sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SEGURANÇA: Membros do 'Pau de Arara' denunciam intimidação praticada por guardas civis

Marcos Garcia
Willian, Taísa e Cinthia são membros do 'Pau de Arara'
Andrey Ricardo/Da Redação

Integrantes do movimento “Pau de Arara”, que foi criado para reivindicar melhorias no sistema de transporte público de Mossoró, registraram hoje (10) uma denúncia contra membros da Guarda Civil de Mossoró. De acordo com os organizadores, eles foram intimidados por guardas civis, no domingo passado (6). A Prefeitura de Mossoró está apurando as denúncias.
Os jovens apresentaram um documento onde relatam todo o ocorrido, além de uma gravação do diálogo mantido com os guardas no domingo (ouça parte da gravação abaixo). Em protesto, eles ocuparam a sede da Guarda, na quarta-feira passada (9). Após tal ato, o movimento conseguiu uma audiência com o prefeito interino, Francisco José Silveira Júnior, e o chefe da Guarda, Edward Smith.
Ao portal DEFATO.COM, os estudantes revelaram que as medidas adotadas (ocupação e oficialização da denúncia) têm por objetivo resguardar a integridade de todos os participantes do “Pau de Arara”. William Borges, um dos organizadores, disse que a abordagem foi realizada em tom de intimidação. “Eles queriam que disséssemos o nome de outros participantes”, destaca.
Além da abordagem truculenta, a equipe da Guarda Civil teria chegado ao ponto de estabelecer horário para que os estudantes saíssem da rua. Em tom ameaçador, segundo Cinthia Simão, eles disseram “se a gente encontrar vocês de novo, o tratamento vai ser diferenciado”, numa clara alusão à forma que seria empregada, provavelmente mais rude do que na primeira.

PROVIDÊNCIA
Na reunião que tiveram hoje com o prefeito interino, Silveira Júnior, e o comandante da Guarda Civil, Edward Smith, os estudantes informaram o ocorrido e receberam a promessa de que um procedimento administrativo seria instaurado para apurar o caso. Além do documento, eles entregaram também a gravação do diálogo com os agentes, que teriam ameaçado o grupo.
Smith disse ao portal DEFATO.COM que um dos guardas (identidade preservada) foi afastado das funções externas e que irá trabalhar somente administrativamente. Este é o que aparece na gravação, intimidando os estudantes. Sobre o caso, o comandante preferiu não se pronunciar. Afirmou apenas que não concorda com esse tipo de ação e que tudo será apurado.

O PAU DE ARARA
O movimento Pau de Arara foi criado em junho deste ano. A iniciativa partiu de estudantes de universidades públicas da cidade e membros de movimentos sociais. Nas primeiras mobilizações conseguiram levar cerca de 4 mil pessoas às ruas, em seus protestos.

AS REIVINDICAÇÕES
Entre as reivindicações, as principais são: mais ônibus à disposição da população; abertura de novas linhas, mais abrangentes; extensão dos horários de tráfego dos ônibus; facilitação do acesso para os estudantes, através da carteira de identificação; melhorar a qualidade de trabalho dos motoristas; e, por fim, cumprir acordos que já foram firmados.
Entre os acordos que não teriam sido cumpridos, segundo os estudantes, estaria a criação de uma linha universitária. Esta foi uma das principais bandeiras levantadas pelos alunos. A princípio, o pedido seria atendido em junho. Um novo prazo foi dado: agosto. Agora eles receberam nova promessa, para outubro. “Parece não ter seriedade”, critica Cinthia Simão.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.