sábado, 1 de junho de 2013

“Acredito que Rosalba não será candidata à reeleição porque ela não tem condições”


O deputado José Dias afirma que a governadora Rosalba Ciarlini, pelo governo que faz, não terá condições de ser candidata à reeleição. Ao avaliar a pesquisa Certus/O Jornal de Hoje, veiculada na semana passada, o parlamentar estadual diz que não apenas o vice-governador Robinson Faria (PSD) venceria a eleição hoje contra a governadora, mas qualquer nome.

A pesquisa mostrou desaprovação de Rosalba de 80% em Natal e vitória de Robinson sobre Rosalba por 54% a 17%, ou seja, maioria de 37 pontos. “Robinson está fazendo um grande trabalho de divulgação da candidatura dele. E ele tem a virtude da decisão e da postura sincera em relação a posições. Ele é candidato e não nega que é candidato, e isso é evidente. E a pesquisa reflete isto. Questionam se outros nomes (poderiam estar na pesquisa), eu digo que seria dividido o resultado. Também chego a dizer que outros nomes também teriam repercussão do mesmo tamanho. Qualquer um dos nomes que tramitam no RN e fossem colocados na pesquisa contra ela, ela ainda perdia”, avalia.

José Dias não acredita na candidatura de Rosalba, mas salienta a possibilidade de ela apoiar um candidato, possivelmente do PMDB. No entanto, para ele, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, ainda não caracterizaram candidatura. “Acho que ela (Rosalba) não será candidata. Pode até ser (mas não acredito)”.

Quanto a Robinson, José Dias não tem dúvida: “Robinson é candidato. Nosso partido está determinado. E para ele ser candidato depende apenas dessa vontade, das condições legais. O que estamos tentando construir são condições políticas favoráveis. Eles chegam no momento em que a oposição ao governo estadual se unir. O que não acho difícil. Acho muito natural”.

Sobre a união da oposição, José Dias afirma ser um “caminho natural”. Em relação ao nome de Robinson, ele diz que hoje o vice tem uma boa repercussão pelo trabalho que está fazendo. “E como é novo, vai intensificar e ter uma presença em todo o Estado, não só na Grande Natal e Agreste, mas se for lá para o final da Tromba do Elefante, ele já é conhecido. E o PSD está crescendo sua presença e acredito que a gente chegue a ter diretórios em todos os municípios, o que é uma força de divulgação”.

A união da oposição é salutar, segundo José Dias, porque nela figuram nomes de repercussão estadual, como a vice-prefeita Wilma de Faria (PSB), que governou o Estado por oito anos e oi prefeita de Natal por dez anos, tendo sido deputada federal e, portanto, um conhecimento e experiência maior. “Tem a deputada federal Fátima Bezerra, que indiscutivelmente hoje tem penetração em todo o Estado. Acredito que Fátima tenha sido votada em quase todos os municípios. Ela tem uma vitrine muito importante que é o governo do PT que ela capitaliza bem. Então você tem esses nomes”, diz José Dias, apontando que a deputada petista, pelo que ele viu, sentiu e ouviu da própria, tem a tendência de ser candidata ao Senado.

Em relação ao PMDB, se tivesse uma loteria, José Dias apostaria todas as suas fichas que o partido não apoiará Rosalba para a reeleição. “Agora se o governo vai apoiar um candidato do PMDB eu não posso também adiantar. Não sei se o PMDB vai querer. Agora não acredito também que Garibaldi seja. Até porque já ouvi dele que ele não será candidato a governador. Ele não tem nenhuma razão para não ser sincero quando diz que não quer ser”.

Em relação a Henrique, ele acredita que pelo que se comenta o peemedebista parece que tem interesse de ser reeleito presidente da Câmara em 2015.  “E quanto ao governo não sei se ele tem pretensão”. Sobre o deputado estadual Walter Alves (PMDB), José Dias acredita que o filho de Garibaldi terá uma grande ascensão no RN. “Acho que Walter será indiscutivelmente um líder político deste Estado. Agora para um cargo majoritário nesta eleição ele não está divulgando, trabalhando. Na minha leitura é novo e não tem que ter ansiedade. A prova é que acho que ele está solidificando sua imagem como um deputado eficiente e capaz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.