quinta-feira, 17 de outubro de 2013

MOSSORÓ: Uern reduz quase 500 vagas em 11 núcleos para PSV 2014

Consepe se reuniu ontem na Reitoria da Uern
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) anunciou a suspensão da oferta de vagas iniciais do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2014 para os 11 Núcleos Avançados de Educação Superior. As vagas ofertadas em 2013 somaram 2.606, e para o PSV 2014  o número deve ser de 2.180, com a medida.

Uma reavaliação na situação dos núcleos fez com que o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aprovasse por 18 votos a favor, nenhum contra e três abstenções a decisão.

O colegiado seguiu a orientação do Conselho Estadual de Educação que decidiu ser necessária uma reavaliação da fórmula adotada em 2002, quando as vagas dos núcleos passaram a ser ofertadas. "Atualmente, o Conselho vem compreendendo que cada curso deverá ter seu reconhecimento", afirma a pró-reitora de Ensino, Inessa Linhares, explicando que isso implica em corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura.

Outro aspecto que provocou a necessidade da suspensão, conforme relatório apresentado pela professora Inessa, é a questão da baixa demanda no PSV e a evasão em relação a alguns cursos. Ela citou como um dos exemplos o curso de Turismo da cidade de Areia Branca, que teve um número de inscritos no PSV 2013 menor que o de vagas ofertadas e apenas nove alunos se matricularam. "Desde que foi criado esse curso teve 72 diplomados e 106 desligados. É uma evasão muito grande", frisou.
Por outro lado, o núcleo de Caraúbas foi considerado um sucesso pela demanda no PSV e permanência do aluno até o fim do curso. Mesmo assim, o núcleo terá que se enquadrar dentro das exigências do Conselho Estadual de Educação.

Na exposição de motivos, a pró-reitora defendeu a suspensão da oferta de vagas para fazer um planejamento estratégico, respeitando as demandas de cada um dos municípios. "Não podemos ter sobreposições de cursos. Existem alguns núcleos em cidades que tem campi da UFRN e do IFRN", destacou. Além disso, há o Fórum de Expansão das Instituições de Ensino Superior do RN formado pela Uern, IFRN, UFRN e Ufersa que está estudando a interiorização do ensino superior.

O reitor Pedro Fernandes ressaltou que a medida é necessária por conta da determinação do Conselho Estadual de Educação. "Queria muito estar aqui criando núcleos, chegando a todos os municípios, mas estamos diante de uma situação com várias questões. Por muitos anos a questão social esteve acima de tudo, mas precisamos de um tempo para resolver os problemas acadêmicos e operacionais", disse, frisando que não se trata de extinção dos núcleos, mas de se repensar a política de interiorização da Uern.

Durante a reunião ficou bem claro que os cursos com turmas já formadas irão até o fim. "Temos aulas previstas para até 2021. É preciso lembrar que essa é uma situação temporária", acrescentou. 

Uma comissão foi criada para tratar da reformulação dos núcleos. Foram indicados a pró-reitora Inessa Linhares, o professor Ivanaldo Gaudêncio (professor do Departamento de Ciências Contábeis), Luís Marcos Guerra (da Faculdade de Educação Física), que será o presidente da comissão; Francisco Dantas Medeiros (de Ciências da Computação de Campus de Natal), representando os campi e o estudante de Comunicação Social Saulo Vale, que representa os alunos.

Medicina e PSV - O Consepe adiou a votação da ampliação das vagas de Medicina de 26 para 60 e também a aprovação das vagas para todos os cursos no Processo Seletivo Vocacionado- PSV. Os dois pontos foram retirados de pauta para diligências. A Uern quer ofertar nova turma de Medicina já no próximo PSV. 

Por isso, a transferência também dessa votação.

Fonte: Jornal Gazeta Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.