domingo, 16 de junho de 2013

MOSSORÓ: “Depoimentos corroboraram provas contra Cláudia Regina”


Marcos Araújo fala sobre a audiência ocorrida hoje na 34ª Zona Eleitoral em Mossoró, nesta manhã

Do Portal No Ar

Por Ciro Marques

Depois de certo período sem muitas novidades, a ação que tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo a cassação do diploma da prefeita de Mossoró, Claudia Regina, do DEM, e do vice, Wellington Filho, do PMDB, teve uma movimentação na manhã desta sexta-feira (14), quando foi realizada a primeira audiência de instrução do processo, em Mossoró.

No encontro, a juíza eleitoral Ana Clarisse Arruda Pereira, que está substituindo o magistrado Pedro Cordeiro, na 34ª zona eleitoral, ouviu as seis testemunhas arroladas pela defesa da atual prefeita mossoroense – que não compareceu, sendo representada por seus advogados. Melhor para a “acusação”, que disse ter visto suas teses confirmadas na audiência.

“Não tenho dúvida que as testemunhas corroboraram todas as informações e provas contra a prefeita Cláudia Regina. Todos os fatos foram confirmados, até porque as provas são muito cristalinas”, afirmou o advogado Marcos Araújo, que trabalha para Larissa Rosado, do PSB, e entrou com a ação pedindo a cassação do diploma da atual prefeita (que derrotou a sua “cliente” no último pleito) por entender que ela se beneficiou com a máquina pública estadual e municipal e, ainda, comprou votos.

“Nem Cláudia Regina, nem Rosalba Ciarlini compareceram, o que era esperado já. Foram representadas lá pelos seus advogados”, afirmou Marcos Araújo, acrescentando que a ação foi também encabeçada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio das promotoras Ana Ximenes e Karine Crispim.

Rosalba

É importante lembrar que esse processo atualmente no TRE não é um recurso da decisão que cassou a candidatura de Cláudia Regina em primeira instância – e que ela conseguiu reverter. Na realidade, esse processo continua lá, mas voltou a fase inicial, pelo fato da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, ter sido citada no processo por “favorecer” Cláudia Regina, mas não ter “tido a oportunidade de se defender”.

A ação que está no TRE é um “recurso contra a expedição do diploma”, ou seja, se baseia no fato do diploma ter sido concedido pela Justiça Eleitoral à Cláudia Regina.

O processo, também, já conta com a citação de Rosalba Ciarlini desde o início, para evitar que o processo volte a fase inicial pelo mesmo problema constatado na ação da zona eleitoral. Fora isso, é praticamente o mesmo processo que tramita na primeira instância, se baseando em indícios de compra de voto, abuso de poder econômico e político.

NOTA DO BLOG:

“Acreditamos que até o final de julho esse processo seja julgado”, afirmou o advogado Marcos Araújo.

No TRE, o recurso está nas mãos do juiz eleitoral Verlano Medeiros, que solicitou a juíza Ana Clarisse que realizasse a audiência por não ter como se deslocar para Mossoró. As respostas dadas pelas testemunhas agora serão enviadas de volta e o processo fica “concluso para sentença”.

Fonte: Blog Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.