sexta-feira, 7 de junho de 2013

ASSU: Crianças e idosos sofrem com viroses e infecções


Pacientes aguardam para receber atendimento médico em Assu

A ocorrência de chuvas nas últimas semanas tem provocado uma alta incidência de viroses e infecções respiratórias que atingem, em sua maioria, crianças e idosos por ter organismos mais delicados e susceptíveis ao quadro. O aumento dessas doenças ocorre principalmente devido às chuvas repentinas, que, mesmo pouco frequentes, já provocam uma mudança de temperatura e levam muitos pacientes aos hospitais.

No Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, localizado no município de Assu, o diretor-geral Wallace Stoessel afirma que 80% dos atendimentos envolvendo crianças e idosos estão relacionados a sintomas de viroses, como febre, tosse e diarreia. Conforme levantamento na unidade, durante o mês de maio foram realizados 5.507 atendimentos no hospital, dos quais a grande maioria foi de quadro de viroses e infecções respiratórias. O Hospital Regional tem uma média de 180 a 200 atendimentos diários.

“A ocorrência dessas viroses já é comum no período chuvoso e como neste ano ocorreu um pouco mais tarde, então o quadro de atendimento ainda é intenso e muita gente ainda está sofrendo com os sintomas. Quando começa a chover nós do hospital já ficamos em alerta. Geralmente no mês de junho a quantidade diminui, mas como este ano está sendo diferente então ainda recebemos muitos pacientes com essas viroses e infecções respiratórias”, destaca o diretor.

O Hospital Regional de Assu também é responsável pelo atendimento de outras 12 cidades e nas últimas semanas tem sido comum a procura de atendimento por parte de pessoas que moram na zona rural e também municípios vizinhos, já que a unidade é a mais bem equipada da região.

No caso da virose, os pacientes procuram a unidade hospitalar com um quadro de náuseas, dor abdominal, vômito e febre. Também é bastante comum a perda do apetite e a recomendação médica é que se reforce a ingestão de líquidos, que deve ser consumido de forma fracionada. Quando não há desidratação, os médicos recomendam a ingestão do soro caseiro. Em casos mais graves, é necessária a hidratação venosa.

A higiene pessoal é a principal forma de prevenção. Lavar as mãos, manter os alimentos longe de insetos e cuidar do lixo estão entre as recomendações que devem ser seguidas à risca.

 SÃO JOÃO

O diretor do hospital regional, Wallace Stoessel, revela ainda uma grande preocupação com a chegada do período junino. Segundo ele, em dias de festas as equipes de profissionais trabalham em alerta já que costuma aumentar o número de pacientes com quadro de embriaguez e ainda vítimas de acidente de trânsito. “Em dias de festas o atendimento sempre é atípico, principalmente durante a madrugada quando chegam pacientes embriagados ou acidentados. Nesses dias uma de nossas maiores preocupações é manter ao máximo a regularidade das equipes médicas para atender a demanda. Aproveito para fazer um apelo às pessoas que evitem os exageros e cuidem da saúde para evitar problemas”, destaca.

O Hospital Regional de Assu possui 76 leitos e oferece atendimento em diversas especialidades, trabalhando também como maternidade e dois médicos trabalham por plantão.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.