quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ESTADO: Caern orienta consumidor sobre pagamento de conta em duplicidade

Pagar mais de uma vez a mesma fatura não é uma situação incomum. Todo mês, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) registra diversas situações que envolvem o pagamento em duplicidade, com os motivos mais variados: familiares que pagam a mesma conta por não terem se comunicado, a pressa na hora de digitar o mês de pagamento no caixa eletrônico, imóveis fechados que não são acompanhados corretamente pelas imobiliárias, ou mesmo esquecimento do cliente de que já havia quitado a dívida.
Quando o cliente paga uma conta que já havia sido quitada, pensando que está pagando a do mês, acaba por deixar esta em aberto. “Uma pergunta comum é porque o ressarcimento ao cliente não é feito automaticamente. A resposta é simples: nem sempre o pagamento é feito pelo titular. Há casos de, por exemplo, o vizinho receber a fatura e pagar achando que é a do seu próprio imóvel”, comenta o coordenador comercial de arrecadação da Caern, João Gabriel Assunção.
O procedimento, quando um terceiro pagou a conta do titular equivocadamente, é comprovar o pagamento duplicado, para obter o direito de ressarcimento. Sempre que o cliente detectar que pagou em duplicidade, deve procurar um escritório da Caern ou uma Central do Cidadão para registrar o ocorrido e haver a devolução. Para isso, é importante levar as faturas pagas em duplicidade, como forma de comprovar a quitação do débito.
Um levantamento feito pela Coordenação de Arrecadação e Faturamento mostra que a grande maioria das contas na situação de pagamento em duplicidade são inferiores ao valor de R$ 100. Recentemente a Caern realizou um treinamento para capacitar aproximadamente 200 colaboradores que atuam na área comercial da Caern nas regionais de Natal e do interior do Estado, especificamente no atendimento ao consumidor, e este foi um dos tópicos abordados, contribuindo para melhoria do serviço de orientação e devolução do crédito em casos de pagamento em duplicidade.
ORIENTAÇÃO
Existem maneiras de evitar incorrer no erro de pagar a mesma conta. Uma delas é anexar o comprovante de pagamento à mesma ou optar pelo débito automático em conta. Outra dica é ter em casa pastas diferenciadas para arquivamento de contas pagas e outra para contas não pagas. Para evitar esse transtorno, é importante ficar atento aos avisos emitidos nas contas de água.
A leitura e impressão simultânea da conta adotada pela Companhia têm um tipo de papel diferenciado, com o objetivo de auxiliar o consumidor a diferenciá-la. “Além disto, quando há conta em aberto, o sistema emite uma mensagem indicativa na conta”, ressalta João Gabriel. Se ao constatar aviso de débito o pagamento já houver sido regularizado, o cliente deve apresentar os pagamentos para averiguar o que ocorreu, nos referidos locais de atendimento.
Fonte: Jornal de Fato

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