quarta-feira, 20 de novembro de 2013

MOSSORÓ: Mossoró é um dos 12 municípios do RN em situação de risco para dengue


Ednilto Neves
Municípios devem garantir cobertura de agentes de endemias
Divulgado ontem, pelo Ministério da Saúde, o Mapa da Dengue aponta que Mossoró está entre as 12 cidades do Rio Grande do Norte em situação de risco para a doença.

No Estado, cinco municípios estão em alerta e 12 em situação de risco.

As cidades de Apodi, Brejinho, Ceará-Mirim, Currais Novos e Pau dos Ferros estão em alerta; e Caicó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Florânia, Jaçanã, Jardim do Seridó, Mossoró, São Paulo do Potengi, Parelhas, Santa Cruz e São Miguel em situação de risco para a doença.

Para ações de prevenção, controle da dengue e vigilância, o Ministério da Saúde enviará recursos financeiros para os Estados e municípios. No caso do Rio Grande do Norte, o montante é de R$ 6.665.579,76 (seis milhões, seiscentos e sessenta e cinco mil, quinhentos e setenta e nove reais e setenta e seis centavos).

A portaria autorizando o repasse, ao todo de R$ 363,4 milhões para todos os Estados e Municípios brasileiros, foi assinada ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Em contrapartida, os municípios precisam assegurar a quantidade adequada de agentes de endemias, garantir a coberturas dos agentes a domicílio e apresentar os resultados do LIRAa (Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti).

Redução de óbitos

Segundo o Ministério da Saúde, houve uma queda de 61% (de 16.758 para 6.566) nos casos graves em comparação com 2010 e de 10% nos óbitos (de 638 para 573), mesmo com o crescimento do número de notificações da doença.

Com estes avanços, foi possível reduzir a taxa de letalidade da doença: a proporção de óbitos diminuiu quase pela metade, passando de sete mortes a cada 10 mil casos para quatro óbitos a cada 10 mil notificações.

Também houve diminuição da frequência da gravidade dos casos. Em 2010, de cada mil doentes, 17 chegavam a um quadro grave; em 2013, a parcela ficou em quatro casos graves para cada mil notificações.

Com isso, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), até agosto, o Brasil apresentou taxa de mortalidade de 0,03.

Em 2013, foram notificados 1,4 milhão de casos prováveis de dengue no país, em decorrência de uma maior circulação do subtipo tipo 4 do vírus causador da doença, que respondeu por 60% dos casos.

Cuidados

Aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação do Ministério da Saúde é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar. Quem usa remédio por conta própria pode mascarar sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico.

Para diminuir a proliferação do mosquito, é importante que a população verifique o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.

Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.