje, não consegue ter: bom padrão retórico nas suas formulações para a opinião pública. Ou silencia como se tivesse esse direito; ou fala sem elaboração estratégica.

EFEITO – V

O silêncio do governo, apesar do marketing de massa, reforça a ausência de uma boa comunicação coloquial que estabeleça o diálogo com a sociedade. Fala por cima da carne seca, como o povo diz.


Fonte: Jornal de Hoje

Bolsa família ajuda classe média crescer 16%, mas é preciso mais.


Por: Portal Jornal Hoje
O contexto econômico mundial e seu impacto sobre o mercado de trabalho tem registrado evolução positiva nos países em desenvolvimento como o Brasil, constatou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) no relatório “O Mundo do Trabalho 2013: Reparando o Tecido Econômico e Social’, divulgado nesta segunda-feira (3).

Sobre o Brasil, um dos destaques da organização no relatório foi o crescimento de 16% da classe média entre 1999 e 2010. Segundo a OIT, isso ocorreu devido ao fortalecimento do salário mínimo e do Programa Bolsa Família. Essas duas políticas, para a organização, explicam a redução da pobreza no país e o fortalecimento da economia nacional. Como desafios, a OIT citou a redução dos postos informais de trabalho, o aumento da produtividade, o aumento dos investimentos e o crescimento dos salários acima da inflação.

Os países desenvolvidos, por outro lado, estão em uma situação que pode se tornar “preocupante”, a despeito da recuperação econômica desde 2009, ano em que começou a crise financeira internacional. De acordo com o documento, na América Latina e no Caribe, registrou-se em 2012 taxa de emprego, em média, 1% superior à de 2008, ano anterior à crise. Na região, essa taxa atingiu 57,1% ao fim de 2012.

“Nos países em desenvolvimento, o desafio mais importante é consolidar os recentes progressos na redução da pobreza e da desigualdade”, informou, em nota, o coordenador do relatório, o diretor do Instituto Internacional de Estudos de Trabalho da OIT, Raymond Torres. A organização citou o estabelecimento de um piso salarial – por meio da fixação de salários mínimos – e de políticas de proteção social como essenciais para a situação atual desses países.

Em relação aos países desenvolvidos, constatou-se que a desigualdade de renda da população aumentou nos últimos dois anos. A principal justificativa foi o crescimento dos níveis de desemprego no mundo. A expectativa é que os atuais 200 milhões de desempregados cheguem a 208 milhões em 2015. Na última semana, a União Europeia registrou 26,5 milhões de desempregados.

“A situação em alguns países europeus, em particular, está começando a forçar o seu tecido econômico e social. Precisamos de uma recuperação global, focada em empregos e investimentos produtivos, combinada com melhor proteção social para os grupos mais pobres e vulneráveis”, disse, em nota, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder.

Para a organização, outro fator que atrasa a recuperação da geração de empregos nos países desenvolvidos é a falta de investimentos possivelmente gerados a partir de lucros. No último fim de semana, houve manifestações em mais de 100 cidades europeias contra políticas de austeridade. Segundo a OIT, apenas um terço dos investimentos globais em 2012 foram feitos por países de alta renda. Os países emergentes, em comparação, foram os responsáveis por mais de 47% dos investimentos no mesmo ano.

“Há uma clara relação entre o investimento e o emprego. Melhorar a atividade de investimento é crucial para permitir que as empresas aproveitem as novas oportunidades para se expandir e contratar novos funcionários”, explicou o coordenador do relatório, Raymond Torres.

Como forma de reduzir os impactos negativos da conjuntura de fraco desempenho econômico e escassez de postos de trabalho, a OIT sugere que sejam eliminadas as crenças negativas sobre as intervenções dos governos no crescimento econômico e a capacidade que elas têm de diminuir a má distribuição de renda entre a população. Outro ponto importante, de acordo com a organização, é o estímulo ao diálogo social entre empregados, empregadores e o governo para gerar melhorias no mercado de trabalho.

Fonte: Uol

ATENÇÃO AGRICULTORES: Vacina contra a Febre Aftosa


RN lança primeira fase da campanha contra aftosa

A governadora Rosalba Ciarlini, num dia de agenda cheia com a chegada da presidente Dilma Rousseff ao RN, participou, na manhã desta segunda-feira,  do lançamento da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Seguindo o protocolo desse tipo de evento, ela aplicou a vacina no primeiro animal.

Ainda este ano, os produtores do Rio Grande do Norte que declararem seus rebanhos durante a primeira etapa da campanha terão, por parte do Instituto de Defesa Agropecuária do estado e da Emater, informações precisas e apoio para formarem seus suportes forrageiros para enfrentarem a possibilidade de secas futuras. E no decorrer do segundo semestre, todas as Guias de Transporte Animal (GTAs) poderão ser feitas  eletronicamente, dispensando o preenchimento manual, a exemplo do que já ocorre com as guias da Defesa Vegetal.

As duas notícias foram dadas hoje pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, Júnior Teixeira, durante o lançamento da primeira etapa de campanha, adiada em um mês para dar tempo de recuperação ao que restou do rebanho do estado dizimado pela seca que atingiu severamente o RN no ano passado e em parte deste.

Júnior Teixeira aproveitou para confirmar a recontagem de todo o rebanho potiguar para ajustamento do cadastro do sistema da Secretaria da Agricultura, que estava   desatualizado porque muitos produtores não declararam a morte de animais por vários motivos, para acessar maiores quantidades de milho subsidiado pelo Governo Federal e vendido nos programas de balcão da Conab.

“Depois que ajustarmos nossas informações à realidade, poderemos trabalhar com eficiência para cercar o produtor de apoio para que ele possa ver resultado no seu esforço”, afirmou Júnior Teixeira.

“Será o último lançamento de campanha com o estado na condição de risco médio da aftosa e é um momento histórico para a pecuária do RN”, lembrou o secretário que, junto com o presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá, recebeu os convidados para o lançamento da campanha de vacinação.

A esperança de Teixeira é levar para o Parque Aristófanes Fernandes o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, no próximo dia sete, durante a 11ª edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel) para o anúncio da mudança de status para livre com vacinação de seis estados nordestinos. Há uma forte oposição do Maranhão para que esse anúncio aconteça em São Luiz, mas       Teixeira está usando o Enel como argumento para que o RN sedie e anúncio.

Com a chegada da presidente Dilma Roussef ao Rio Grande do Norte, o lançamento oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa sobrecarregou a agenda da governadora, que demorou mais de uma hora e meia para chegar ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. Desde as 8 da manhã, porém, boa parte dos convidados já a aguardava na Casa do Criador, onde tradicionalmente acontece a imunização da primeira cabeça de gado.

Repercussões

Para o presidente da Federação da Agricultura do RN, José Álvares Vieira, o início da campanha, que antecede a mudança de status para livre com vacinação, resume o que ele chamou de “dever de casa” cumprido.

“Quando os objetivos são definidos e o trabalho para alcançá-los é bem feito o resultado é esse aqui”, afirmou Vieira.

Para o presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá, o anfitrião, o início da vacinação e a mudança em bloco da condição de risco médio para a de livre com vacinação terá efeitos importantes sobre o futuro da pecuária potiguar.

“É um momento que esperamos por longos 16 anos e que terão reflexos diretos sobre o prestígio da Festa do Boi na medida em que abre as porteiras para a comercialização nacional, dando visibilidade ao trabalho de alto nível desenvolvido por nossos selecionadores”, comentou o presidente da Anorc.

Marcos Aurélio de Sá adiantou, ainda, que a organização da Festa do Boi já iniciará contatos para atrair expositores de outros estados produtores que por estarem sujeitos à quarentena não expunham seus exemplares da Festa do Boi. “Antes tínhamos aqui só criadores da Paraíba e do Ceará por estarem na mesma condição que nós. Mas, agora, podemos aspirar a uma condição mais ambiciosa para construir com o tempo o peso da nossa genética que no passado já foi reconhecida nacionalmente”, afirmou.

Para Eduardo Melo, o leiloeiro oficial do Rio Grande Norte, as portas se reabriram para os grandes negócios. Mas ele acha que será uma tarefa longa – uma década – para recolocar o estado nesse caminho, uma vez que a seca praticamente dizimou o rebanho potiguar. “É um recomeço sim, mas é muito bom que estejamos nele”, disse.

O delegado do Ministério da Agricultura do RN, Orlando Procópio, foi otimista. “O lançamento da primeira etapa da campanha da aftosa é o início de uma série de mudanças muito aguardadas pelos produtores que amargaram nos últimos meses uma das piores secas de que se tem notícia”, afirmou, ao acrescentar: “Estamos presenciando o começo do que pode ser o de novos tempos para a pecuária”.

O presidente da Emater, Henderson Magalhães Abreu, o “Major”, cuja entidade recebeu simbolicamente hoje 42 carros novos para o serviço em parte de seus 143 escritórios distribuídos pelo estado, anunciou em entrevista ao JH o leilão  de 60 carros antigos  para reforço de um fundo de manutenção da nova frota.

Ele informou, ainda, que está entre as prioridades devolver a comunicação via internet entre os escritórios da Emater e o cadastramento de micro agricultores benefiociados por um financiamento específico dos Ministérios de Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social. O benefício acessado  pelo cartão do Bolsa Família será de R$ 2,4 mil pagos em três parcelas de R$ 700,00.

Fonte: Jornal de Hoje

Democratas recebeu Dilma de braços abertos sob o olhar enviesado do PT



Só faltou José Agripino Maia, presidente nacional do Democratas. A visita da presidente Dilma Rousseff ao Rio Grande do Norte, no final da manhã de ontem (3), pareceu festa do partido DEM.

O palco foi armado para favorecer a governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, ambas do Democratas.

Não era para menos. Rosalba emprestou o lugar - a Escola de Governo - e definiu a agenda com a presidente.

Rosalba Ciarlini está encantada com o governo do PT. Em especial, com a presidente Dilma.

Palavras dela ontem para todo mundo ouvir ao se desmanchar em elogios a Dilma:

"Faço por dever e para que os fatos fiquem claros. Sou governadora do Rio Grande do Norte e isso me dá o direito e o dever para aplaudir e reconhecer as ações do seu Governo no nosso Estado. A presidenta Dilma tem sido sim uma excepcional parceira no destino, de lutas e realizações. Por isso que nos sentimos como conterrânea com a presidenta Dilma Rousseff, é potiguar de coração".

Não era para menos. A presidente abriu o saco de bondades e anunciou quase R$ 2 bilhões em obras. Para um Estado pobre como o Rio Grande do Norte e extremamente dependente das verbas federais, nada mau.

Dilma assinou a ordem de serviço da barragem Oiticica [sob investigação, diga-se de passagem], liberou recursos para o Museu da Rampa, garantiu concluir viadutos da BR 101, prometeu duplicar a BR 304 até o Ceará, disse que vai desenganchar o gancho de Igapó, liberou recursos para Natal no Brasil Mais Seguro, governo vai duplicar a estrada da Pipa, entregou 250 máquinas do PAC da Seca, e a presidente prometeu ampliar e modernizar o Centro de Convenções de Natal. Enfim, Dilma caprichou nas promessas.

Ao ler as informações ontem no Nominuto, um internauta comentava no Facebook: "Quero ver se tudo isso vai sair do papel".

Vamos ser otimistas, meu caro. Vamos acreditar nos governos. Só nos resta isso. E reclamar.

Rosalba estava feliz ontem. Não era para menos. A presidente Dilma Rousseff se mostrou muito à vontade no palanque do Democratas sob o patrocínio do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), aliado de Dilma em Brasília e aliado de Rosalba no Rio Grande do Norte.

A deputada federal Fátima Bezerra, do PT, não escondia o desconforto na solenidade com presidente.

A não ser por um ministro, algum prefeito ou liderança petista, a presença do PT na visita da presidente Dilma ontem quase passou despercebida. 

A festa foi do Democratas. E não era para menos. A única governadora do DEM se abraçou com a presidente do PT e já sinalizou que pode votar nela no próximo ano.

Isso estraga o discurso das oposições ao DEM no Rio Grande do Norte. A base aliada à presidente Dilma Rousseff já conta com a presença de Rosalba Ciarlini. Só falta o apoio explícito à reeleição de Dilma. 

O que dirá a oposição ao DEM no palanque eleitoral?

Tá todo mundo junto e misturado.

Fonte: Blog Nominuto

Dilma no RN:


Fátima comemora anúncios de obras

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) acompanhou hoje a agenda da presidenta Dilma Rousseff em Natal (RN), onde ocorreu a solenidade de entrega de máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras para os municípios potiguares que sofrem com a seca.

Na ocasião, a presidenta Dilma anunciou a construção de obras no Estado.
Fátima Bezerra comemorou o anúncio da obra de construção do Viaduto na BR-101, em Parnamirim. Deputada apresentou Emenda – 12550002 ao PPA 2012/2015, para a referida obra. “É a comprovação de que a luta valeu a pena”, disse a deputada.

Além do Viaduto da Maria Lacerda, na BR 101, o Ministro dos Transportes adiantou que serão incluídas as obras do Contorno de Igapó, R$ 80 milhões, e a Reta Tabajara, orçado no valor de R$ 190 milhões, que terá duplicado e adequado os seus 26,7 km de extensão. Edital vai ser publicado no dia 20 de junho.

Na solenidade também foi dada a ordem de serviço para a construção do Museu da Rampa e do Memorial do Aviador; do termo de cooperação do “Brasil Mais Seguro, além da assinatura da ordem de serviço da Barragem de Oiticica, no valor de R$ 320 milhões”. “É gratificante ver que no Governo da presidenta Dilma, do PT e aliados, o sonho do Seridó vai ser realizado. Luta de mais de 40 anos”, acrescentou a deputada.

Fonte: Gazeta do Oeste

MOSSORÓ: Cursos para formação de condutores passam a custar mais caro


Pessoas que ingressarem nas autoescolas a partir de agora pagarão mais pelos cursos

A partir desta semana, a preparação para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou mais cara. A tabela de preços cobrados pelas autoescolas foi reajustada.

Quem pôde ingressar em uma das autoescolas o fez com antecedência. De acordo com a recepcionista de uma das empresas na cidade, Anita Tayane, as pessoas já estavam esperando por esse aumento. Apesar disso, ainda há quem não aproveitou os valores anteriores.

Segundo ela, o reajuste no preço se justifica pela obrigatoriedade de as empresas adquirirem simuladores de direção veicular. Cada Centro de Formação de Condutores deverá possuir, pelo menor, um aparelho. Com a aquisição dos simuladores, os alunos de autoescolas devem ter algumas horas de aula no equipamento após as aulas teóricas e antes das atividades práticas.

Anita Tayane afirma que além de ter o equipamento, as empresas deverão ter a estrutura para instalar a máquina e um instrutor especializado.

No entanto, as questões referentes ao simulador ainda não estão claras. A recepcionista afirma que as próprias empresas têm tido dificuldades de obter as informações. Com relação à aquisição do equipamento, por exemplo, ela diz que só uma pessoa realiza a venda e, mesmo assim não é alguém da região.

De acordo com o diretor-geral de uma das empresas em Mossoró, Railson Benjamin, a procura pelo serviço durante esta época do ano já é baixa. O número de alunos é crescente entre os meses de julho em janeiro. Após esse período, o movimento fica mais ‘fraco’, pois a partir de janeiro começam a surgir despesas como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e compra de material escolar, entre outros.

O tipo de CNH mais buscado pelos futuros condutores é o AB, que confere ao motorista autorização para dirigir carro e moto. Na autoescola administrada por Railson Benjamin, o curso para obter carteira para carro e moto passou de R$ 700,00 (à vista) para R$ 900,00, já o de carro passou de R$ 500,00 para R$ 620,00 e o de moto de R$ 480,00 para R$ 560,00.

Já na empresa onde Anita Tayane trabalha, o curso para tirar habilitação em carro e moto passou de R$ 790,00 para R$ 890,0; o de carro passou R$ 580,00 para R$ 780,00 e o de moto de R$ R$ 530,00 para R$ 630,00. 

Fonte: Gazeta do Oeste