sexta-feira, 8 de novembro de 2013

COTIDINAO: Uern inaugura laboratório para monitorar animais marinhos na Costa Branca

Inauguração aconteceu na manhã de ontem - CacauInauguração aconteceu na manhã de ontem - CacauA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) inaugurou na manhã de ontem, 7, o seu laboratório de Monitoramento de Biota Marinha/Projeto Cetáceos da Costa Branca, construído com o objetivo de atender as demandas do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP), atuante desde 2009 com atividades desenvolvidas em 14 municípios, entre Caiçara do Norte, no RN, e Aquiraz, no Ceará.
Com um investimento de aproximadamente R$ 140 mil, o laboratório realizará estudos e monitoramentos sobre a biodiversidade de animais marinhos, interações entre esses animais e as atividades humanas, além de contar com espaço para necropsias de animais encalhados na área de abrangência do PMP-BP, indicando a causa da morte.
"Antes, os resultados dessas necropsias demoravam em média de seis meses a um ano para serem conhecidos. Com o laboratório, a expectativa é que esse tempo seja reduzido para 90 dias", destaca o professor Flávio Lima, coordenador-geral do Projeto Cetáceos da Costa Branca, iniciado em 1998, do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar.
O laboratório possui também sala de preparação e análises de material biológico coletado, coleção científica de mamíferos marinhos e escritório para pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Toda estrutura foi projetada seguindo os protocolos internacionais para este tipo de laboratório e medidas de segurança e proteção ao meio ambiente. "Somos uma das poucas instituições do país que contam com três tipos de coleções diferentes: coleção meio seca, líquida e de tecidos congelados", relata a professora Ana Bernadete, coordenadora do laboratório.
Construído em parceria com a Petrobras, empresa financiadora do PMP-BP, e com o apoio da Fundação Guimarães Duque, o laboratório servirá ainda para que discentes da Universidade possam aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. "Esse é um momento ímpar que a Uern poderá ostentar para o resto de sua vida, e tudo isso não seria possível se não houvesse parcerias. Temos certeza que a partir de agora a concorrência para o curso de Ciências Biológicas irá crescer, pois os alunos poderão vivenciar situações reais com o laboratório, que fomentará recursos humanos", frisa o reitor da Uern, dr. Pedro Fernandes.
Para o gerente-geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio Grande do Norte e Ceará da Petrobras, Luiz Ferradans Mato, a inauguração do laboratório reflete a trajetória de sucesso do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar. "A Petrobras contribui para esse resultado, mas o mérito é da Uern, que está conseguindo explorar as competências locais através de suas pesquisas", afirmou.
SOBRE O PMP-BP
O Projeto Monitoramento das Praias da Bacia Potiguar foi iniciado em 2009, por meio do Projeto Cetáceos da Costa Branca, em conjunto com a Fundação Guimarães Duque (FGD). Até setembro de 2013 foram percorridos no monitoramento de praias 476.035,36km, o equivalente a cerca de 12 voltas ao redor da Terra e mais do que a distância entre a Terra e Lua (384.400km). Neste mesmo período, foram registradas 3.530 ocorrências e 83 espécies da fauna marinha.
Com a inauguração do laboratório na Uern, o PMP-BP passa a contar com quatro bases espalhadas pelo Rio Grande do Norte, sendo uma em Areia Branca, Guamaré, Natal, e agora Mossoró. "Desde 2009 já foram mais de 18 mil horas de trabalho em 773 dias. Nossa equipe hoje é composta por 35 pessoas, entre pesquisadores, monitores, bolsistas e voluntários dos municípios em que atuamos", detalha o professor Flávio Lima.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.