sábado, 1 de junho de 2013

DILMA E ROSALBA NO MESMO ESPAÇO?


Por Gilberto de Sousa

 

Tudo de acordo com o caminhar do andor, para a visita da presidenta Dilma ao Rio Grande do Norte na segunda-feira que vem. A petista desembarca por volta das 11 horas, no Aeroporto Internacional Augusto Severo, onde será recebida pela “companheira” Rosalba Ciarlini para em seguida, no Centro Administrativo, entregar benefícios a municípios potiguares através dos seus gestores.

De acordo com a pré-agenda liberada, a presidenta fará discurso no auditório da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Salles, quando deverá anunciar uma série de obras para o Estado.

Já confirmaram presença entre outras autoridades, os ministros da Previdência, Garibaldi Filho; e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; além de parlamentares da base do PT e de outros partidos da base dilmista.

A propósito, a vinda da presidenta petista ao Estado já vem causando grande burburinho nos meios políticos, levando em conta declarações recentes da governadora do DEM, Rosalba Ciarlini, em admitir votar em Dilma para renovação do mandato presidencial, e ainda de ter recusado participar do programa nacional do Democratas, já que vem se esquivando de lançar críticas à petista.

 

BASE

Petistas do Estado estão com a pulga atrás da orelha, pois sentem a atmosfera crescente que pode levar Rosalba a migrar para um partido da base presidencial ou se vincular mesmo no DEM, ao projeto da presidente e, assim, conseguir apoio do PT estadual ao seu projeto de reeleição.

 

NADA DE ABSURDO

Como quem vive nesse mundo sabe do dinamismo que é a política na sintonia do possível e impossível, não consegue enxergar nada de absurdo. Até porque não deixa de ver o exemplo patente no nosso Estado, que veio com a divisão do principal partido aliado do Planalto Central, o PMDB, no apoio exatamente a Rosa do DEM, nas eleições estaduais passadas. E, ainda assim, continua convivendo com o mesmo PMDB com ministro de tudo, caminhar de mãos dadas com Rosalba.

 

EM TEMPO

Ontem, durante visita a Mossoró para participar de um evento na área de educação, a deputada federal do PT, Fátima Bezerra, se apressou em declarar que, apesar dos afagos de Rosalba a Dilma, está completamente descartada qualquer aliança do PT estadual com o DEM em torno da reeleição de Rosalba. E aproveitou o espaço para renovar críticas contundentes ao governo da Rosa, o qual considerou o pior da história do Rio Grande do Norte.

 

DOIS PALANQUES

Já o petista histórico, amigo pessoal do presidente Lula, jornalista Crispiniano Neto, com o título “Dois Palanques”,  escreveu no seu blog ontem a seguinte nota: “Caso o PMDB potiguar insista em se manter ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, ainda que com ela votando na presidenta Dilma, não vejo no horizonte perspectiva alguma de ser formado um único palanque com a governadora demista sendo votada por todos para a reeleição. Este é um movimento de Henrique Alves, tentando viabilizar seu projeto senatorial”.

 

E ACRESCENTA

 “Os outros partidos da base aliada não estão participando desta articulação nem me parece que estejam interessados nela. Como o PMDB está construindo essa trajetória, sinto que o PT vai aprofundar os contatos com o PSB de Wilma e Sandra Rosado, com o PDT de Carlos Eduardo e Maurício de Parnamirim, com o PSD de Robinson Faria e com o PCdoB. Algumas siglas menores comporão também neste time, formando uma frente com amplas condições de disputa. Dilma ficará com dois palanques como ficou na eleição passada, com Iberê e Carlos Eduardo”.

 

ROSALBISTA EM ALTA

Já em outra ponta, outro tititi se realça através da confirmação do rosalbista de carteirinha e atual presidente nacional do PTB, Benito Gama, para ocupar a vice-presidência para assuntos de governo no Banco do Brasil, cargo que estava vago desde que César Borges assumiu o Ministério dos Transportes. Benito foi indicação do PTB, mas para o Estado esse ato tem forte sotaque político, até porque Benito teve uma passagem meio tumultuada pelo Estado, tendo sido inclusive alvo de muitas críticas petistas.

 

PALANQUE

O que não dá para imaginar mesmo é o deputado Fernando Mineiro pedindo votos para Rosalba e enaltecendo o governo da Rosa. Mesmo que o PT nacional cumpra seu estilo de descer a chibata de cima para baixo. É osso.

 

FONTE: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.