sexta-feira, 14 de junho de 2013

ESTADO: Deputada Fátima Bezerra (PT) na mobilização pede fim do voto secreto


A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) participou, nesta quarta-feira, 12/06, na Câmara dos Deputados, do ato público que pediu o fim do voto secreto no Parlamento, organizado pela Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto.

 

Segundo a deputada, que defende essa tese desde quando foi deputada estadual, essa é uma luta antiga. “É lamentável que no tempo de hoje, em que a sociedade pede transparência e participação, o Parlamento se posicione de forma contrária. Voto secreto não combina com liberdade, cidadania e democracia. O povo tem o direito de saber como vota seus representantes. Esperamos que até o final desse semestre a PEC que trata do fim do voto secreto, seja votada”, afirmou a deputada, uma das coordenadoras da Frente.

 

Atualmente tramitam na Câmara dos Deputados duas Propostas de Emenda a Constituição: a PEC 349/01, que institui o voto aberto em todas as votações do parlamento – já votada em primeiro turno, em 2006, e que ainda precisa ir ao Senado –, e a PEC 196/12, que determina voto aberto somente nos processos de cassação de mandato – já votada no Senado e que precisa ser votada em dois turnos na Câmara.

 

Fonte: Blog Marcos Imperial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.