segunda-feira, 10 de junho de 2013

Alto do Rodrigues terá uma das maiores usinas de energia solar do Brasil


Blog Retrato do Oeste

CERNE Press

O CERNE recebeu hoje a visita do presidente da SunEdison no Brasil, Luis Fernandez Pita. Com mais de 20 escritórios em todo o mundo, a SunEdison é líder global de energia solar e subsidiária da MEMC Electronic Materials, Inc. Atualmente, gerencia mais de 550 sistemas fotovoltaicos e fornece 989 MW de energia solar interligada ao redor do mundo. Em março deste ano, a SunEdison assinou um acordo com a Petrobras para construir e operar uma das maiores usinas fotovoltaicas do Brasil.

“Somos uma empresa com muita estrutura, tanto técnica quanto financeira, e temos foco específico em energia solar. Isso nos faz diferentes neste novo mercado que é o Brasil, no qual muitos estão lutando para viabilizar projetos e consolidar esta fonte de energia fantástica cujo potencial aqui é enorme”, garantiu Pita.

“Fico muito feliz com esta visita e em acompanhar o progresso deste empreendimento, por ter contribuído para esta conquista do RN durante gestão à frente da então Secretaria de Estado de Energia do Estado”, saudou o diretor-geral do CERNE, Jean-Paul Prates. A usina solar foi objeto de um Termo de Compromisso assinado em 2009 entre o Governo do Estado e a Petrobras por ocasião da inauguração da Refinaria Clara Camarão.

A usina fotovoltaica da Petrobras terá capacidade instalada de 1,1 MW e será construída em no município de Alto do Rodrigues (RN), em terreno adjacente à Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira (Termoaçu S.A., cujo acionista majoritário é a Petrobras). A energia gerada será destinada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A expectativa é de que esta usina gere 1,65 GWh por ano, evitando a emissão de 380 toneladas de carbono (base: geração a gás natural).

Aproximadamente, 50 pessoas trabalharão na construção da usina, cujo início das operações está previsto para o final deste ano. A usina será construída com tecnologia da SunEdison. Os 3.672 módulos solares fotovoltaicos multi-cristalinos Silvantis de 290 watts serão instalados com orientadores solares A90 projetados pela SunEdison.

Sobre a SunEdison

A SunEdison é líder global no fornecimento de energia solar. A empresa desenvolve, financia, instala e opera usinas de energia utilizando tecnologias fotovoltaicas testadas e comprovadas, prestando serviços de energia solar para clientes comerciais, governamentais e concessionários de serviços públicos. A SunEdison atua na América Latina desde 2010, com escritórios no Chile, Brasil e México.

Sobre a MEMC

MEMC é líder global na manufatura e comercialização de wafers, e produtos intermediários relacionados a indústria solar, e de semicondutores. A empresa foi pioneira no projeto e desenvolvimento de tecnologias de wafer durante 50 anos. É o maior fornecedor de serviços de energia solar da América do Norte.

Sobre o CERNE

O CERNE – Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia – é um “think tank” voltado para a concepção, discussão e implementação de estratégias públicas e privadas relativas ao aproveitamento sustentável dos recursos naturais e energéticos do Rio Grande do Norte e vizinhanças do Nordeste Setentrional do Brasil. O CERNE é sustentado por grupos empresariais nacionais e internacionais, diretamente ou por meio de suas subsidiárias regionais.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.