segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MOSSORÓ: Evento discute ciência, tecnologia e inovação no âmbito acadêmico


Ednilto Neves
Cerca de 300 pesquisas nas mais variadas áreas do conhecimento ganham destaque
Cerca de 300 pesquisas nas mais variadas áreas do conhecimento serão apresentadas e discutidas durante a primeira Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet até hoje, 27.

“Ciência, Saúde e Esporte” é o tema adotado para o primeiro evento. A temática é a mesma abordada pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O objetivo é possibilitar um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências para a discussão da ciência tecnologia e inovação focando os desafios para exercer a atividade científica e a pós-graduação em âmbito nacional e internacional.

Simultaneamente ainda ocorrerá o IX Salão de Iniciação Científica, que integrará a SCTI, juntamente com outros três eventos: II Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio; II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern e o I Encontro de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da Uern.

Para a coordenadora-geral do evento, diretora de Pesquisa, a professora dra. Cicília Raquel Maia Leite, “a I Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é o maior evento de pesquisa da Uern propiciando transferência de conhecimento, interação e apresentação das pesquisas realizadas pela comunidade científica”.

Serão apresentadas 250 pesquisas em nível de graduação oriundos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e 50 pesquisas, em nível ensino médio, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC-EM) entre docentes e discentes.

O coordenador da SCTI, Cláudio Lopes de Vasconcelos, disse que são esperados estudantes de todas as áreas. “Um evento como esse tem a importância de agregar grupos de discussão de diversos temas. Às vezes, é trabalhado, ao longo do ano, conhecimentos de forma individual. Agora é uma oportunidade de reunir todos juntos, o que cada um tem feito, quais são os resultados e congregar todos os grupos em um só lugar”, destaca.

As discussões vão acontecer através das mesas-redondas com temas que abordam a Internacionalização e o Programa Ciências Sem Fronteiras e seus relatos de experiência; propriedade intelectual e políticas públicas em tecnologia e inovação na pós-graduação no Brasil, no RN e na própria instituição.

As atividades têm início da terça-feira, 29, e segue até a quinta-feira, 31, no campus central da Uern e campus de Pau dos Ferros, que vai receber a exposição dos resultados do Programa de Iniciação Científica cota 2012/2013 – PIBIC–EM.

A programação completa do evento com o nome dos participantes, mesas-redondas e locais, bem como o link para a realização das inscrições estão disponíveis no site www.uern.br.

Fonte: Site da UERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.