sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ESTADO: Vereadores protestam contra fechamento de núcleos da Uern

apodiatualizado.com
Núcleo de Apodi funciona na Escola Estadual Professora Lindaura Silva
FABIANO SOUZA
Da Re­da­ção
fabianosouz@hotmail.com
Vereadores dos municípios de Apodi e Caraúbas começam a se mobilizar contra a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) de suspender o Processo Seletivo Vocacional (PSV) para os núcleos avançados da universidade.

Nos dois municípios existem núcleos, que já permitiram a formação de mais de 500 estudantes, sendo 227 em Apodi e 352 em Caraúbas, a maioria oriundos da zona rural.

Na sessão de ontem (31) na Câmara Municipal de Apodi, o vereador Laete Oliveira usou a tribuna da Casa para chamar a atenção do município e do prefeito Flaviano Monteiro sobre o fechamento dos cursos nos núcleos. O vereador disse que a decisão de fechar os cursos aumentará as demandas dos municípios que enviam alunos ao campus central da Uern. “O prefeito, assim como todos nós, precisamos procurar saber por que essa decisão unilateral tomada pelo reitor. Temos que romper o silêncio e falar sobre essa situação que prejudica a população de Apodi”, disse o vereador.

O vereador e presidente da Câmara de Apodi, João Evangelista, internamente apresentou a proposta de se reunir os representantes dos municípios que possuem núcleos e o reitor da Uern, numa audiência pública para debater a situação do fechamento dos núcleos.

Na Câmara Municipal de Caraúbas, um dos principais assuntos debatidos na sessão do último dia (25) foi a notícia de que estão suspensas as vagas para os núcleos.

Preocupados com a situação e com mais possibilidade de perda do núcleo, decidiram se unir para tentar evitar o fechamento. Em Caraúbas, também foi apresentada a proposta de realização de uma audiência pública e a população foi convocada a ingressar nessa luta.

A reportagem do JORNAL DE FATO procurou contactar o reitor Pedro Fernandes, mas, através da assessoria, foi informada que ele não se encontrava.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.