quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MOSSORÓ: Grito da Saúde será realizado em frente à UPA do BH


As centrais sindicais, organizações políticas de esquerda, movimentos sociais, pastorais, estudantis, entre outros setores de todo o Brasil se unem nesta sexta-feira, 30, para protestar no Dia Nacional de Mobilização e Paralisação.

Em Mossoró, a mobilização ‘Grito da Saúde’ vai se concentrar em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Belo Horizonte, a partir das 7h30.

Amanhã, os participantes ainda vão caminhar pelas ruas do bairro, onde deveria estar funcionando a unidade de saúde - o prédio foi inaugurado no final de dezembro do ano passado, mesmo ainda faltando objetos, equipamentos e finalização das obras – porém, não há previsão para que entre em funcionamento.

O Dia Nacional de Mobilização e Paralisação luta pelo fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 semanais sem diminuição dos salários e combate ao Projeto de Lei 4330 da terceirização, reforma agrária, protagonismo de classe, aprovação do Plano Nacional de Educação, entre outras causas.

O protesto faz parte da programação do Grito dos Excluídos, realizado nacionalmente no dia 7 de setembro de todos os anos. ‘Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular’ é o tema deste ano da mobilização, que completa 19 anos.

“São quase 20 anos de luta e mobilização popular, um espaço para a democracia participativa, de entidades e pessoas que querem que o Estado esteja a serviço da população brasileira, exercendo uma cidadania ativa, decidindo os rumos do país”, comentou Carlos Antonio da Silva, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró (SECOM) e um dos organizadores do Grito dos Excluídos.

Hoje à noite, por volta das 18h, tem início um debate sobre a programação para o dia 7 na sede do Secom, como também sobre as ações a serem desenvolvidas no protesto de amanhã. Na segunda-feira, 2, haverá mais um encontro para discutir, novamente, sobre o dia 7 de setembro.

O Projeto de Lei 4330/2004 prevê a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade de determinada empresa, sem estabelecer limites ao tipo de serviço que pode ser alvo de terceirização.
Carlos Antonio destaca que o Projeto de Lei 4330 só trará prejuízos para a classe trabalhadora. “Nós queremos mudanças para melhorar a vida dos brasileiros, garantir seus direitos, e não para piorar, prejudicar os trabalhadores”, comentou.

PARTICIPAÇÃO

Diversas entidades já confirmaram participação no ato de amanhã, entre elas, as categorias representadas pelo Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (SINAI/RN).

Hermes Oliveira, diretor regional do Sinai, informa que servidores do Departamento Estadual de Trânsito do RN (DETRAN/RN) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (EMATER/RN) também vão paralisar as atividades. “Os trabalhadores da Emater vão apoiar. Também está programada uma greve de cinco dias, entre 2 e 6 de setembro por melhores condições de trabalho, estrutura e implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários”, acrescentou.

Servidores da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC) também devem participar do movimento de amanhã e também parar pelos cinco dias na próxima semana.

A pauta comum a todas as categorias da base do Sinai aborda avaliação da campanha salarial, falta de negociação por parte do Governo do Estado e cumprimento de propostas feitas anteriormente quando as categorias estavam em greve.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) fará uma assembléia extraordinária às 8hs na sua sede. Esta atividade faz parte da programação do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação. Na pauta constam informes sobre a audiência com o Governo do Estado e a proposta que foi apresentada aos trabalhadores.

Fonte: Jornal Gazeta Oeste

MOSSORÓ: Apagão provoca transtornos no comércio e trânsito de Mossoró

Corte de energia aconteceu por volta das 15h, atingindo regiões de todos os estados do Nordeste

Trânsito ficou confuso no início da noite desta quarta-feira

O apagão sofrido em quase toda a região Nordeste do País nesta quinta-feira, 28, também causou transtornos em Mossoró. O problema foi observado por volta das 15h e provocou consequências principalmente no trânsito e no comércio da cidade. Poucos minutos depois das 18h, alguns bairros já registravam o retorno do abastecimento elétrico.

Com os semáforos apagados, os agentes de trânsito precisaram ser posicionados imediatamente nos cruzamentos, especialmente nas ruas do Centro. Nenhum acidente de grande proporção foi registrado durante a falta de energia.

Logo que o corte no abastecimento foi provocado, os comerciantes e clientes dos estabelecimentos foram às calçadas para observar se a falta de energia era generalizada. Com a previsão de que o problema só seria resolvido algumas horas depois, muitos donos de lojas decidiram dispensar os funcionários e fechar as portes.


Um comunicado emitido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmava que houve uma queda significativa, enquanto autoridades do Governo Federal informaram que o blecaute teria provocado o corte de 8 mil MW de carga, atingindo potencialmente 16 milhões de pessoas, tendo em vista que cada 1 mil MW atende a cerca de 2 milhões de pessoas.Através das redes sociais, a população mossoroense tomou conta de que o apagão estava afetando regiões de todos os estados do Nordeste, atingindo Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte.

CAUSA

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informaram que a interrupção no fornecimento de energia que atingiu a Região Nordeste na tarde de hoje foi causada por uma queimada em uma fazenda no município de Canto do Buriti, no Piauí, que resultou no desligamento de linhas de transmissão.

ANO PASSADO

Em 2012, apagões também acometeram a região Nordeste nos meses de setembro e outubro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país. Em outubro, outra ocorrência afetou os nove estados da região no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

POLÍCIA DO ESTADO: OAB/Mossoró apoia reivindicação dos delegados no RN

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Mossoró, Aldo Fernandes, esteve reunido na segunda-feira, 26, na sede da subseção, com representantes da Associação dos Delegados de Polícia (ADEPOL/RN).

Na ocasião participou da reunião com delegados das cidades de Baraúna, Assu e Mossoró; entre eles o Delegado Regional, Dênis Carvalho.

Durante a reunião foi apresentado um ofício com as reivindicações da categoria, que está em greve desde o dia 23. O grupo procurou o presidente da subseção em busca de apoio.

Aldo Fernandes declarou apoio à posição externada pelos delegados, entretanto, solicitou o cumprimento de casos emergenciais: “a ponderação que a AOB fez foi solicitando que a categoria não suspendesse os procedimentos emergenciais, como nos casos de crimes com flagrante e a conclusão de inquéritos de acusados presos”, explica. 

A solicitação do presidente foi bem recepcionada pelos delegados, que asseguraram a manutenção dos serviços essenciais. O presidente Aldo Fernandes disse ainda que entende como justa a luta da Adepol/RN: “A OAB entende como justa a posição dos delegados, haja vista que as reivindicações são fundamentadas em melhorias para o exercício da profissão”, afirmou.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste