sexta-feira, 16 de agosto de 2013

UERN: Pedro Fernandes busca recursos para UERN em Brasília

Interiorização do ensino

Reitor eleito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN), Pedro Fernandes participou na manhã desta quarta-feira (14), de encontro com ministro da Educação, Aloízio Mercadante (PT), e presidente da Câmara Federal Henrique Alves (PMDB).

Na oportunidade, reitores de 41 universidades públicas reivindicaram a inclusão de recursos no Orçamento Geral da União para custeio e manutenção das universidades.
A proposta apresentada pelos gestores é um valor de R$ 2 mil/ano para cada aluno matriculado. Caso a proposta seja aprovada, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que hoje possui 15 mil alunos, a dotação orçamentaria seria de R$ 30 milhões/ano.
Os reitores se comprometeram em ampliar a oferta de vagas de ensino superior no interior dos estados, com abertura de mais vagas para alunos selecionados pelo MEC.
Interior
Ao final do encontro, o ministro adiantou que criará um grupo de trabalho com a participação dos reitores para discutir a questão e avaliar o pleito apresentado.
Pedro Fernandes lembra que as universidades estaduais e municipais respondem por quase 50% de todas as matrículas na rede pública de ensino superior do Brasil, sem que o governo federal faça investimento ou destine recursos.
“As universidades estaduais são fundamentais para garantir o desenvolvimento e o ensino superior principalmente no interior do Brasil, então, merecemos mais investimentos”, destaca o reitor.
Além do ministro da Educação, participaram da reunião, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014, Danilo Forte (PMDB-CE) e do secretário do MEC, Henrique Paim.
Fonte: Blog do Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.