segunda-feira, 24 de junho de 2013

ESTADO: Estudo aponta o Alto Oeste como uma das regiões mais violentas do Estado do Rio Grande do Norte


Operacoes atendem varias cidades

Matéria publicada na Revista do Laboratório de Estudos da Violência da Unesp/Marília (SP), em sua Edição 11, de maio deste ano, revela que a região do Alto Oeste potiguar é uma das mais violentas do Rio Grande do Norte, onde a criminalidade tem crescido em todos os municípios.


O material publicado é uma pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), através de bolsa Pibic e está pautado no projeto "As geografias da violência e do medo no Alto Oeste potiguar-RN", realizado pelo Grupo Espaço, Ensino e Ciências Humanas, do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Campus de Pau dos Ferros.


O estudo aponta que 36 municípios compõem a área onde nos últimos 10 anos a violência cresceu significativamente, com assaltos assassinato, roubos, furtos e tráfico de drogas. Os dados da criminalidade foram repassados pelo 7º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Pau dos Ferros.


De acordo com a PM, embriaguez e acidentes de trânsito também contribuem para o crescimento da violência na região, porém o fator predominante é a atuação de quadrilhas diversificadas, agindo nos municípios.


O delegado Sandro Regys, titular da Delegacia Regional da Polícia Civil de Patu, no Médio Oeste, diverge um pouco sobre o estudo e aponta que na sua jurisdição a violência tem diminuído significativamente. "Estou há mais de seis meses à frente da DP Regional, que abrange vários municípios, e tenho visto a redução na violência, principalmente em assaltos", destacou.

 

No entanto, o delegado concorda que os homicídios ainda preocupam muito as autoridades policiais, principalmente no tocante às investigações. "Crimes com características de pistolagem ainda são comuns nos municípios do Médio e Alto Oeste. Esse tipo de violência tem desafiado a polícia devido a falta de testemunhas", disse.

"Lei do Silêncio faz com que crimes de pistolagem se tornem impunes", diz delegado

Uma das principais preocupações enfrentada pelas polícias civil e militar nos municípios oestanos é a falta de testemunhas perante os assassinatos de pistolagem, no entender do delegado Sandro Regys. Para ele, o silêncio da população prejudica o trabalho das investigações policiais e deixa os assassinos impunes.


"Nós, policiais e delegados, não temos o dom da adivinhação, então temos que contar com a ajuda da população para elucidarmos os crimes e isso não vem ocorrendo. Para se ter uma ideia, já tivemos casos onde um homem foi morto na calçada de sua casa, na presença dos familiares e estes, na hora de depor, se negaram a fornecer detalhes do crime. É a velha 'lei do silêncio', imperando", concluiu.


No estudo sobre a violência no Médio e Alto Oeste, duas cidades pertencentes à jurisdição do delegado Sandro Regys são apontadas como violentas: Patu e Umarizal.

Violência no Alto Oeste é combatida por operações da Polícia Civil

Mesmo despontando como uma das regiões mais complicadas do RN, o Alto Oeste potiguar tem deixado de ser a "terra sem lei" para dar espaço a uma região onde a violência tem reduzido bastante, de acordo com relatos da Polícia Civil.


Cidades como Pau dos Ferros, citada como violenta, tem dado resposta à sociedade, indicando que a polícia está trabalhando para mudar este quadro. Segundo o delegado Inácio Rodrigues, titular da DP Regional de Pau dos Ferros, recentemente a operação “Elefante Branco”, desencadeada para combater o crime organizado, colocou 40 pessoas na cadeia, pelos mais variados tipos de delitos, principalmente tráfico interestadual de drogas e pistolagem.


"O trabalho que desenvolvemos à frente da operação “Elefante Branco” é uma resposta à sociedade. Essas pessoas que estavam traficando drogas, envolvidas em assassinatos e assaltos, foram retiradas das ruas e estão presas, isto é combater a violência e mudar o cenário da região", destacou o delegado.

“Elefante ranco”


A Delegacia Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros concluiu no dia 31 de maio a operação “Elefante Branco”, que prendeu ao todo 40 acusados de integrarem uma quadrilha interestadual que fornecia drogas do Ceará para o RN. As atividades da operação foram realizadas nos dois estados de forma simultânea. O nome do trabalho investigativo é uma alusão aos presídios e a efetivação de venda, compra e distribuição de drogas dentro das unidades prisionais dos dois estados nordestinos.


Participaram da ação, que cumpriu 33 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão, mais de 20 delegados e 130 agentes. As investigações, que duraram seis meses, foram coordenadas pelo delegado Inácio Rodrigues, em parceria com o delegado Pedro Viana, titular da Denarc (Delegacia de Narcóticos) de Fortaleza.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.