quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MOSSORÓ: Curso de Medicina da Uern ofertará 60 vagas

O curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) terá mais vagas no próximo Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da instituição. Serão agora 60 oportunidades de ingresso, sendo 30 em cada semestre. A mudança foi aprovada na reunião de ontem, 30, do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

Antes o ingresso em Medicina era de apenas 26 vagas por ano e agora o número de oportunidades será dividido em duas entradas.

A estrutura do curso de já está habilitada para o recebimento de novos alunos, segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares. "Temos um programa, uma residência consolidada, temos um curso de mestrado em atividade, temos dez professores em capacitação sendo oito em doutorado e dois em mestrado. Temos muitos projetos de extensão e pesquisa. Tudo isso nos dá condições para pedir ampliação de vagas até porque somos o curso de Medicina que menos oferta vagas no Brasil. A média é de 80 vagas no País", destacou.

A pró-reitora explicou que o projeto pedagógico do curso já previa a ampliação do número de vagas.
"Desde o início o curso vem ofertando 26 vagas por ano, embora o projeto pedagógico preveja 52 vagas, mas a semestralidade foi segurada até que fosse formada a primeira turma. Já formamos quatro turmas e o nosso curso tem conceito cinco no Enade, com altos índices de aprovações em concursos públicos. Isso mostra a qualidade do nosso curso de Medicina", frisou.

Para a professora Sônia Elizabeth Lopes Carrillo, diretora do departamento de Medicina, a ampliação das vagas não é nada mais que uma consequência natural. "Como temos vagas para alunos de escolas públicas, estamos vendo transformações de vidas. Estamos vendo alunos de pais analfabetos chegando ao curso", disse.

O reitor Pedro Fernandes destacou a importância da ampliação do número de vagas para a formação de médicos. "Eu me sinto muito privilegiado em participar de uma discussão como essa. O curso de Medicina tem uma responsabilidade muito grande. A gente conversou com o Ministério da Saúde e da Educação. É um esforço do Brasil para que o país tenha mais médicos", acrescentou.

ALTERAÇÕES

Outra mudança aprovada na reunião do Consepe foi com relação ao horário de aplicação das provas que será no horário vespertino, entre às 13h30 e 17h30.

As provas serão aplicadas nos dias 2 e 3 de fevereiro. Será reservado, pela primeira vez, o percentual de 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Serão ofertadas 2.180 vagas em diversos cursos de graduação. O edital do PSV 2014 será lançado na próxima semana com todas as novidades aprovadas pelo Consepe.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.