terça-feira, 15 de outubro de 2013

REGIONAL: Decreto cria comissão para instalar museu histórico e geográfico em Guamaré

Prefeito Hélio Willamy direciona atenção especial a iniciativaPrefeito Hélio Willamy direciona atenção especial a iniciativaGUAMARÉ – Publicado sexta-feira última, dia 11, o Decreto nº 046/2013, do Poder Executivo de Guamaré, teve por fim constituir a comissão de institucionalização do Museu Histórico e Geográfico do município.

Com o intuito de instituir a medida, o prefeito Hélio Willamy Miranda da Fonseca, “Hélio de Mundinho” (PMDB), observou várias considerações. Primeiro, o registro da passagem dos 50 anos de implantação do município em 2012 e dando seguimento às estruturações de natureza histórica e geográfica de referência para Guamaré e região.

Frisou também que a história e o espaço geográfico marcam o perfil da localidade e da população, encontrando suas raízes e identificações de valorização.

Salientou que um Museu Histórico e Geográfico contribui para o aprendizado dos adolescentes, jovens e da população, acrescentando um fator importante no desenvolvimento da educação. Destacou que um museu implantado, aberto à visitação pública, promove o turismo e oferta oportunidades de geração de produção e renda.

Por fim, o gestor municipal ressaltou que o acervo e a concepção do museu devem ter a participação dos munícipes, de servidores públicos, de historiadores e geógrafos e de técnicos especializados.
Equipe formada atuará com diversas frentes de trabalho
De acordo com o artigo 1º do decreto, caberá à Comissão de Institucionalização do Museu Histórico e Geográfico de Guamaré preparar a sua concepção e coletar o acervo para depósito, arquivo e exposição à visitação. O órgão ouvirá os depoimentos que forem necessários para alcançar o objetivo proposto.

A comissão colocará todos os depoimentos em gravação e em atas em livro próprio. Também promoverá audiências públicas para receber sugestões, apresentar propostas para dar conhecimento ao domínio público.

Seus integrantes visitarão e realizarão audiências com os dirigentes dos museus já implantados. A célula será composta por quatro servidores municipais, cuja designação formal se observou na publicação do referido decreto, oriundos da própria administração pública guamareense.
COMPONENTES

São eles: Marcos Antônio Carlos dos Santos, representando a Secretaria Municipal de Educação e Cultura; Iruvane Galvão de Miranda, secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Wellington de Amorim Paim Júnior, secretário municipal de Turismo; e Jeferson Soares de Oliveira, secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Integrado.

O procurador-geral do município prestará assessoramento à comissão. No prazo de 180 dias, o órgão concluirá uma proposta a ser apresentada ao prefeito.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.