quarta-feira, 19 de junho de 2013

MOSSORÓ: Servidores do Itep paralisam atividades por 48 horas


Categoria quer aprovação do Estatuto e Lei Orgânica

Os servidores do Instituto Técnico-científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) iniciaram na manhã de ontem, 18, uma paralisação de advertência com duração de 48 horas. O Sindicato dos Policiais Civis do RN (SINPOL) informou que a categoria aprovou o indicativo de paralisação devido à morosidade do governo estadual em avaliar a minuta do anteprojeto que criará a Lei Orgânica do Itep-RN e Estatuto para os servidores do órgão.

“O projeto está há 44 dias na Controladoria Geral do Estado e até agora não saiu de lá, nem tem previsão de quando será levado para a Assembleia Legislativa para ser votado”, lamentou Edward Moura, diretor do Sinpol no interior do Estado.

A paralisação poderá ser estendida e virar uma greve por tempo indeterminado com mais uma categoria que está insatisfeita com o tratamento dado pelo Executivo estadual. Os policiais civis farão uma audiência nesta quinta-feira para decidir ou não por uma paralisação das atividades.

Os servidores do Itep pedem desculpas à população pelos transtornos causados pela paralisação e enfatiza que foi o único meio encontrado para sensibilizar o Governo do Estado, que vem adiando diversas reuniões entre as duas partes.

Durante a paralisação, serviços periciais, Certidões Negativas, Carteiras de Identidade e outros procedimentos estarão suspensos. Somente serão realizados os serviços de natureza urgentes relacionados a flagrantes de delitos, locais de crime e recolhimento de cadáveres. O reconhecimento e liberação de cadáveres só serão feitos durante o dia.

Uma vez aprovado, o Estatuto trará inúmeros benefícios para o órgão, servidores e população. “Será realizado concursos públicos para a contratação de servidores, será criada uma unidade em Pau dos Ferros – o que vai diminuir a demanda de Mossoró – e vai melhorar os serviços para a população”, acredita Edward.

Atualmente a unidade mossoroense é responsável por atender 67 municípios na região Oeste potiguar. O órgão dispõe apenas de 68 funcionários para dar conta de todos os serviços.

O diretor do Sinpol conta que as condições de trabalho dos servidores são péssimas. “Temos apenas dois motoristas, um fotógrafo, um necrotomista e um perito para dar conta de todas essas cidades. Se acontecer um homicídio lá em Venha-Ver, por exemplo, e a equipe sair para ir lá e depois ser comunicada que houve outro homicídio aqui na porta do Itep, esse da porta do Itep vai ter que esperar cinco ou seis horas para ser recolhido porque não tem gente suficiente”, exemplificou Edward.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.