segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CIDADES DO ESTADO: Bacia Leiteira fortalece economia em Apodi

Indústria de laticínios em Apodi conta com modernos equipamentos

Criada em 2007, a Indústria de Laticínios de Apodi tem fortalecido a pecuária leiteira do município e região. Diariamente são beneficiados aproximadamente 15 mil litros de leite, sendo 700 de cabra e 14.300 de vaca.

Para a produção é mantido um cadastro de 300 produtores rurais que fornecem o leite para ser beneficiado em sua unidade industrial no bairro Peque, em Apodi.

Todo o leite beneficiado pela indústria  é comercializado junto ao Governo do Estado, via Programa do Leite, que chega às famílias carentes de Mossoró, Apodi, Areia Branca, Caraúbas, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Felipe Guerra, Itaú e vários outros municípios do médio Oeste.

Segundo o empresário Dalton Barbosa Cunha Filho, o leite faz parte do desenvolvimento econômico e social de Apodi e região. "Incentivar a produção e, principalmente, o consumo deste alimento tão nutritivo, tem sido compromisso do Governo do Estado", destacou Dalton Filho.

Ainda de acordo com Dalton Filho, a Chapada e Vale do Apodi tem tido presença forte na produção de leite do Rio Grande do Norte e o setor pode evoluir ainda mais. "Apodi hoje conta com uma das maiores bacias leiteiras do território potiguar", disse o empresário.

Dados da Embrapa Gado de Leite mostram que o Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo e cresce a uma taxa anual de 4%, superior a de todos os países que ocupam os primeiros lugares.

O Brasil responde por 66% do volume total de leite produzido nos países que compõem o Mercosul. 

Pelo faturamento de alguns produtos da indústria brasileira de alimentos na última década, pode-se avaliar a importância relativa do produto lácteo no contexto do agronegócio nacional, registrando 248% de aumento contra 78% de todos os segmentos.

O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais como café beneficiado e arroz.

O Agronegócio do leite e seus derivados desempenha um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. Para cada real de aumento na produção no sistema agroindustrial do leite, há um crescimento de, aproximadamente, cinco reais no aumento do Produto Interno Bruto (PIB), o que coloca o agronegócio do leite à frente de setores importantes como o da siderurgia e o da indústria têxtil.

Acrescentando-se a importância nutritiva do leite como alimento, estaremos diante de um dos produtos mais importantes da agropecuária brasileira. O leite é rico em uma grande quantidade de nutrientes essenciais ao crescimento e à manutenção de uma vida saudável.

Além disso, a indústria de laticínios tem potencializado o valor nutritivo do produto. Existe no mercado uma série de bebidas lácteas enriquecidas com vitaminas, minerais e ômegas, assim como leites especiais para as pessoas que não conseguem digerir a lactose.

Para Dalton Filho, a produção de leite tem perspectiva de continuar a crescer nos próximos anos. O mercado potiguar tem um potencial, como poucos. "O agronegócio do leite ocupa posição de destaque na economia, sendo grandes as expectativas, nesta década, de continuarmos o crescimento da produção e da produtividade, com índices maiores do que aqueles que têm sido alcançados em anos recentes", comentou o empresário.

Um dos pontos que trouxeram melhorias, foi a chuva nos últimos meses na região. Criadores de gado ficaram animados com o pasto e a produção foi retomada com sucesso.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.