segunda-feira, 24 de junho de 2013

MOSSORÓ: Interdição de Avenida oportunizará prática de ciclismo


Alex Polary é ciclista e fala sobre a iniciativa

Para possibilitar a prática do ciclismo, a Avenida Rio Branco será interditada aos domingos, no horário das 7h às 11h. A iniciativa faz parte de uma reivindicação feita pela Comissão de Ciclistas, como informa o presidente da comissão, Alex Polary.

O projeto foi apresentado por ele em abril, para que fosse realizado um estudo de viabilidade e o projeto foi aprovado.

Polary explica que serão dois circuitos fechados, um voltado para o treinamento dos ciclistas – que vai das proximidades da Avenida Coelho Neto até o trecho cortado pela Lopes Trovão, e outro voltado para o lazer – da Lopes Trovão até o Teatro Dix-huit Rosado. Em determinado ponto, os circuitos se encontrarão, mas não haverá interação entre eles, pois esse ponto será delimitado por cones.

A previsão é de que as interdições sejam iniciadas na primeira semana de julho, mas a data ainda não está certa, tendo em vista que, durante o Mossoró Cidade Junina, a rotina dos agentes de trânsito tem sido intensa e, ao término do evento, eles terão uma semana mais ‘leve’.

Polary comenta que essa é uma tendência nacional, que estipula ciclofaixas de lazer, criadas a partir da interdição total ou parcial das vias. A iniciativa não reflete apenas como apoio ao esporte, mas a qualidade de vida e ao lazer.

O fluxo de veículos no trecho interditado para o treinamento de ciclistas também deve ser interrompido nos dias de terça e quinta, em horário a ser definido.

Alex Polary estima que haja cerca de três mil pessoas na prática diária do ciclismo em Mossoró.

Ele acredita que deve haver uma campanha para que os ciclistas entendam seus direitos e deveres e menciona que os condutores de veículos automotores precisam entender que, segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o ciclista tem os mesmos direitos que os demais condutores. 

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ VISTO E PODE SER APROVADO PELO REDATOR DESTE BLOG.