sexta-feira, 11 de outubro de 2013

OPINIÃO: Gestor deve ter responsabilidade com o presente e o futuro da Uern

Por César Santos
Há pouco mais de um mês, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) aprovou a criação do campus de Apodi da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Muito mais por pressão, sem observar a crise financeira e de estrutura que enfrenta a instituição.
Neste canto de página, alertamos para o equívoco, ressaltando que a necessidade dos estudantes apodienses e região é inquestionável, porém justificando na completa falta de condições da Uern de instalar mais uma unidade.
Houve reação ao comentário, nem poderia ser diferente, até porque esse debate foi travado sob a passionalidade de quem necessita do campus e a irresponsabilidade de alguns políticos, que tomaram a frente para tirar algum proveito, afinal, tem eleição no próximo ano.
Pois bem…
Agora, surge a informação que o novo reitor da Uern, professor Pedro Fernandes, teria levantado a possibilidade de suspender o vestibular de 2014 para os núcleos avançados em 11 municípios, alegando falta de estrutura.
Fernandes levaria a sugestão para a próxima reunião do Consepe, marcada para o dia 17 próximo, tendo como pauta a elaboração do processo seletivo do próximo ano.
Evidentemente, a informação carece da confirmação por parte do reitor, que ontem não foi encontrado pela reportagem do JORNAL DE FATO para falar sobre o assunto, porém é perfeitamente compreensível a preocupação quanto à crise vivenciada pela instituição de ensino superior estadual.
É preciso ter responsabilidade na condução da Uern, principalmente em decisões como a que criou o campus de Apodi. A universidade, que ao longo dos últimos anos viu a sua estrutura crescer em concreto, mas sem oferecer uma boa contrapartida à sociedade, que paga caro por sua manutenção, precisa ser cuidada com maior zelo.
Essa é a missão obrigatória do reitor Pedro Fernandes, que se mostra bem intencionado e com responsabilidade para conduzir a instituição. E assim deve ser, sob pena de a Uern permanecer parada ou regredir no tempo.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.