quinta-feira, 12 de setembro de 2013

CIDADE: Upanema tem eventos que exaltam emancipação de seus 60 anos

A cidade de Upanema comemora no próximo dia 16, 60 anos de Emancipação Política. A Prefeitura Municipal, sob o comando do prefeito Luiz Jairo Mendonça/vice-prefeito Anízio Júnior, prepara uma vasta programação.
Na sexta(13), acontece o Baile da Cidade, no Ginásio Wilneram Cabral Freire, a partir das 21:00 hs., com shows de Renata Falcão e banda e da banda Feras, quando filhos ilustres serão homenageados.
O evento tem produção assinada pelo colunista Sérgio Chaves.
No sábado(14) e domingo(15), tem show em praça pública com Dorgival Dantas e Solteirões do Forró.
Na segunda(16), o grande dia, acontece o desfile cívico a partir das 16:00 hs, apresentação do Coral da Petrobras e show pirotécnico.
Nesse período, a administração municipal inaugura várias obras importantes para a cidade.
Fonte: Blog do Carlos Santos

MENSAGEM DO DIA

“Certos homens odeiam a verdade, por amor daquilo que eles tomaram por verdadeiro!”
Santo Agostinho

UPANEMA: Festa de Emancipação Política de Upanema-RN, é comemorada em grande estilo. Município que é administrado pelo prefeito Luiz Jairo Bezerra de Mendonça (PR), foi emancipado em 16 de setembro de 1953 e comemora na próxima segunda-feira (16), 60 anos de independência político-administrativa

O município de Upanema-RN, localizado na região do médio oeste do Estado, foi emancipado em 16 de setembro de 1953, e nesta segunda-feira, 16, comemora 60 anos de independência político-administrativa. 

Em comemoração a data, a Prefeitura Municipal,organizou uma semana inteira de eventos festivos por toda a cidade, com celebrações religiosas, shows musicais, inauguração de diversas obras importantes, entre outras atrações. 

A abertura oficial das atividades aconteceu no dia 09 próximo passado. 

A administração do prefeito Luiz Jairo Bezerra de Mendonça (PR), está comemorando em grande estilo a festa dos 60 anos alusivos a Emancipação Política de Upanema-RN. 

Conhecida por todos como a "cidade acolhedora" e, também, por diversos outros aspectos que a marcam e destacam entre as cidades do Estado norte-rio-grandense, Upanema-RN, nesses primeiros meses de gestão do prefeito Luiz Jairo Bezerra de Mendonça, está completamente diferente, com a melhoria dos serviços públicos, com foco na saúde, educação, limpeza, iluminação pública e conservação da cidade.

Fonte: Blog Soceidade Alerta

ESTADO: Corpo de Bombeiros Militar tem déficit de mais de 3.500 membros

 No próximo ano, o Rio Grande do Norte irá receber turistas de várias partes do mundo para a Copa 2014. Além de Natal ser uma das sedes do Mundial, o Estado ainda fica entre outras duas importantes sedes que são Recife e Fortaleza. O aumento da circulação de pessoas vem causando preocupação no Corpo de Bombeiros Militar (CBM), já que o órgão está presente em somente 2,9% dos municípios potiguares, limitando-se a Mossoró, Caicó, Natal e Pau dos Ferros.
Além disso, a assessoria do CBM estima que o efetivo deveria ser de 4.200 militares, segundo cálculo da Organização das Nações Unidas (ONU). No total, a corporação conta somente com 640 militares, ou seja, um déficit de mais de 3.500 membros. Além disso, está prevista a aposentadoria de 60 deles para 2014. Em 2002, o CBM tinha um efetivo de mais de mil militares.
"É necessário ampliar o efetivo e as bases em municípios polos como Assu, Guamaré, Currais Novos, entre outros. Em 2002, a corporação contava com um efetivo de 1.060, há mais de dez anos. O número de ocorrências aumentou consideravelmente e o efetivo não acompanhou esse crescimento. Em virtude dessa demanda reprimida, são priorizados os casos de maior gravidade", destaca o assessor.
Ainda segundo o CBM, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) já comunicou que não haverá concurso público. "Já foi comunicado que não será realizado certame e o efetivo da corporação irá diminuir para 580, aumentando ainda mais o déficit", esclarece.
A assessoria também acrescenta que a falta de efetivo tem feito alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ficarem estocados. "Na gestão do comandante Elizeu Dantas, foi criada uma comissão interna de projetos que conseguiu aquisições históricas para a corporação como a renovação da frota e EPIs. Inclusive, alguns equipamentos estão ficando em estoque por falta de pessoal", finaliza.
Efetivo passa por curso de salvamento de vítimas presas às ferragens de veículos
Apesar da falta de efetivo, o CBM vem realizando treinamentos para atuar nas ações de urgência e emergência. Entre os dias 23 de setembro e 4 de outubro, os militares passarão por uma capacitação em acidentes veiculares de grandes proporções com o curso de salvamento de vítimas presas às ferragens de veículos.
"O trânsito irá aumentar muito durante a Copa do Mundo e o efetivo precisa estar qualificado. O Corpo de Bombeiros é o único órgão que pode atuar em ações de desencarceramento, que é a retirada de vítimas de ferragens utilizando equipamentos hidráulicos", afirma a assessoria.

Todo o efetivo deverá passar pela qualificação que conta com princípios como salvamento de vítimas, sistema de comando de incidentes, ferramentas e equipamentos de resgate, manutenção de equipamentos, estabilização de veículos, técnicas de aberturas e acessos, dinâmica do acidente e atendimento pré-hospitalar aplicado às vítimas encarceradas.
Fonte: Jornal O Mossoroense