quinta-feira, 5 de setembro de 2013

POLÍTICA: Para Agnelo Governador ‘Rosalba não vai disputar a reeleição’

O deputado estadual Agnelo Alves lançou dúvidas quanto à possibilidade da governadora Rosalba Ciarlini sequer concluir o seu mandato. Ao ser entrevistado pelo jornalista Diógenes Dantas no programa RN Acontece (Band Natal), o parlamentar lembrou o fato de que a chefe do Poder Executivo já não possui maioria na Assembleia Legislativa, além da questão envolvendo a crise financeira que afeta o Estado, como justificativa para o seu raciocínio em torno de uma renúncia ou afastamento da médica Rosalba Ciarlini do cargo de governadora do Rio Grande do Norte.

  Mesmo alegando que não faz parte da vida ativa do partido, Agnelo Alves entende que o PDT está em compasso de espera diante do cenário indefinido no tocante à sucessão eleitoral do próximo ano no Estado. “Está cedo até para que a gente possa fazer um prognóstico. Quem vai, quem não vai?”, questionou Agnelo, acrescentando: “Porque estamos chegando a um ponto em que não sabemos se a governadora vai terminar o mandato dela. Eu tenho dúvidas porque é ingovernável o Estado com essa estrutura legal que se tem aí. É preciso que apareça alguém para ser candidato e não essa história de ‘essa é a vez de fulano’. Não. Essa não é a vez de ninguém. Esta é a vez do Rio Grande do Norte”, afirmou o deputado Agnelo Alves.

 Agnelo cita ainda que além de não ter apoio político no parlamento, o único congressista que ainda apoia a gestão é o senador José Agripino Maia. “Quem nem é tão próximo a ela porque não tem quem seja próximo a ela, seja um político para ela dar um não”, explica. O deputado brizolista lembra que ela criou um conselho político que não funcionou.

 Questionado a respeito das razões para desarranjo administrativo, Agnelo Alves alegou não ter condições de analisar por não ter proximidade com a governadora Rosalba Ciarlini e nem com o chefe da Casa Civil, ex-deputado Carlos Augusto Rosado. “Dizem que quem manda é ele (Carlos Augusto) e quem fala é ela (Rosalba)”, comentou.

  Para o experiente político, Rosalba Ciarlini sequer disputará a reeleição no próximo ano. “Ela não fará comício de jeito nenhum”, prevê. “Ninguém se engane, a eleição do próximo ano terá um componente importante e forte e que se deu o nome de manifestantes”, assinalou Agnelo Alves.
Ele argumenta que o próximo governante do Estado precisa ter a coragem, acrescentando que a forma como está hoje, não pode permanecer. “O Estado está quebrado”, ilustrou. “O Estado quebrou e quebrou de um jeito que vai terminar arrebentando nas costas de todos, inclusive do funcionalismo. É um verdadeiro absurdo”, acrescentou Alves.

  O ex-prefeito de Parnamirim, no entanto, isentou a atual chefe do Poder Executivo do Rio Grande do Norte de culpa total no caos financeiro. Para ele, trata-se de um processo evolutivo ao longo dos anos, no entanto, o deputado do PDT fez questão de enfatizar que, da parte da médica Rosalba Ciarlini faltou, “capacidade, coragem ou determinação para enfrentar o problema no primeiro mês de administração”.

  Segundo ele, o RN é um Estado com baixa capacidade de investimentos, com despesas de custeio que são incontroláveis como é o caso da folha de pessoal. Agnelo antecipou que pretende votar em um candidato que se comprometa em implementar um programa que atenda aos anseios do Rio Grande do Norte. O deputado estadual Agnelo Alves acredita que um nome novo pode surgir na disputa. Mesmo assim, o parlamentar acredita que “brancos” e “nulos” prevalecerá nas eleições de 2014.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.