sexta-feira, 25 de outubro de 2013

MOSSORÓ: Agricultores podem ficar sem Seguro Safra por falta de pagamento do Governo


Ednilto Neves
Seguro Safra é um dos benefícios que ajuda o agricultor neste período de seca
O Governo do Estado não pagou o aporte de mais de 2 milhões e os agricultores do potiguares podem ficar sem receber o dinheiro do Seguro Safra.

O presidente do presidente do Sindicato da Lavoura, Francisco Gomes, explica que para que os trabalhadores do campo tenham direito ao benefício, o município e o Estado devem aderir com determinada cota como contrapartida. O trabalhador paga R$ 9,50, enquanto que a Prefeitura e o Estado entram com o valor determinado pelo número de cotas que propõem a pagar.

Dos 2.500 agricultores mossoroenses, 2.486 aderiram ao Seguro Safra 2012/2013. O município de Mossoró também já pagou a cota no 13 de setembro deste ano. No entanto, o pagamento da parte do Governo Estadual não foi realizado até o momento e os agricultores esperam pela oportunidade de receberem os valor de R$ 950,00 divididos em 4 parcelas.

De acordo com Francisco Gomes, o valor devido pelo Governo do Estado é um pouco mais de 2 milhões e 800 mil reais. "Pagamos o nosso em fevereiro, mas o Estado não cumpriu. Não foi pago e nem tem previsão de quando será. Fica difícil porque mesmo sendo pouco, é uma ajuda importante, é o que mais ajuda o agricultor nessa época", diz.

Para ele, o Governo poderia ter parcelado o pagamento, mas deixou para pagar tudo de uma vez e não teve como fazer. Francisco Gomes acredita que se o Governo pagar até final deste mês, em novembro os agricultores poderão receber o valor da Garantia Safra. E caso não aconteça, até o 1º de novembro, poderá haver manifestação dos trabalhadores da agricultura.

NOTA DO BLOG DIÁLOGO COM O POVO: Esperamos uma solução rápida e viável para os agricultores do estado. Lembrando que estamos próximos de eleição, onde o que poderia apresentar melhorias na gestão do Governo do Estado, está mas parecendo que cada vez irá priorar mas as coisas.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.