quarta-feira, 16 de outubro de 2013

COTIDIANO: Procon ingressará com ação civil pública relativa a contas vencidas durante greve dos bancários

Consumidores enfrentaram problemas durante a greve - ArquivoConsumidores enfrentaram problemas durante a greve - ArquivoO Programa de Proteção e Defesa do Consumidor no Rio Grande do Norte (Procon/RN) irá acionar o Judiciário através de uma ação civil pública para pedir a suspensão do pagamento de juros, multas, prorrogação do vencimento da conta por mais 72 horas ou quaisquer outros encargos para os boletos vencidos durante a greve dos bancários. A paralisação da categoria ocorreu entre os dias 19 de setembro e 11 de outubro.

Para isso, o órgão espera receber mais reclamações dos consumidores porque a ação civil pública é para garantir o direito da coletividade. "As pessoas se mostravam muito indignadas com relação aos problemas apresentados durante a greve dos bancários. No entanto, poucas reclamações foram formalizadas. Precisamos disso para dar força à ação", esclarece o coordenador do Procon/RN, Ney Lopes Júnior.

Conforme explica o coordenador, foram constatadas várias irregularidades nos bancos durante o movimento paredista da categoria. "Faltava envelopes para depósito, além de essa opção estar inabilitada em alguns caixas. Em outros locais, faltava dinheiro para saques. Isso acabou impossibilitando o pagamento de contas por parte dos clientes", destaca.

Para Ney Lopes Júnior, os bancos deram causa ao constrangimento dos consumidores. "Durante 23 dias, os banqueiros não buscaram o acordo com a categoria bancária. Esse fato levou ao prejuízo dos consumidores que não têm culpa desse fato. Dessa forma, os juros não devem ser pagos por esses consumidores, já que eles não provocaram isso", afirma.

Na semana passada, o Procon/RN chegou a multar o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal porque os caixas eletrônicos não estavam funcionando como deveriam, prejudicando inúmeros clientes. Segundo o órgão, o consumidor que teve o seu direito lesado ou algum tipo de prejuízo com a greve dos bancários devem formalizar uma denúncia junto ao Procon.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.