quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MOSSORÓ: 54% dos candidatos ao Enem são pessoas que estão fora da sala de aula


Ednilto Neves
Gilvaneide Filgueira terminou o ensino médio em 2006 em escola pública
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma boa oportunidade de quem terminou o ensino médio e está em busca de entrar na universidade. A maioria dos candidatos que vai prestar as provas neste sábado, 26, e domingo, 27, saiu da escola há muitos anos.

Seja como vestibular de instituições públicas de ensino superior, acesso a bolsas em faculdades particulares, diploma de ensino médio e exigência para intercâmbio através do programa Ciência Sem Fronteiras, o Enem tem atraído cada vez mais pessoas fora do grupo de concluintes do ensino médio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é o responsável pelo exame, detectou que 56,5% dos candidatos concluíram o ensino médio em anos anteriores.
Os que vão concluir este ano são 22,7% dos inscritos. Os estudantes que só vão terminar o ensino médio em 2014 representam 15,3%, enquanto os que não concluíram e não estão cursando o ensino médio somam 5,6 dos participantes.

O auxiliar administrativo Victor Ramon Barros concluiu o ensino médio em 2002 e só agora tentará entrar na universidade. "Logo que terminei meu desejo maior era trabalhar, então ficou tudo corrido... trabalhar e estar em uma faculdade ao mesmo tempo. Optei pelo trabalho. O tempo vai passando e você percebe que o mercado de trabalho e a sociedade vão exigindo formação e agora estou tentando correr atrás do prejuízo, mas nunca é tarde para entrar em uma faculdade", relata.

Victor Ramon está decidido a cursar Psicologia até mesmo em faculdades fora do Rio Grande do Norte. "Vai ser um desafio e ao mesmo tempo aventura por estar fora de casa e longe de tudo e de todos, mas pretendo ao longo do curso tentar uma bolsa para suprir os custos. A vida universitária traz muitas descobertas e junto vêm diversos novos desafios e oportunidades", completa.

A estudante Gilvaneide Filgueira é natural de Serra do Mel e mora em Mossoró há sete meses. "Eu tenho o objetivo de entrar em algum curso da área de Ciências Sociais, como, por exemplo, Serviço Social ou Comunicação Social através do vestibular tradicional e pelo Enem pretendo cursar Ciência e Tecnologia na Ufersa", disse a jovem de 26 anos, que concluiu o ensino médio em 2006.

Os textos um pouco complexos e as questões extensas da prova não desanimam Gilvaneide. "Estou estudando, me preparando, revisando os conteúdos, lendo assuntos de atualidades, vídeos. A expectativa é de fazer uma boa prova", completa.

A jornalista formada em 2012 e concluinte do ensino médio em 2007, Anna Paula Brito confessa que não está estudando, mesmo assim vai fazer a prova. "Quero testar meus conhecimentos, saber o quanto realmente aprendi nos anos de escola", disse ela, que pretende cursar a faculdade de Direito.

RECORDE

O número de inscrições superou as expectativas do Ministério da Educação. Após o prazo para pagamento da taxa, foram confirmados 7.173.574 inscritos no exame. No ano passado, 5.971.290 confirmaram a inscrição e a previsão do MEC era de que 6 milhões se candidatariam em 2013. O aumento em relação a 2012 é de 24%.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.